Sustentabilidade

Jardim Campus do IPCA

O IPCA assume a sustentabilidade enquanto fator-chave da estratégia e da prática diária da instituição, com o compromisso da gestão dos seus impactos, não apenas no âmbito das infraestruturas e espaços físicos, mas no envolvimento de todos os membros da comunidade académica e integrando as preocupações com o desenvolvimento sustentável de forma transversal da sua atuação.

No IPCA reconhecemos a nossa responsabilidade institucional na promoção da sustentabilidade, de forma holística e integrada, em alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

A sustentabilidade ambiental, económica e social é claramente assumida no Plano Estratégico 2022-2025, nomeadamente ao nível dos eixos e objetivos estratégicos. Consciente do papel que assume na sociedade e do seu impacto para as gerações futuras, o IPCA tem no seu Plano Estratégico um alicerce imprescindível no que respeita ao compromisso para a concretização dos ODS, integrando a sustentabilidade em todas as suas principais atribuições: educação, investigação, campus e relações com a comunidade.


Educação

Science technology concept. Laboratory. Examination. Research.

O IPCA assume como prioritário que as experiências de aprendizagem se encontrem alinhadas com os desafios societais preconizados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Ou seja, o foco não é apenas formar profissionais para o mercado de trabalho, mas também formar melhores cidadãos socialmente responsáveis, que contribuam para uma sociedade mais justa e sustentável.

No IPCA há ofertas formativas que estão diretamente ligadas aos temas da sustentabilidade, porém, o tópico da sustentabilidade, nas suas diferentes dimensões (ambiental, social e económica), quer-se presente de forma transversal nas nossas formações.

Está em desenvolvimento um programa que visa o mapeamento dos cursos e respetivos conteúdos de acordo com a sua contribuição para os ODS. Através deste conhecimento, será possível ajustar a formação de modo a garantir uma educação à altura dos desafios presentes e futuros e que fomente a contribuição dos estudantes para a resolução de problemas reais e para o bem comum.


Investigação

Science technology concept Laboratory. Examination. Research.

A investigação desenvolvida no IPCA está direcionada para a resposta aos grandes desafios globais em áreas como a saúde, o bem-estar ou as energias renováveis. Os projetos de investigação procuram a criação de novos conhecimentos e práticas que impulsionam o desenvolvimento sustentável, com garantia de que a valiosa visão produzida é divulgada aos públicos que dela necessitam, atingindo a relevância social da investigação.


Campus Responsável

Foto de animais no campus do IPCA

Os recursos naturais devem ser utilizados, conservados e geridos pela comunidade, de modo equilibrado e sustentável no tempo. Há, por isso, que adotar no dia-a-dia medidas que reduzam os impactos negativos das nossas ações no ar, na água e no solo e com isso contribuir para preservar a biodiversidade e defender a qualidade do ambiente.

O IPCA está empenhado em liderar através do exemplo, atuando e influenciando a sua comunidade académica, os seus parceiros, fornecedores, a comunidade externa e outros stakeholders, através da adoção de medidas e das melhores práticas para a preservação e melhoria da qualidade do ambiente e de gestão sustentável dos recursos naturais, a fim de assegurar um desenvolvimento sustentável.

O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos para o Campus Responsável tem sido no sentido da adoção de práticas sustentáveis na mitigação dos impactos negativos no ambiente e na sensibilização da comunidade académica para alteração de comportamentos.


Cooperação/parcerias

A Agenda 2030 das Nações Unidas reconhece que os ODS apenas poderão ser alcançados através de parcerias e da cooperação global. O IPCA estabelece e intensifica sinergias através do estabelecimento de parcerias e de participação em redes colaborativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Logos de Parcerias do IPCA no âmbito da sustentabilidade

– Rede Portuguesa das Universidades Promotoras de Saúde

Os acordos de cooperação com outras instituições de ensino e entidades nacionais e estrangeiras contribuem para a melhoria do ensino ministrado, a investigação realizada e reforçam parcerias que potenciam o desenvolvimento sustentável. É com estas premissas que o IPCA tem fomentado a integração de redes e o trabalho em parceria com entidades de âmbito local e nacional.

ODS em Destaque