Mestrados

No ensino politécnico, os cursos de mestrado devem assegurar, predominantemente, a aquisição de uma especialização de natureza profissional. Têm entre 90 a 120 créditos ECTS e uma duração normal de 3 a 4 semestres.

Os cursos de mestrado integram:

  • Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde um mínimo de 50% do total dos créditos do ciclo de estudos.
  • Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde um mínimo de 30 créditos.

O grau de mestre é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do curso de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio, tenham obtido o número de créditos fixado.

 

Poderá obter mais informações sobre a oferta formativa de cursos de mestrado nas respetivas Escolas:
Escola Superior de Design    •    Escola Superior Gestão    •    Escola Superior de Hotelaria e Turismo    •    Escola Superior de Tecnologia

 

Acesso e ingresso aos cursos de mestrado do IPCA 


Podem candidatar-se aos cursos de mestrado do IPCA:

         a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
         b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
         c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
         d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

 

Podem, ainda, ser definidas outras condições específicas de ingresso que serão fixadas no edital de abertura do concurso.

 

Outras informações 


Edital do concurso de acesso e readmissão aos cursos de mestrado – 2019/20

Edital do concurso de acesso e readmissão aos cursos de mestrado da Associação de Politécnicos do Norte (APNOR) – 2019/20

Despacho de propinas ano letivo 2019/20