Mestrados Profissionais
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Cibersegurança Aplicada (NOVO)
Pós Laboral (das 18h às 22h) em dias a definir
O Mestrado Profissionalizante em Cibersegurança Aplicada, visa a aquisição das seguintes competências: Identificar o papel da jurisprudência e da doutrina na disciplina do direito da cibersegurança com ética; Resolver problemas que envolvem questões legais de cibersegurança; Desenvolver políticas de segurança, programas, e guias de implementação, de acordo com normas reconhecidas; Delinear uma estratégia para a Cibersegurança, realçando a visão, a missão e os objetivos, e garantindo o alinhamento com o plano estratégico da organização; Monitorizar e avaliar a eficiência dos controlos de Cibersegurança adotados por uma organização, com o objetivo de garantir que estes proporcionam o nível de segurança desejado; Instalar e utilizar máquinas virtuais para executar vários sistemas; Compreender o funcionamento dos sistemas operativos e saber aplicar técnicas de administração de sistemas para melhorar a sua segurança; Identificar bons princípios de segurança a ter com passwords e o que se pode fazer para as melhorar; Aplicar técnicas de segurança em dispositivos móveis; Utilizar aplicações para prevenir intrusões nos sistemas, e verificar a sua integridade; Conseguir efetuar auditorias e relatórios de elevada complexidade sobre os mais variados sistemas de informação; Conseguir efetuar análises e definição de algoritmos que permitam às técnicas de AI potenciar resultados de elevada complexidade na cibersegurança; Conseguir efetuar ataques, invasões e explorações de vulnerabilidades em sistemas de informação como meio de antecipação desses mesmos ataques; Entender a utilização e a operação de uma variedade de mecanismos de controle de acesso e autenticação; Analisar, modificar, selecionar e implementar os algoritmos de criptografia necessários em cenários reais; Aplicar técnicas de criptoanálise; Analisar arquiteturas de redes de computadores e aplicar técnicas de segurança para melhorar a sua segurança; Compreender a importância do uso de boas práticas de desenvolvimento e arquitetura de software, para a construção de aplicações seguras; Realizar uma auditoria aos sistemas informáticos com a identificação de pontos não conformes em termos de segurança.
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Gestão Digital para Serviços Públicos (NOVO)
Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir
O Mestrado profissional em Gestão Digital para Serviços Públicos visa responder à necessidade de aumento das qualificações dos ativos do setor público, numa área determinante para a concretização da Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. Pretende a especialização de conhecimentos necessários ao exercício adequado da operacionalização dos processos de mudança em serviços públicos; capacitar para o domínio de um conjunto de tecnologias fundamentais ao desenvolvimento da gestão digital dos serviços públicos; contribuir para a referida; e criar uma comunidade de conhecimento e prática em processos de transformação digital dos serviços público no território onde a Escola Superior de Gestão/ IPCA opera. Este mestrado pretende, assim, assegurar a obtenção pelo aluno de uma especialização de natureza profissional na área da gestão digital numa perspetiva de aprendizagem multidisciplinar e ao longo da vida. -
Gestão Fiscal
Horário pós-laboral em dias a definir
O curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão Fiscal, assumindo a natureza de um curso de 2º ciclo de vertente profissionalizante e destinando-se a licenciados com, no mínimo, 5 anos de experiência profissional na área da Fiscalidade ou áreas afins (Contabilidade/Auditoria/Direito Fiscal/Gestão), procura reforçar as qualificações da população ativa da região de intervenção da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) num domínio particularmente importante para o tecido empresarial e com grande procura de formação superior avançada. O conceito de Gestão Fiscal está associado à atividade que permite a análise crítica e comparativa dos diferentes enquadramentos, regimes e opções fiscais e o seu adequado tratamento, com vista a identificar, de entre as opções disponíveis, as legalmente mais adequadas aos casos concretos com que as empresas e organizações se deparam, quer no âmbito das suas relações internas, quer, também, internacionais.
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Gestão das Operações
Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir
Este mestrado tem como principais objetivos: conhecer e aprender a gerir processos, operações e projetos para garantir a eficiência, a eficácia e a interligação entre as áreas funcionais da empresa, conhecer sistemas de organização da produção, incluindo metodologias Lean e seis-sigma e conhecer processos de desenvolvimento e gestão de projetos de produção, e de planeamento, controlo e garantia da qualidade. Destina-se a profissionais, com 5 anos de experiência de trabalho em contexto industrial ou de serviços, no âmbito da gestão de operações e qualidade, gestão de materiais, armazéns, compras, fornecedores, gestão industrial e económica da cadeia de abastecimento.
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Gestão para Executivos
Horário pós-laboral em dias a definir
O Mestrado em Gestão para Executivos tem como objetivo desenvolver competências e consolidar conhecimento nos profissionais que desempenham funções no âmbito da Gestão. Focado na aprendizagem ao longo da vida, o Ciclo de Estudos segue as melhores práticas internacionais, com um regime de ingresso que respeita a orientação profissionalizante. Adota uma visão interdisciplinar e sistémica da Gestão, aliada a uma componente de comportamento organizacional e gestão de pessoas e visa permitir o desenvolvimento dos profissionais, dotando-os de competências técnicas e comportamentais, que lhes permitam planear e gerir ações com vista ao aproveitamento das oportunidades e ultrapassar as ameaças que rodeiam a empresa. A forte componente prática alia o desenvolvimento de competências, a capacidade de resolução de problemas e o conhecimento científico.
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Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir
Conhecer estratégias de planeamento, configuração e gestão da cadeia de abastecimento, bem como métodos e técnicas para otimizar a gestão de redes, transportes e fluxo de materiais, gerir operações logísticas assegurando a sua eficiência, a eficácia e a interligação com as áreas funcionais da empresa são os principais objetivos do Mestrado Profissional em Logística e Cadeira de Abastecimento. O curso destina-se a profissionais, com 5 anos de experiência de trabalho em contexto industrial ou de serviços, no âmbito da gestão de operações e qualidade, gestão de materiais, armazéns, compras, fornecedores, gestão industrial e económica da cadeia de abastecimento.
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Modelação 3D e Fabrico Aditivo
Horário Pós-laboral (das 18h00 às 22h00), em dias a definir
O Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo tem como objetivo complementar a formação adquirida num primeiro ciclo de estudos em diversas áreas de Engenharia ou Design Industrial/Produto, transmitindo aos estudantes competências muito focadas na tecnologia de impressão 3D, que tem vindo a ganhar uma importância e relevância industrial significativas. No curso serão aprofundados conhecimentos de Modelação3D (tridimensional) paramétrica associada ao fenómeno emergente da impressão 3D na prática industrial, nomeadamente os paradigmas do Design para Fabrico Aditivo (DFAM), uma área emergente e com enorme relevo industrial.
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Tecnologias de Apoio à Educação STEAM
Horário pós-laboral (das 18h às 22h) em dias a definir
Este mestrado tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). Tendo como principal público-alvo os professores do ensino básico e secundário, espera-se, deste modo, contribuir para a transição digital na educação, combatendo as fragilidades respeitantes ao domínio das tecnologias digitais e criando condições para a inovação educativa pedagógica, integrando recursos educativos digitais nos processos de ensino e aprendizagem.