CTeSP

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são cursos superiores, não conferentes de grau, oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior Politécnico. Têm a duração de quatro semestres curriculares de trabalho, sendo o último realizado em contexto de trabalho, através de um estágio. Cada curso é constituído por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica e formação técnica e a formação em contexto de trabalho, totalizando 120 ECTS.

Aos diplomados dos CTeSP é conferido o diploma de técnico superior profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Os estudantes com esta habilitação, podem prosseguir estudos, podendo aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado através de um concurso especial próprio a si destinado.

 

Consultar a oferta formativa de cursos técnicos superiores profissionais do IPCA   aqui⇑

 

Quem pode candidatar-se a um CTESP?


Podem candidatar-se a um CTESP do IPCA:

  • ­Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos da legislação em vigor;
  • Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Nota 1: Os estudantes que concluam os cursos de formação profissional de nível secundário ou equivalente nas escolas e noutras entidades em rede com uma IES politécnico têm prioridade na ocupação de até 50 % das vagas que sejam fixadas nos CTeSP por esta ministrados e para os quais reúnam as condições de ingresso.
Nota 2: Os estudantes com deficiência têm direito à ocupação de um mínimo de duas vagas, até 4% das vagas que sejam fixadas para acesso aos cursos técnicos superiores profissionais, e para os quais reúnam as condições de ingresso.

 

Podem, ainda, candidatar-se a um CTESP do IPCA, os estudantes internacionais, que cumpram os requisitos previstos no Decreto-Lei n.º 62/2018 de 6 de agosto, e que sejam:

  • ­Titulares de uma qualificação que dê acesso ao ensino superior, entendida como qualquer diploma ou certificado emitido por uma autoridade competente que ateste a aprovação num programa de ensino e que lhes confira o direito de se candidatar e poder ingressar no ensino superior no país em que foi conferido;
  • Titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.
O acesso aos CTESP para estudantes internacionais é realizado através de concurso próprio, que decorre, habitualmente, a partir do mês de fevereiro.

 

Como e quando apresentar a candidatura?


As candidaturas são efetuadas online no portal de candidaturas do IPCA e as condições de acesso e ingresso, os prazos e regras de candidatura, seriação e colocação dos candidatos são fixadas em edital próprio.

Edital de abertura do concurso de acesso e ingresso nos CTeSP – Ano letivo 2020/21
Edital de abertura do concurso de estudante internacional para acesso e ingresso nos CTeSP – Ano letivo 2021/22