Campus e Polos

Localizado na zona oeste da cidade de Barcelos, mais precisamente na União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescaínha (São Martinho), encontra-se o Campus do IPCA, um campus aberto à comunidade, com uma área total de 96.514,7m².

Desde a inauguração do primeiro edifício em setembro de 2008, o património edificado do Campus cresceu, em resposta ao crescimento da instituição. Contudo, o crescimento foi realizado de forma sustentável, respeitando o ambiente envolvente e garantindo as melhores condições para toda a comunidade académica.

O IPCA tem investido não apenas na construção de novos edifícios no Campus, mas também na criação de uma rede de acessibilidades e percursos destinados a promover a utilização de transportes suaves. A ciclovia, que tem cerca de 800 metros e circunda o Campus, tem início junto à ponte pedonal que liga o Campus à cidade de Barcelos. Além disso, há  um acesso pedonal de aproximadamente 200 metros de extensão, que assegura as condições de segurança e conforto para os peões.

A fim de promover a circulação sustentável, o Campus do IPCA dispõe de 3 zonas para o estacionamento de bicicletas, com capacidade para 96 estacionamentos, uma das quais é uma estrutura fechada com 6 postos de carregamento de baterias e uma oficina self-service.

Além de promover o bem-estar e convívio da comunidade académica, o Campus do IPCA também valoriza a preservação do meio ambiente, contribuindo com os seus extensos espaços verdes. Esses espaços proporcionam um ambiente mais  agradável e saudável para a comunidade académica do Campus e integram as esplanadas e as mesas e bancos de pedra, sendo estes alguns exemplos dessas áreas de convívio, que permitem o contato com a natureza e a realização de atividades ao ar livre.

Polo de Braga

O Polo de Braga está instalado, desde outubro de 2014, na freguesia de São José de S. Lázaro, concelho de Braga.

Com a criação da Escola Técnica Superior Profissional, em julho de 2019, o edifício passou a ser a sede desta nova unidade orgânica. Neste edifício são essencialmente lecionados Cursos Técnicos Superiores Profissionais, bem como, em regime pós-laboral, cursos de curta duração de outras Escola do IPCA.

São garantidas, nestas instalações, todas as valências existentes no Campus do IPCA em Barcelos, como sejam o serviço de refeições, com a criação de um espaço de refeições onde funciona a cantina e o bar, uma biblioteca, salas de estudos, entre outros.

Polo de Guimarães

O IPCA abriu no ano letivo 2015/2016 um novo polo em Guimarães, em instalações cedidas pela Câmara de Guimarães, sitas no Avepark, nas Caldas das Taipas, cumprindo assim o desígnio de estender a sua ação ao Vale do Ave, vinte anos após a sua criação.

Estas instalações ocupam três edifícios que foram objeto de uma intervenção de forma a adequá-los à lecionação dos cursos técnicos superiores profissionais e ao funcionamento dos serviços.

Um dos edifícios onde decorrem as atividades letivas dispõe de oito salas de aulas devidamente mobiladas e equipadas, estando uma das salas equipadas com computador de última geração.

Em 2022 foi possível transferir a atividade letiva realizada no espaço ocupado pelas oficinas/laboratório de design de moda e design do calçado para o R/C do edifício pedagógico, ao abrigo de uma adenda ao protocolo de cedência de espaço celebrado entre o IPCA e o Município de Guimarães, em outubro de 2015.

Os serviços administrativos, biblioteca, sala de estudo/convívio e gabinetes de docentes encontram a funcionar no outro edifício que dista do edifício pedagógico cerca de 20 metros.

Polo de Famalicão

A partir de setembro de 2019, o IPCA passou a contar com o Polo de Famalicão, instalado no CIIES – Centro e Inovação, Investigação e Ensino Superior, localizado nas antigas instalações da escola Cooperativa Didáxis em S.Cosme, juntamente com outras entidades.

À semelhança dos Polos de Braga e de Guimarães, no Polo de Famalicão são lecionados Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Polo de Esposende

Em novembro de 2021, o Polo de Esposende entrou em funcionamento, em instalações provisórias que a Câmara de Esposende adaptou numa zona industrial, junto à Estrada Nacional (EN) 103-1.

Também neste Polo são lecionados Cursos Técnicos Superiores Profissionais, neste caso, nas áreas Turismo Natureza e Aventura, Inovação em Artes Culinárias, decorrendo ainda aulas práticas da Licenciatura em Gestão Hoteleira, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, que entrou em funcionamento no ano letivo 2022/2023.

Polo de Vila Verde

O ano de 2022 foi ainda marcado pela entrada em funcionamento do Polo do IPCA em Vila Verde, polo esse que funciona  nas antigas instalações do IEMinho – Instituto Empresarial do Minho, localizada na rua do Conhecimento nº10, sitas na freguesia de Soutelo, Vila Verde, cedidas pelo Município de Vila Verde,

À semelhança dos Polos de Braga, de Guimarães, de Vila Nova de Famalicão e de Esposende são lecionados neste polo, Cursos Técnicos Superiores Profissionais.