Informação Institucional

Foto do logo do IPCA que está no Jardim

O IPCA é uma Instituição de Ensino Superior Pública de natureza fundacional com regime de direito privado, ao abrigo do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. O IPCA é dotado de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.

Missão

Considerando que a missão de uma organização tem relação direta com a sua identidade e com a cultura organizacional, esta encontra-se consagrada nos seus Estatutos: “Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estimular a criação cultural, a investigação e pesquisa aplicadas e fomentar o pensamento reflexivo e humanista. Inserido no espaço europeu de ensino superior, proporcionar áreas de conhecimento para o exercício de atividades profissionais atrativas no plano nacional e internacional, promovendo a mobilidade, a empregabilidade e as relações de reciprocidade com a comunidade”.  

Princípios

O IPCA, na conceção e prática dos mecanismos da sua administração, orienta -se por princípios de democraticidade e participação, tendo em vista:

a) Favorecer a livre expressão da pluralidade de ideias e opiniões;

b) Garantir a liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;

c) Assegurar as condições necessárias para uma atitude crítica e de permanente inovação científica, artística e pedagógica;

d) Estimular o envolvimento de todo o corpo docente, não docente e estudantes nas suas atividades;

e) Promover uma estreita ligação com a comunidade na organização e realização das suas atividades, visando, designadamente, a inserção dos seus diplomados na vida profissional.

Valores

O IPCA assume como fundamentais os seguintes valores:

a) A ética;

b) A excelência;

c) O ensino inclusivo, inovador e flexível;

d) A transferência e valorização do conhecimento;

e) A competitividade e o empreendedorismo.