Estudantes 1.º ano 1.ª vez

ANO LETIVO 2023/24

INFORMAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS MATRÍCULAS DOS ESTUDANTES COLOCADOS NO 1.º ANO PELA 1.ª VEZ

1 – Procedimento para a realização da matrícula e inscrição:

1.1 – As matrículas são realizadas exclusivamente online no portal IPCA. A informação necessária para acederem ao portal das matrículas será enviada por sms ou por email, para o contacto indicado na candidatura.

2 – Prazos para a realização da matrícula e inscrição:

Concurso nacional de acesso (3.ªfase):  02 de outubro

2.ª fase – Cursos de mestrado: 4 a 10 de outubro (as matrículas terão início no dia 4, a partir das 14.30h)

2.ª fase – Cursos técnicos superiores profissionais: 6 a 10 de outubro

3 – Passos necessários à realização da matrícula e inscrição com sucesso (consultar o tutorial disponível):

3.1 – Ativação da conta de email, com os dados fornecidos por email ou sms;
3.2 – Entrada no SIGA para o início da matrícula e inscrição, após validação da conta do email e definição da senha de acesso ao sistema académico;
3.3 – Pagamento da taxa de matrícula e 1.ª prestação de propina, aplicável ao respetivo curso, de acordo com a modalidade definida (Importante: ver informação acerca de associação de entidade pagadora em ‘Taxa de matrícula e propina’, mais abaixo);
3.4 – Preenchimento dos dados pessoais do boletim de matrícula (será necessário inserir a data de validade da vacina antitetânica) e validação da inscrição nas disciplinas (unidades curriculares) do 1.º ano.

4 – Contactos de apoio à realização da matrícula e inscrição (1.º ano 1.ª vez):

Telefone: 253 802 198
Email: matriculas@ipca.pt