Testemunhos

Mobilidade de Estágio

“Vim para a Alemanha no âmbito do Curso de Desenho Técnico e Maquinação para estagiar numa empresa do ramo metalúrgico. A minha satisfação é enorme! Sinto-me realizado e, para já, tenciono ficar aqui. Nem tudo foi, e ainda é, fácil. A distância daqueles que nos são próximos é o maior problema, mas a forma aberta de pensar dos alemães e um salário acima da realidade portuguesa, são motivações que me levam a encarar esta oportunidade com vontade de a aproveitar ao máximo e nela investir o meu percurso profissional.

Aqui tenho a perceção que quem se esforça é reconhecido e, graças a isso, tive a oportunidade de estagiar, e agora trabalhar, numa empresa que me valoriza e onde sinto que vou poder evoluir, que pessoal, quer profissionalmente.

Só posso, portanto, recomendar uma experiência Erasmus a qualquer jovem. No entanto, qualquer beneficiário deste programa deve encarar essa experiência com um sentido de responsabilidade extremo porque, como na minha casa, a experiência não foi apenas um complemento à vertente mais teórica da aprendizagem, mas a entrada numa empresa que depois me abriu as portas para ficar.”

 

Marcel Martins 

Alemanha, 2016/2017

CTeSP de Desenho Técnico e Maquinação

 

 

Mobilidade de Estudos

“Fui aluno de Gestão de Atividades Turísticas e realizei mobilidade Erasmus no segundo semestre do 2º ano e do 3º ano.

Falar sobre esta experiência é um pouco complicado, porque só quem a vive é que sabe o que ela simboliza.

Erasmus não é apenas exames e estudar, nem apenas festas e viagens. Erasmus é uma diversidade de tudo, de alegria, companheirismo, saudade, trabalho, dificuldades, obstáculos e muito que se leva para a vida. O Erasmus é uma oportunidade da qual todos deveríamos aproveitar. Faz-nos crescer, conhecer novas pessoas, novas culturas, viajar imenso por preços mínimos, rir, chorar, viver momentos inesquecíveis e fazer amigos para a vida.

No início, existe sempre um pouco de receio, pois mudamos de país, universidade, família, amigos e começamos a aprender e falar uma nova língua – o inglês. Inicialmente eu tinha imensas dificuldades, mas devo dizer que não passa apenas de um receio. Nos dois períodos de mobilidade que realizei constituí duas famílias, com pessoas de toda a parte do mundo, das quais sinto uma enorme saudade e um dia irei voltar a ver, tendo já encontrado alguns deles.

A nível académico, a surpresa foi muito positiva. Completei todas as unidades curriculares a que me propus, o meu nível de inglês melhorou muito, podendo falar fluentemente, e aprendi também a falar espanhol. Os métodos de ensino são diferentes, as aulas eram dinâmicas, os professores um pouco mais descontraídos, mas mantendo sempre o nível de exigência.

Estes 10 meses de mobilidade Erasmus foram os melhores momentos na Universidade, os quais jamais esquecerei e recordo com muita saudade. Uma vez Erasmus, para sempre Erasmus!

Não deixes fugir as oportunidades que tens, pois irão ser, sem dúvida, alguns dos melhores momentos que irás ter na tua vida.”

 

Pedro Ferreira

Polónia e Lituânia, 2015/2016 e 2016/2017

Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas