Dissertação/Projeto/Estágio

Nos termos da legislação vigente no âmbito do ensino superior, os Mestrandos adotam para o trabalho final, que conduzirá à obtenção do grau de Mestre, uma das seguintes modalidades:

Dissertação – Trata-se de um trabalho de investigação, original e inovador de natureza científica, que evidencie competências metodológicas preconizadas no âmbito do curso de mestrado. Pode ter uma natureza mais teórica ou mais empírica e será uma alternativa adequada para quem vise prosseguir estudos no 3.º ciclo (Doutoramento), ou ingresso em instituições que valorizem a aquisição de competências acrescidas de métodos e instrumentos de investigação.
Projeto – Trata-se de um trabalho de natureza primordialmente aplicada ao ramo específico do respetivo curso de mestrado, selecionado pelo/a mestrando/a, desde que seja considerado relevante pela Comissão Diretiva do Mestrado. Poderá centrar-se na análise de uma necessidade/problema, em que será valorizada a dimensão conceptual e teórico-metodológica, análise/diagnóstico de situação, formulação de resposta/intervenção e conclusões desenvolvidas a partir da análise realizada. Deve ainda promover o estudo de problemas novos e a aplicação de métodos e instrumentos de resolução.
Estágio – Entende-se por estágio de natureza profissional, o trabalho final em ambiente empresarial, visando a aplicação de conhecimentos e competências desenvolvidas para a resolução de problemas empresariais, introduzindo significativo valor acrescentado na resolução do problema existente. Durante a realização do estágio deverão ser efetuadas reuniões de acompanhamento entre as partes envolvidas. O estágio, de natureza profissional, será objeto de relatório final.

 

O trabalho final relativo à Dissertação/Projeto/Estágio é de natureza individual e deve ser elaborado de acordo com as regras apresentadas nos anexo I e II do Regulamento de Mestrado do IPCA, de acordo com o aplicável, com as alterações introduzidas pelo Despacho (PR) N.º 119/2018.