Ao abrigo do projeto Skills Boost 2025@IPCA, mais concretamente do Programa Impulso Adultos, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o IPCA promove, já a partir de março de 2024, um novo conjunto de Cursos Breves PRR, com o objetivo não só de responder à contínua transformação do mercado de trabalho, mas também de ir ao encontro de novos perfis de estudantes, nomeadamente adultos que trabalham a tempo inteiro, potenciando a sua formação ao longo da vida e a atualização permanente de conhecimentos, aptidões e competências.
Em 2024, o IPCA volta a apostar num conjunto de ofertas formativas gratuitas, em vários domínios, e com um forte enfoque nas competências digitais, sendo que os Cursos Breves PRR a dinamizar no presente ano estão organizados em quatro Programas de Formação: Competências Transversais, Transformação Organizacional da Administração Pública, Empresas e Sector Social. De sublinhar que muitos destes cursos têm vagas destinadas aos Alumni do IPCA.
Estas formações, com a duração de 20 horas de contacto, serão ministradas em regime online ou em regime híbrido, em horário pós-laboral, sendo creditadas de acordo com o Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS
Visa o desenvolvimento de competências transversais às várias áreas de ensino, sendo constituída por ações de formação das áreas de tecnologia, gestão, design e turismo.
ALERTA – Ver cronograma em anexo, há cursos a decorrer em simultâneo – Cronograma_Geral
Gestão de Conflitos (Candidaturas Encerradas)
O conflito é uma realidade constante tanto na esfera pessoal quanto na organizacional. Reconhecer e compreender a sua natureza funcional é crucial para uma gestão adequada. O curso de Gestão de Conflitos é uma jornada educacional projetada para capacitar os formandos a compreender, abordar e resolver conflitos de forma eficaz em uma variedade de contextos pessoais e profissionais.
Este curso pretende capacitar os formandos de estratégias e ferramentas para melhorarem as relações interpessoais, assim como para saberem gerir os conflitos assertivamente, quer em contexto pessoal, quer em contexto profissional.
Neste contexto, este curso tem como objetivo ajudar os participantes a adquirir as competências essenciais lidar com situações de potencial conflito.
Destinatários↓
- Trabalhadores que trabalham em equipas cujas tarefas exigem interdependência e coordenação entre os seus elementos;
- Todos os profissionais que, por inerência das suas funções, pretendam adquirir e/ou reforçar as suas competências na área de gestão de conflitos.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- Conflitos como oportunidades;
- Autoconhecimento sobre estilo de abordagem aos conflitos;
- Conhecer as estratégias mais adequadas de atuação a cada situação de conflito;
- Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.
Modalidade do curso
Híbrido
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
27/03/2024 a 20/04/2024
Colocados
Edital
Cronograma
Cronograma_Gestão de Conflitos
Créditos
2 ECTS
Formador
José Lucas
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Comunicação Profissional (Candidaturas Encerradas)
O Curso de Comunicação Profissional foi projetado para capacitar os participantes a aprimorarem as suas habilidades de comunicação em diversos contextos profissionais. Ao longo do programa, os formandos mergulham em conceitos fundamentais de comunicação verbal e não verbal, técnicas de apresentação eficaz, escrita empresarial, comunicação intercultural e de escuta ativa. Os formandos irão aprender a identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
Neste contexto, este curso tem como objetivo ajudar os participantes a adquirir as competências essenciais para aprender a comunicar com mais eficácia e conseguir ter mais impacto e sucesso no seio do mundo empresarial.
Destinatários↓
- Empresários, gestores, empreendedores e quadros empresariais;
- Todos os profissionais que, por inerência das suas funções, pretendam adquirir e/ou reforçar as suas competências na área da Comunicação.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- Comunicação profissional: uma arma para o sucesso
- Tipos de comunicação (verbal e não verbal; interna e externa)
- Perfil e características de um bom comunicador
- Competências de comunicação: como as adquirir e melhorar
- Comunicar em público com eficácia: quais as melhores táticas
- Conhecer as diferentes ferramentas ao dispor na área da Comunicação
- A importância da Comunicação Integrada
- Como comunicar de forma eficiente, coerente e eficaz
- Comunicação Digital: uma realidade a explorar
- Analisar as diferentes realidades dos alunos e pôr em prática os conhecimentos adquiridos para comunicarem melhor e de forma integrada.
Modalidade do curso
Híbrido
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
27/03/2024 a 20/04/2024
Colocados
Edital
Edital_Comunicação Profissional
Cronograma
Cronograma_Comunicação Profissional
Créditos
2 ECTS
Formadora
Catarina Reis Correia
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Introdução à Programação (Candidaturas Encerradas)
Num mundo cada vez mais digitalizado, onde a nossa qualidade de vida está intrinsecamente ligada aos serviços digitais, as competências de programação são um ativo essencial no mundo profissional.
Este curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma introdução aos conceitos básicos da programação. Por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos serão familiarizados com os fundamentos da programação, bem como com as metodologias e ferramentas de software amplamente utilizadas nos ambientes de trabalho atuais.
Neste contexto, este curso tem como objetivo ajudar os participantes a compreender as bases da algoritmia e aprender a programar com uma das linguagens mais comuns da atualidade, a linguagem C. Este curso foi pensado para todas as pessoas que desejem adquirir uma compreensão sólida das bases da programação (algoritmia) e dar os primeiros passos numa das linguagens mais amplamente utilizadas.
Pretende-se facilitar a compreensão de problemas complexos e auxiliar na criação de soluções eficazes através da programação. Para atingir este propósito, o curso está dividido em: Contextualização, Algoritmia, linguagem C e Informações, Exercícios e Projeto.
Destinatários↓
- Estudantes, professores, formandos e formadores de Programação;
- Profissionais da área tecnológica;
- Autodidatas;
- Outros interessados.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- Fundamentos e conceitos
- Pensamento computacional
- Resolução de problemas
- Variáveis e operadores
- Análise de requisitos
- Prototipagem e implementação
- Do desenho ao desenvolvimento
- Programação imperativa
- Edição de código
- Instruções e estruturas (controlo e dados)
- Vetores
- Funções
- Bibliotecas
- Apontadores
- Manipulação de ficheiros
- Boas práticas
- Ferramentas
Modalidade do curso
Híbrida
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
27/03/2024 a 20/04/2024
Colocados
Edital
Edital_Introdução à Programação
Cronograma
Cronograma_Introdução à Programação
Créditos
2 ECTS
Formador
Tiago Cortê
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Gestão de Projetos (Candidaturas Encerradas)
Este curso pretende dotar os participantes de conhecimentos e competências que permitam ao planeamento, estruturação e desenvolvimento de projetos ao longo das suas diversas fases. A Gestão de Projetos é muito mais do que simplesmente coordenar tarefas é uma skill essencial para qualquer organização ou profissional que procura excelência e crescimento sustentável. A eficácia dos projetos é fortemente influenciada pela competência dos gestores, que devem estar preparados para lidar com fatores tanto internos quanto externos ao projeto. Neste contexto, este curso permitirá aoas formandos saber motivar as pessoas envolvidas, antecipar a possibilidade de ocorrência de incidentes específicos no projeto, comunicar claramente os objetivos e resultados, planear e controlar os custos de maneira apropriada, e garantir o cumprimento dos principais critérios de qualidade (KPI’s).
Constituem objetivos específicos do curso:
- Dotar os formandos de conhecimentos que permitam entender os conceitos na gestão de projetos no contexto da tomada de decisão empresarial.
- Dotar os formandos de conhecimentos que permitam caracterizar e descrever a estrutura de um Projeto e a sua gestão.
- Habilitar os formandos para planear e implementar projetos na ótica da gestão empresarial.
- Dotar os formandos de conhecimentos sobre as principais técnicas e ferramentas utilizadas nas distintas fases do ciclo de vida de um projeto, capacitando-os para a sua aplicação prática.
No final da formação, os formandos deverão ser capazes de identificar a importância da gestão dinâmica e eficiente dos projetos e a sua contribuição para os resultados globais da organização.
Destinatários↓
O curso destina-se a:
- Profissionais de diferentes áreas funcionais, envolvidos ou com potencial de intervenção na gestão, desenvolvimento e implementação de projetos;
- Público em geral com interesse na temática da gestão de projetos.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
1. Introdução à Gestão de Projetos
1.1. Definições, características e importância da Gestão de Projetos
1.2. Papel do gestor de projetos
1.3. Organização e ciclo de vida da Gestão de Projetos
1.4. Áreas de conhecimento e processos da Gestão de Projetos
1.5. Metodologias de gestão de projetos
1.6. Técnicas de Gestão Agile
2. Iniciação do projeto
2.1. Finalidade, objetivos e atividades
2.2. O Termo de Abertura ou Project Charter
3. Planeamento do projeto
3.1. O âmbito do projeto: PBS e WBS
3.2. Identificação do caminho critico
3.3. Gestão de recursos: estimativas e gráfico de Gantt
3.4. Planeamento da Qualidade
3.5. Gestão dos RH e da Comunicação
3.6. Gestão do Risco
4. Execução do projeto
4.1. Gestão da execução do projeto
4.2. Gestão dos Interessados e da Comunicação
5. Monitorização e controlo
5.1. Monitorização e controlo do projeto
5.2. Controlo de custos (EVM) e qualidade
6. Encerramento
6.1. Encerramento das atividades
7. Desenvolvimento de trabalho prático com recurso a diversas ferramentas de suporte à gestão de projetos
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
1ª Edição – 26/03/2024 a 20/04/2024
2ª Edição – 23/04/2024 a 28/05/2024
Colocados
1ªEdição – Ata Seriação_GP_signed
2ª Edição Ata_Seriação_GP_signed
Edital
Cronograma
Cronograma_1ª Edição – Gestão de Projetos
Cronograma_2ª Edição – Gestão de Projetos
Créditos
2 ECTS
Formador
Cláudio Carvalheira
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Introdução ao Empreendedorismo (Candidaturas Encerradas)
O curso de “Introdução ao Empreendedorismo” foi projetado para capacitar os participantes a compreenderem o que é ser empreendedor, como identificar oportunidades de negócio, como utilizar estratégias de inovação e como criar um plano de negócios e roadmapping estratégico associado. Ao longo do programa serão dados vários exemplos reais de empresas que utilizaram as estratégias lecionadas no curso. Os formandos, no final do curso, terão a capacidade de analisar se um negócio é tem potencial, qual o melhor modelo de negócio a utilizar e como criar um plano de negócio.
Destinatários↓
O curso destina-se a todos os profissionais que tenham interesse em desenvolver um potencial negócio ou em compreender melhor o mundo do empreendedorismo.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- O que é o empreendedorismo
- Identificação de Oportunidades de Negócio
- Modelos de Negócio
- Estratégias de Inovação: Trend Driven; User Driven; Design Thinking, Lean Start-up e Lead User Method
- Métodologia Lean Canva de forma aprofundada
- Estratégias de Venda e Propostas de Valor
- Plano de Negócios
- Tipos de Investimento
- Roadmaping Estratégico
- As principais razões pelas quais as start-ups falham e como evitar
- Análise de vários estudos de caso
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
29/04/2024 a 03/06/2024
Colocados
Ata_Seriação_Introdução ao Empreendedorismo
Edital
Edital_Introdução ao Empreendedorismo
Cronograma
Cronograma_Introdução ao Empreendedorismo
Créditos
2 ECTS
Formadora
Ana Mikaela Silva
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Gestão do Tempo e Organização Pessoal (Candidaturas Encerradas)
O presente curso tem como objetivos:
- Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo.
- Planificar tarefas e atividades de trabalho.
- Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais.
- Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica.
- Fazer escolhas conscientes e orientadas para alcançar os resultados pretendidos.
Destinatários↓
O curso destina-se a todos os que necessitem de melhorar a sua organização pessoal e gestão do tempo no sentido de conseguir uma maior eficácia e eficiência no seu dia-a-dia profissional.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- Técnicas individuais de trabalho
- Planeamento de tarefas: para uma gestão eficaz
- Desperdiçadores de tempo: estabelecer objetivos e prioridades
- Estratégias da Gestão de tempo
- Agenda tradicional
- Agenda eletrónica
- Delegação eficaz
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
23/04/2024 a 28/05/2024
Colocados
Ata_Seriação_Gestão do Tempo e Organização Pessoal
Edital
Edital_Gestão do Tempo e Organização Pessoal
Cronograma
Cronograma_Gestão do Tempo e Organização Pessoal
Créditos
2 ECTS
Formadora
Maria Isabel Areias
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Literacia Financeira (Candidaturas Encerradas)
O objetivo deste curso é dotar os formandos de conhecimentos sobre produtos e serviços comercializados pelas instituições financeiras e pelas empresas de seguros de forma a saberem escolher e negociar com conhecimento. O curso tem, ainda, como objetivo fomentar o pensamento crítico sobre a evolução do setor financeiro e segurador e sobre o futuro.
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender a evolução histórica e identificar os vetores da mudança das atividades bancária e seguradora;
- Identificar os diversos tipos de contas, bem como a sua movimentação;
- Saber o que são e tipos de meios de movimentação das contas e como tirar o melhor partido;
- Identificar as melhores soluções de crédito e seguros de forma a tomar decisões mais informadas.
- Perceber a importância da poupança e como a potenciar no tempo.
Destinatários↓
O curso destina-se ao público em geral.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- O enquadramento da atividade bancária
- A conta bancária e os contratos de depósito
- Meios de movimentação das contas
- Operações de crédito
- A concessão de crédito
- Seguros
Modalidade do curso
Híbrida
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
1ª Edição – 29/04/2024 a 19/06/2024
2ª Edição – 16/09/2024 a 28/10/2024
Colocados
Ata_Seriação_Literacia Financeira
Ata_2ªLiteracia Financeira_signed
Edital
Cronograma
Cronograma_Literacia Financeira
Cronograma_2ª Edição Literacia Finaceira
Créditos
2 ECTS
Formadora
Carina Meireles
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Robótica para Não Especialistas (Candidaturas Encerradas)
No final do curso os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer diferentes tipos de robots;
- Utilizar linguagem de programação;
- Usar software de programação offline.
Destinatários↓
O curso destina-se a interessados pela área da Robótica, mas sem formação prévia neste âmbito.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- Robótica industrial
- Robots lineares
- Robots antropomórficos
- Linguagens de programação
- Software de programação offline (software roboDK)
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
24/04/2024 a 05/06/2024
Colocados
Ata_Seriação_Robótica para Não Especialistas
Edital
Edital_Robótica para Não Especialistas
Cronograma
Cronograma_Robótica para Não Especialistas
Créditos
2 ECTS
Formador
João Fernandes
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Introdução ao Design Thinking (Candidaturas Encerradas)
O curso de “Introdução ao Design Thinking” oferece uma visão geral sobre o Design Thinking e aborda desde os conceitos teóricos básicos até o desenvolvimento prático de um projeto (de qualquer área) de ponta a ponta por meio do processo de Design Thinking. Ao longo das aulas, os alunos aprendem todas as etapas de um projeto orientado pelo Design Thinking, além de conhecerem e aplicarem na prática dezenas de ferramentas à medida que o curso avança. Para que o conteúdo fique mais claro e com carácter prático, as aulas ilustram casos reais de empresas que utilizam os princípios do Design Thinking para inovar. Dentre elas estão: Ideo, Ikea, Nike, Boticário, Levis, Airbnb, Proctor e Gamble, entre outras.
Objetivos:
- Compreender todas as etapas do Design Thinking;
- Compreender como utilizar o Design Thinking para a inovar;
- Conseguir solucionar problemas complexos e ter ideias fora da caixa por meio do
processo do Design Thinking; - Saber realizar um projeto prático de ponta a ponta através dos conceitos do Design
Thinking; - Aprender como dezenas de empresas resolveram problemas e criaram soluções
inovadoras através dos princípios do Design Thinking; - Ser capaz de planear o desenvolvimento de projetos centrados no utilizador;
- Usar dezenas de ferramentas que estimulam e orientam o processo de geração de
ideias; - Prototipar e testar ideias de formas simples e rápidas;
- Usar todos os templates oferecidos pelo curso em seus próprios projetos pessoais e/ou
profissionais; - Aplicar na prática os conhecimentos adquiridos à medida que o curso vai avançando.
Destinatários↓
O curso destina-se a estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade em geral interessada em entender como o processo do Design pode ser aplicado para desenvolver ideias inovadoras centradas no utilizador e aplicadas em diferentes áreas.
Não existe nenhum pré-requisito para realizar este curso e os profissionais de todas as áreas podem se inscrever nas aulas.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
Fundamentos do Design Thinking
- O que é o Design Thinking?
- Breve histórico do Design Thinking
- Quais as etapas do Design Thinking?
- Quais os pilares básicos do Design Thinking?
- Apresentação do caso: “carrinho de supermercado” da IDEO
Etapa de compreensão
O que é a etapa de compreensão e o porquê ela é importante?
Quais as técnicas e ferramentas para compreender o mercado e os utilizadores?
Apresentação dos casos: Ikea, Levis Strauss, Kaiser Hospital
Etapa de análise e síntese de dados
- O que é a etapa de análise e síntese de dados e o porquê ela é importante?
- Quais as técnicas e ferramentas para analisar os dados do mercado e dos
- utilizadores?
- Apresentação dos caso: Tesco, McDonalds
Etapa de ideação
- O que é a etapa de ideação e o porquê ela é importante?
- Quais as técnicas e ferramentas para ter ideias fora da caixa e orientadas pelas
- necessidades dos utilizadores)
- Apresentação dos caso: Ikea, Bill and Melinda Gates
Etapa de prototipação
- O que é a etapa de prototipação e o porquê ela é importante?
- Quais as técnicas e ferramentas existentes para prototipar ideias?
- Protótipos de baixa e média fidelidade
- Apresentação dos caso: Programa Mundo SA
Etapa de testes
- O que é a etapa de testes e o porquê ela é importante?
- Quais as melhores práticas para testar ideias?
- Apresentação dos caso: Airbnb, Farmácias Panvel
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
28/05/2024 a 11/07/2024
Colocados
Ata Seriação_Introdução ao Design Thinking
Edital
Edital_INTRODUÇÃO AO DESIGN THINKING_signed
Cronograma
Cronograma_Introdução ao Design Thinking
Créditos
2 ECTS
Formadora
Bruna Ruschel Moreira
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Transformar Ideias em Negócios (Candidaturas Encerradas)
O curso de “Transformar Ideias em Negócios” foi projetado para capacitar os participantes a pensarem nas suas ideias de forma critica, a perceberem o potencial das mesmas e a transformarem a sua ideia num negócio. Ao longo do programa irão ser abordadas várias formas de validar as ideias, modelos de negócio, estratégias de inovação, como oferecer ao utilizador uma experiência WOW e como formular um Pitch envolvente.
É um curso que inclui diversos exemplos de ideias e de negócios reais com sucesso. Os formandos, no final do curso, terão a capacidade de analisar se a sua ideia é interessante, testá-la de forma rápida e criar um negócio.
Destinatários↓
O curso destina-se a todos os profissionais que tenham interesse em desenvolver um potencial negócio, tenham muitas ideias e não sabem como agir ou apenas tenham interesse em transformar a sua vida profissional através da criação de um negócio.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
O que é uma ideia? E um negócio?
Como validar uma ideia e analisar o seu potencial
Brainstorming de ideias e negócios em grupo
Modelos de negócio
Metodologias de Criação de Inovação e de Negócios de forma aprofundada
Design Thinking
User Driven
Lean Start-up
Trend Driven
Experiência de Utilizador e como proporcionar uma experiência WOW
MVP (minimum Viable Product): o que é e como criar
Soft skills incluindo: Comunicação, Marketing, Storytelling liderança
Como vender rápido e testar
Elevator Pitch – Análise de vários estudos de caso
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
28/05/2024 a 27/06/2024
Colocados
Ata Seriação_Transformar Ideias em Negócios
Edital
Edital_TRANSFORMAR IDEIAS EM NEGÓCIOS
Cronograma
Cronograma_Transformar Ideias em Negócios
Créditos
2 ECTS
Formadora
Ana Mikaela Silva
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Introdução à Inteligência Artificial (Candidaturas Encerradas)
O curso de “Introdução à Inteligência Artificial” visa fornecer uma compreensão abrangente da Inteligência Artificial, cobrindo desde seus conceitos básicos até os tipos de problemas encontrados e as várias técnicas utilizadas para sua resolução. Desta forma, o objetivo passa por explorar as diversas aplicações dotadas dessa tecnologia. Ao concluir o curso, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer os principais conceitos e técnicas de Inteligência Artificial aplicados na resolução de problemas computacionais, avaliar as vantagens e desvantagens de cada abordagem e relacioná-las com casos práticos em organizações.
Destinatários↓
O curso destina-se ao público em geral, com interesse na área da IA.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
- História da Inteligência Artificial e sua aplicação nos contextos técnico e social;
- Técnicas de implementação de soluções em Inteligência Artificial;
- Noções básicas de aprendizagem computacional;
- Noções básicas de redes neuronais e visão computacional;
- Noções básicas de aprendizagem por reforço;
- Noções básicas de processamento de linguagem natural.
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
1ª Edição – 28/05/2024 a 09/07/2024
2ª Edição – 17/09/2024 a 29/10/2024
Colocados
Ata Seriação_Introdução à Inteligência Artificial
Ata_2ªIntrodução a Inteligência Artificial_signed
Edital
Edital_INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Cronograma
Cronograma_Introdução à Inteligência Artificial
Cronograma_2ªEdição Introdução à Inteligência Artificial
Créditos
2 ECTS
Formador
Daniel Nogueira
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Transformação Digital no Turismo (Candidaturas Encerradas)
O curso de “Transformação Digital no Turismo” tem como objetivos:
- Compreender os princípios da tecnologia sustentável e a sua aplicação no setor do turismo, incluindo o uso de combustíveis sustentáveis e energia renovável para reduzir o impacto ambiental;
- Explorar conceitos de Inteligência Artificial e Big Data e a sua relevância no atendimento ao cliente;
- Promover a familiarização com a Realidade Aumentada e Virtual e o seu potencial para aprimorar as experiências de viagem, especialmente para a Geração Z, através de experiências imersivas;
- Dominar o uso da Tecnologia Móvel no contexto do turismo, compreendendo sua importância crescente para reservas, check-ins e acesso a guias de viagem digitais; Explorar as aplicações da Internet of Things (IoT) na personalização de serviços hoteleiros, como configurações de quartos personalizadas e rastreamento de bagagens em tempo real;
- Entender os princípios da Biometria e a sua implementação em aeroportos e hotéis para proporcionar identificação mais rápida e segura aos viajantes;
- Explorar as oportunidades oferecidas pela Tecnologia de Voz na simplificação dos processos de pesquisa e reserva de viagens, proporcionando uma experiência prática e sem mãos aos viajantes;
- Dar a conhecer os fundamentos básicos da tecnologia Blockchain e a sua aplicação em transações seguras e transparentes no setor de turismo, incluindo reservas de viagens e programas de fidelidade;
- Compreender o impacto da Conectividade 5G na melhoria dos serviços de viagem online, incluindo acesso mais rápido à informação e comunicação mais eficiente.
Destinatários↓
O curso destina-se a estudantes e profissionais da área do turismo. Público em geral com interesse nesta área.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional.
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
Conceitos e métodos de utilização das mais atuais tecnologias de informação no setor do Turismo:
- Blockchain.
- Tecnologia Sustentável;
- Inteligência Artificial e Big Data;
- Realidade Aumentada e Virtual, com foco na Realidade Aumentada;
- Tecnologia Móvel;
- Internet das Coisas (IoT);
- Biometria;
- Conectividade 5G;
- Tecnologia de Voz;
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 30 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
29/05/2024 a 24/06/2024
Colocados
Ata Seriação_Transformação Digital no Turismo
Edital
Edital_TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO TURISMO
Cronograma
Cronograma_Transformação Digital no Turismo
Créditos
2 ECTS
Formador
António Coelho
Mais informações: impulsos@ipca.pt
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Visa o desenvolvimento de um conjunto de ações de formação para capacitar os serviços da administração públicas de novas estratégias de gestão e transformação digital, sendo constituído por ações de formação da área da tecnologia e gestão. O programa será desenvolvido com o envolvimento direto das Entidades Públicas da região.
Gerir o Desempenho na Administração Pública (SIADAP 3 Dirigentes - As Novas alterações DL 12/2024) (Candidaturas Encerradas)
No final deste curso os formandos serão capazes:
- Promover a compreensão do SIADAP de forma integrada e estratégica;
- Analisar as alterações específicas introduzidas pelo DL 12/2024 no SIADAP;
- Examinar as implicações das alterações nos procedimentos e critérios de avaliação
do SIADAP; - Conhecer e aplicar as ferramentas essenciais ao sucesso da avaliação de
desempenho; - Perceber e implementar eficazmente a avaliação de desempenho na Administração
Pública; - Compreender o papel, os direitos e deveres como avaliador, bem como a
importância na coordenação e estabelecimento dos objetivos transversais.
Programa
Módulo 1. Enquadramento e disposições gerais sobre as alterações ao SIADAP o Contextualização das necessidades de modificação ao sistema atual e verificação de alguns aspetos ainda a melhorar;
Módulo 2. O procedimento para avaliação dos trabalhadores – SIADAP 3 – as fases do processo de avaliação e os intervenientes no processo de avaliação;
Módulo 3. O novo Sistema e Principais diferenças em relação ao sistema anterior;
Módulo 4. Os direitos e deveres do avaliador, nomeadamente o direito de colaboração
com os restantes avaliadores;
Módulo 5. A definição de objetivos em cascata:
– 5.1 – Objetivos estratégicos, operacionais e individuais e a sua articulação – o Papel do dirigente na coordenação e estabelecimento dos objetivos transversais;
– 5.2 – Análise de métodos para redação de objetivos de uma forma prática, eficaz
e mensurável;
Módulo 6. O “novo” papel do avaliador e das equipas de avaliação:
– A maior responsabilização do avaliador no cumprimento do SIADAP;
– A sucessão de avaliadores no tempo da avaliação – obrigações para o avaliador;
Módulo 7. Os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação;
Módulo 8. Definição prática de indicadores de medida verificáveis;
Módulo 9. A monitorização dos desempenhos no âmbito dos resultados e das
competências – a necessidade de reformulação de objetivos,
Módulo 10. A avaliação final e diferenciação de desempenho – fundamentação da
avaliação por competências por parte do avaliador,
Módulo 11. A ponderação curricular como competência do superior hierárquico,
Módulo 12. Os efeitos da Avaliação,
Módulo 13. Sanções por incumprimento do SIADAP.
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
Grupo 1 – 23/09/2024 a 18/10/2024
Grupo 2 – 02/10/2024 a 17/10/2024
Edital
Cronograma
Gerir o Desempenho na Administração (SIADAP)
Créditos
1 ECTS
Formadores
Companhia Própria
Mais informações: impulsos@ipca.pt
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA AS EMPRESAS
Visa o desenvolvimento de um conjunto de ações de formação identificadas pelas empresas como necessárias e que incidem na transformação tecnológica, competências de gestão e estratégia. O programa será promovido junto das principais Associações Empresariais e grupos económicos, criando parcerias para a participação ativa das empresas da região.
Introdução ao Power BI (Candidaturas Encerradas)
No final deste curso os participantes serão capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais nas suas organizações para utilização do Microsoft PowerBI para análise e visualização de dados de forma automática, em processos de suporte à tomada de decisão.
Deste modo, constituem objetivos do Curso Breve PRR de Introdução ao PowerBI:
- Utilizar o Microsoft PowerBI para criação, publicação e distribuição de relatórios e dashboards para visualização e análise de dados;
- Gerir dados em Microsoft PowerBI: importação, transformação e visualização;
- Utilizar funções avançadas em DAX para criação de colunas e métricas calculadas;
- Gerir acessos e partilha de relatórios e dashboards.
Destinatários↓
Colaboradores de entidades do sector empresarial.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
- Introdução ao Microsoft PowerBI
- Componentes
- Instalação e configuração
- Ambiente de trabalho
- Fontes de dados e carregamento de dados
- Ligação a fontes de dados (ficheiros, serviços online, bases de dados)
- Carregamento de dados: import e direct query
- Operações sobre dados
- Modelação de dados com Microsoft PowerBI
- Conceitos de modelação de dados
- Relações entre tabelas de dados
- Colunas e métricas calculadas
- Introdução a DAX – Data Analysis Expressions
- Criação de visualização de dados
- Tipos de visualizações: tabelas, gráficos, mapas
- Configuração de visualizações
- Filtros
- Criação de relatórios e dashboards
- Funções avançadas de DAX
- Exploração avançada de funções DAX (ex.º SUMX, AVERAGEX, FILTER, etc.)
- Funções de tempo (data/hora)
- Gestão de condições em DAX
- Modelação avançada de dados e analítica
- Gestão de relações M-N
- Modelos compostos
- Boas práticas de modelação de dados
- Colaboração e Segurança
- Publicação de relatórios
- Partilha de relatórios
- Workspaces e apps
- Gestão de permissões
- Row-level security
- Boas práticas
- Boas práticas para a visualização, desempenho, otimização e modelação de dados em Microsoft PowerBI
- Técnicas de análise e otimização de desempenho de relatórios e dashboards
Componentes - Instalação e configuração
- Ambiente de trabalho
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
29/09/2024 a 31/10/2024
Colocados
Cronograma
Créditos
1 ECTS
Formador
Hélder Quintela
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Excel Avançado (Candidaturas Encerradas)
O curso de Excel Avançado tem como objetivo capacitar os formandos a utilizarem de forma eficiente e avançada as funcionalidades do Excel, potencializando a gestão e análise de dados. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão habilidades práticas que lhes permitirão criar e formatar folhas de cálculo, aplicar fórmulas complexas, trabalhar com gráficos e tabelas dinâmicas, bem como criar dashboards interativos. O curso visa ainda aprimorar a capacidade de organização e apresentação de dados, preparando os participantes para enfrentar desafios profissionais que exigem uma utilização sofisticada do Excel.
Destinatários↓
Colaboradores de entidades do sector empresarial.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
1. Introdução ao Excel
- Criação de um ficheiro
- Interface do Excel
- Conceito de Livro
- Estrutura de uma folha de cálculo
- Introdução de dados
- Gravação de um ficheiro
- Abertura de um ficheiro já existente
- Pesquisa de comandos
2. Trabalhar com células
- Conteúdos de uma célula
- Selecionar e dimensionar células, linhas e colunas
- Inserir e eliminar células, linhas e colunas
- Editar e eliminar conteúdo
- Copiar, cortar e colar conteúdos
- Gerir comentários
- Séries e conclusão automática
3. Formatação gráfica de células
- Tipo de letra, estilo, tamanho e cor
- Sublinhado e efeitos
- Contornos das células
- Cor de fundo das células
- Alinhamento e orientação
- Formato de dados
- Copiar formatação
4. Fórmulas
- Fórmulas
- Exposição dos operadores
- Endereços relativos, absolutos e mistos
- Funções
- Formatos numéricos das células
- Referências externas a outras folhas e livros
5. Modos de Visualização e Impressão
- Modos de visualização
- Pré-visualização e Configuração de página
- Impressão
- Filtros
- Ordenar
- Localizar/Substituir
- Validação de dados
- Proteger folha e células
6. Gráficos
- Tipos de gráficos
- Criação de gráficos 2D e 3D
- Escolha de gráficos
- Formatação
- Gráficos Sparkline
7. Tabelas Dinâmicas
- Tabela de Dados
- Tabelas de Conversão
- Tabelas Dinâmicas
8. DashBoards
- Exemplo de Dashboard
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
24/09/2024 a 22/10/2024
Colocados
Cronograma
Créditos
1 ECTS
Formador
Micael Gonçalves
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Business Intelligence & Analytics (Brevemente Disponível)
No final deste curso os formandos serão capazes de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais nas suas organizações, incluindo:
– Compreensão dos conceitos fundamentais de Business Intelligence e Analytics, incluindo a definição, importância e aplicação no ambiente empresarial;
– Identificação dos componentes de uma plataforma de BI e Analytics;
– Utilização de ferramentas e técnicas para análise de dados, incluindo modelação e preparação de dados, programação em SQL e criação de visualizações utilizando uma ferramenta de Business Intelligence.
Destinatários↓
Colaboradores de entidades do sector empresarial.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
1. Introdução ao Business Intelligence e Analytics
- Conceitos
- Aplicações
- Ciclo de Vida
- Componentes de uma plataforma de Business Intelligence e Analytics
- Ferramentas e tecnologias
2. Carregamento e preparação de dados
3. Modelação e armazenamento
- Bases de dados relacionais
- Data Warehousing
- Programação em SQL
4. Análise de dados
- Programação em SQL
- Visualização de dados
5. Análise avançada de dados
- Inteligência Artificial e BI
- Introdução a Prompt Engineering (ex,º ChatGPT, Microsoft Copilot)
6. Ética e Privacidade de Dados
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
Colocados
Cronograma
Business Intelligence & Analytics
Créditos
1 ECTS
Formador
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Gestão de Conflitos e Negociação (Candidaturas Encerradas)
Constituem Objetivos deste Curso Breve:
- Compreender o conceito, como se desenvolve e progride, e consequências do conflito;
- Identificar, analisar, refletir e desenvolver estratégias eficazes de gestão de conflito e de negociação no contexto organizacional;
- Compreender os processos psicossociais associados a conflitos organizacionais.
Destinatários↓
Colaboradores de entidades do sector empresarial.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
- Conceito de Conflito
- Níveis e Causas de Conflito
- Estratégias de Gestão de Conflitos e Negociação
- Conflitos e Personalidade
- Mediação e Arbitragem
- Ferramentas de Negociação
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
23/09/2024 a 30/10/2024
Colocados
Cronograma
Gestão de Conflitos e Negociação
Créditos
1 ECTS
Formadora
Ana Lúcia Rodrigues
Mais informações: impulsos@ipca.pt
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O SECTOR SOCIAL
Visa o desenvolvimento de um conjunto de ações de formação específicas para o setor social, em áreas como gestão, competências transversais e sistemas digitais. O programa será desenvolvido em articulação com as principais entidades do setor social da região.
Comunicação Profissional (Candidaturas Encerradas)
O Curso de Comunicação Profissional tem como objetivo ajudar os participantes a adquirir as competências essenciais para aprender a comunicar com mais eficácia e conseguir ter mais impacto e sucesso em contexto laboral.
Destinatários↓
Colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
Comunicação profissional: uma arma para o sucesso
- Tipos de comunicação (verbal e não verbal; interna e externa)
- Perfil e características de um bom comunicador
- Competências de comunicação: como as adquirir e melhorar
- Comunicar em público com eficácia: quais as melhores táticas
- Conhecer as diferentes ferramentas ao dispor na área da Comunicação
- A importância da Comunicação Integrada
- Como comunicar de forma eficiente, coerente e eficaz
Comunicação Digital: uma realidade a explorar
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
24/09/2024 a 22/10/2024
Edital
Comunicação Profissional_signed
Cronograma
Créditos
1 ECTS
Formadora
Catarina Reis Correia
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Empreendedorismo e Inovação Social (Brevemente disponível)
O curso “Empreendedorismo e Inovação Social” tem como principais objetivos:
- Estimular o pensamento empreendedor e inovador voltado para problemas e soluções sociais;
- Capacitar os formandos para criar e implementar projetos que visem o benefício da comunidade;
- Habilitar os formandos para desenvolver, dentro das suas organizações, processo de melhoria, inovação e sustentabilidade;
- Promover a capacidade de construir e manter redes de colaboração e parcerias;
- Capacitar os formandos a desenvolver um plano de negócios simplificado;
- Habilitar os formandos a criar métricas e indicadores de avaliação de impacto.
Destinatários↓
O curso destina-se a colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional do ponto 5.
Programa↓
O curso visa capacitar os formandos para o desenvolvimento e execução de projetos de empreendedorismo e inovação social em contextos reais, incluindo aspetos como planeamento, financiamento, execução e avaliação.
- 1. Definição e características da Economia Social
- 2. O Empreendedorismo e Inovação Social (definição e características)
- 3. O Design Thinking e o ciclo da Inovação Social
- 4. O Plano de Negócios Simplificado (BMC)
- 4.1 A identificação do problema
- 4.2 A solução diferenciadora
- 4.3 Os stakeholders e partes interessadas
- 4.4 Operacionalização e Sustentabilidade
- 4.5 Comunicação de Impacto (Pitch)
5. Avaliação do impacto social, instrumentos e indicadores de avaliação
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
A iniciar em janeiro de 2025
Colocados
Edital
Créditos
1 ECTS
Formador
Bruno Carvalho
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Gestão do Tempo e Organização Pessoal (Candidaturas Encerradas)
O presente curso tem como objetivos:
- Identificar e aplicar técnicas individuais de gestão de tempo;
- Planificar tarefas e atividades de trabalho;
- Identificar desperdiçadores profissionais e pessoais;
- Planificar a agenda de trabalho quer manual quer eletrónica;
- Fazer escolhas conscientes e orientadas para alcançar os resultados pretendidos.
Destinatários↓
O curso destina-se a colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
- Técnicas individuais de trabalho
- Planeamento de tarefas: para uma gestão eficaz
- Desperdiçadores de tempo: estabelecer objetivos e prioridades
- Estratégias da Gestão de tempo
- Agenda tradicional
- Agenda eletrónica
- Delegação eficaz
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
24/10/2024 a 21/11/2024
Edital
Gestão do Tempo e Organização Pessoal 1_signed
Cronograma
Gestão do Tempo e Organização Pessoal
Créditos
1 ECTS
Formadora
Maria Isabel Areias
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Liderança e Gestão de Equipas
Constituem objetivos do Curso:
- Identificar estilos de liderança;
- Compreender desafios e obstáculos à liderança;
- Entender as fronteiras entre a gestão e a liderança;
- Analisar a importância das equipas nas organizações;
- Identificar estilos de comunicação potenciadores da liderança nas equipas;
- A motivação como elemento-chave para o trabalho do líder e das equipas.
Destinatários↓
O curso destina-se aos colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
- Estilos de Liderança
- Liderança VS Gestão
- Funções da Liderança
- Desenvolvimento pessoal e liderança
- Competências e Comunicação na Liderança
- Importância das equipas nas organizações
- Gestão de talento nas equipas
- O papel da liderança nas equipas
- Motivação, Liderança e Equipas
- Comunicação e Equipas
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
25/11/2024 a 20/12/2024
Edital
Liderança e Gestão de Equipas 1_signed
Cronograma
Créditos
1 ECTS
Formadora
Maria Isabel Areias
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Literacia Financeira (Candidaturas Encerradas)
O Curso visa dotar os participantes dos conhecimentos necessários para adquirir melhores competências financeiras e as ferramentas necessárias para uma correta análise financeira.
Constituem objetivos deste curso:
– Conhecer e interpretar alguns conceitos contabilísticos;
– Identificar diferentes fontes de financiamento e como realizar a gestão financeira de curto prazo;
– Avaliar os investimentos reais através da análise de sensibilidade e critérios de decisão corretamente através da realização de exercícios e estudos de caso;
– Analisar os rácios financeiros e a situação da instituição.
Destinatários↓
O curso destina-se aos colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
Sistema Contabilístico Português
- Introdução
- Objetivos da Contabilidade
- Normalização Contabilística em Portugal – O SNC
- Conceitos
- Estrutura conceptual
- Método de registo contabilístico
- Código de contas
- Case study
- Demonstrações financeiras: balanço, demonstração de resultados, demonstração fluxos de caixa
- Exercício resolvido
Ciclo de vida da entidade
- Contabilidade Financeira e Contabilidade de Gestão
- Fluxos gerados pela Atividade Económica
- Conceitos – Fluxos Reais e Fluxos Monetários (exercício prático)
- Exercícios práticos
Património
- Conceitos, elementos, composição e valor
- Situação Líquido
Rácios
- Conceitos
- Rácios Financeiros
- Rácios de Análise Financeira
- Rácios Económicos
- Análise da Tesouraria e o Equilíbrio Financeiro
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
24/10/2024 a 21/11/2024
Colocados
Edital
Cronograma
Créditos
1 ECTS
Formador
Fernando Mascarenhas
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Excel Nível Intermédio (Brevemente disponível)
O curso tem como objetivos:
- Conhecer a interface do programa;
- Saber trabalhar com diferentes tipos de células;
- Formatar células para que se distingam graficamente;
- Recorrer a fórmulas e funções simples para efetuar cálculos.
Destinatários↓
O curso destina-se aos colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
1. Introdução ao Excel
2. Trabalhar com células
3. Formatação gráfica de células
4. Fórmulas
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
A iniciar em janeiro de 2025.
Colocados
Edital
Créditos
1 ECTS
Formador
Micael Gonçalves
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Gestão de Entidades da Área Social (Candidaturas Encerradas)
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à gestão de centros e serviços sociais. O curso visa proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da gestão estratégica e planeamento das instituições de âmbito social e solidariedade social.
Deste modo, constituem objetivos do curso:
– Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
– Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
– Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
– Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
– Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
– Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
– Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
– Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais.
Destinatários↓
O curso destina-se aos colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
- A Economia Social em Movimento
- Gestão de Entidades Sociais
- Sustentabilidade
- Fiscalidade
- Liderança e Gestão de Equipas
- Sistemas de Financiamento da Economia Social
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
22/11/2024 a 19/12/2024
Edital
Gestão de Entidades da Área Social_signed
Cronograma
Gestão de Entidades da Área Social
Créditos
1 ECTS
Formador
Fernando Mascarenhas
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Organização e Gestão de Candidaturas a Fundos Comunitários (Brevemente disponível)
O curso tem como objetivos (…)
Destinatários↓
O curso destina-se aos colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
A iniciar em fevereiro de 2025
Colocados
Edital
Cronograma
Créditos
1 ECTS
Formador
Mais informações: impulsos@ipca.pt
Gestão de Conflitos e Negociação (Candidaturas Encerradas)
Constituem objetivos deste Curso Breve:
- Compreender o conceito, como se desenvolve e progride, bem como as consequências do conflito;
- Identificar, analisar, refletir e desenvolver estratégias eficazes de gestão de conflito e de negociação no contexto organizacional;
- Compreender os processos psicossociais associados a conflitos organizacionais.
Destinatários↓
Colaboradores de entidades do sector social.
Regras de Admissão↓
Podem candidatar-se ao acesso ao curso breve PRR:
a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b) Os titulares de um curso de ensino superior, diploma de técnico superior profissional, licenciatura ou de outro grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional;
Não podem apresentar candidatura ao curso:
a) Quem não cumprir com o disposto na alínea a) do ponto anterior no que se refere ao nível habilitacional.
Programa↓
- Conceito de Conflito
- Níveis e Causas de Conflito
- Estratégias de Gestão de Conflitos e Negociação
- Conflitos e Personalidade
- Mediação e Arbitragem
- Ferramentas de Negociação
Modalidade do curso
Online
Número de horas
20 horas de contacto e 10 horas de trabalho autónomo
Duração do curso
23/09/2024 a 21/10/2024
Edital
Gestão de Conflitos e Negociação 2_signed
Cronograma
Gestão de Conflitos e Negociação
Créditos
1 ECTS
Formadora
Maria Isabel Areias
Mais informações: impulsos@ipca.pt