O Programa Vasco da Gama é um programa de mobilidade de estudantes, lançado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), com o intuito de fomentar a mobilidade nacional entre as escolas do Ensino Superior Politécnico.
Quem se pode candidatar?
Poderão candidatar-se ao programa todos os alunos que estejam formalmente inscritos num curso regular de 1º e 2º ciclos do IPCA, conducente a um grau académico. Os alunos de 1º ciclo deverão obrigatoriamente ter concluído o seu primeiro ano de estudos universitários.
Para que instituições posso ir?
Os estudantes poderão selecionar como entidade de acolhimento qualquer uma das Escolas do Ensino Superior Politécnico aderentes. Contudo, a viabilidade da mobilidade está condicionada à aprovação do plano de estudos definido pela escola de origem e pela escola de acolhimento.
Quanto tempo dura o intercâmbio?
O período de mobilidade pode ser semestral ou anual, dependendo da preferência do estudante, da viabilização do plano de estudos ou ainda da realização anterior de mobilidade por parte do estudante.
Se participar neste intercâmbio, tenho que me inscrever no IPCA?
Sim, deverá obrigatoriamente inscrever-se no IPCA como sempre fez. Aliás, o não cumprimento deste procedimento formal impedirá o reconhecimento académico do período de mobilidade.
Tenho que pagar propinas na Instituição de acolhimento?
Não, os alunos em mobilidade ao abrigo do Programa Vasco da Gama estão isentos do pagamento de propinas ou outras taxas de inscrição na Instituição de acolhimento[1]. São, porém, obrigados a continuar a pagar as propinas na Instituição de Ensino Superior de origem, ou seja, no IPCA.
[1] No entanto, algumas taxas poderão ser cobradas, tais como seguros escolares, quotas de associações de estudantes, utilização de fotocopiadoras, produtos laboratoriais, etc., numa base de igualdade para com os estudantes locais.
Onde me posso candidatar?
Antes de se candidatar deverá informar-se sobre as Escolas do Ensino Superior Politécnico aderentes para onde gostaria de ir. Além disso, deve interagir com o seu Coordenador Académico no IPCA de forma a obter informação/orientação relativamente às condições de viabilidade académica, para efetuar um período de mobilidade na instituição da sua escolha
As candidaturas são submetidas através do preenchimento do Formulário de Candidatura Online, dentro dos prazos estipulados e divulgados pelo IPCA, no início de cada semestre.
Para informações adicionais, consulte o Regulamento do programa.