A seriação dos beneficiários das bolsas de incentivo será definida de acordo com a respetiva lista de classificação e ordenação final dos candidatos ao curso.
O valor das bolsas de incentivo corresponde a 50% do valor da propina, e, no caso das bolsas para estudantes desempregados, à totalidade da mesma. As bolsas de incentivo não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social.
Gestão de Operações
Este mestrado tem como principais objetivos: conhecer e aprender a gerir processos, operações e projetos para garantir a eficiência, a eficácia e a interligação entre as áreas funcionais da empresa, conhecer sistemas de organização da produção, incluindo metodologias Lean e seis-sigma e conhecer processos de desenvolvimento e gestão de projetos de produção, e de planeamento, controlo e garantia da qualidade.
Destina-se a profissionais, com 5 anos de experiência de trabalho em contexto industrial ou de serviços, no âmbito da gestão de operações e qualidade, gestão de materiais, armazéns, compras, fornecedores, gestão industrial e económica da cadeia de abastecimento.
As empresas que contribuíram para a estruturação deste curso de mestrado são: DST S.A., Bosch Car Multimedia Portugal S.A., BBG Aluminium Systems S.A., SolidAl S.A., Coeptum Lda., Garland S.A. e APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.
Gestão Fiscal
O Mestrado em Gestão Fiscal visa assegurar a obtenção pelo estudante de uma especialização de natureza profissional na área da Fiscalidade, numa perspetiva de aprendizagem multidisciplinar e ao longo da vida, permitindo desenvolver conhecimentos que permitam a aplicação prática no domínio da gestão fiscal interna e internacional, dedicando-se especial atenção aos temas fiscais e tributários, à auditoria/gestão fiscais, introduzindo novos temas como as especificidades dos benefícios fiscais, segurança social, impostos especiais de consumo, infrações e contencioso fiscal, cujo conhecimento é indispensável aos profissionais que o vão frequentar.
Através da metodologia de problem-based learning, que centra a aprendizagem no estudante e o prepara para o contexto real de trabalho, pretende-se desenvolver a capacidade de resolução de casos práticos ligados ao tecido empresarial, de natureza multidisciplinar, estimulando a capacidade de raciocínio, análise crítica e as competências de investigação.
O curso destina-se a licenciados com, no mínimo, 5 anos de experiência profissional na área da Fiscalidade ou áreas afins (Contabilidade/Auditoria/Direito Fiscal/Gestão).
A Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, a Ordem dos Contabilistas Certificados e a Associação Fiscal Portuguesa são entidades parceiras do Mestrado Profissional em Gestão Fiscal.
Gestão para Executivos
O Mestrado em Gestão para Executivos tem como objetivo desenvolver competências e consolidar conhecimento nos profissionais que desempenham funções no âmbito da Gestão.
Focado na aprendizagem ao longo da vida, este ciclo de estudos segue as melhores práticas internacionais, com um regime de ingresso que respeita a orientação profissionalizante. Adota uma visão interdisciplinar e sistémica da Gestão, aliada a uma componente de comportamento organizacional e gestão de pessoas e visa permitir o desenvolvimento dos profissionais, dotando-os de competências técnicas e comportamentais, que lhes permitam planear e gerir ações com vista ao aproveitamento das oportunidades e ultrapassar as ameaças que rodeiam a empresa.
A forte componente prática alia o desenvolvimento de competências, a capacidade de resolução de problemas e o conhecimento científico. O Estágio/Projeto permite a consolidação da aprendizagem e competências adquiridas.
O grupo JAPGEST e o grupo DST são parceiros do mestrado.
Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
Conhecer estratégias de planeamento, configuração e gestão da cadeia de abastecimento, bem como métodos e técnicas para otimizar a gestão de redes, transportes e fluxo de materiais, gerir operações logísticas assegurando a sua eficiência, a eficácia e a interligação com as áreas funcionais da empresa são os principais objetivos do Mestrado Profissional em Logística e Cadeira de Abastecimento.
O curso destina-se a profissionais, com 5 anos de experiência de trabalho em contexto industrial ou de serviços, no âmbito da gestão de operações e qualidade, gestão de materiais, armazéns, compras, fornecedores, gestão industrial e económica da cadeia de abastecimento.
As empresas parceiras deste mestrado são: DST S.A., Bosch Car Multimedia Portugal S.A., BBG Aluminium Systems S.A., SolidAl S.A., Coeptum Lda., Garland S.A. e APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.
Modelação 3D e Fabrico Aditivo
O Mestrado em Modelação 3D e Fabrico Aditivo aplica de forma inovadora os princípios do Design for Additive Manufacturing (DFAM), uma área emergente e com enorme relevo industrial. Combina elementos de formações em Modelação 3D e formações em Fabrico Aditivo (impressão 3D).
Tem por objetivo complementar a formação adquirida num primeiro ciclo de estudos em diversas áreas de Engenharia ou Design Industrial/Produto, transmitindo aos estudantes
competências muito focadas na tecnologia de impressão 3D, que tem vindo a ganhar uma importância e relevância industrial significativas. O curso está organizado de forma a aprofundar conhecimentos de Modelação 3D (tridimensional) paramétrica associada ao fenómeno emergente da impressão 3D na prática industrial, nomeadamente os paradigmas do Design para Fabrico Aditivo (DFAM). Assim, nesta abordagem a geometria das peças é concebida de forma já otimizada para – e tomando partido das potencialidades – da impressão 3D.
Este é um perfil de profissional que as empresas produtivas começam a procurar, sendo o curso pioneiro, já que a oferta de formação avançada nesta área é praticamente inexistente a nível Europeu. Pretende-se também garantir que os formandos conheçam as principais tecnologias de impressão 3D e como os respetivos equipamentos operam.
É parceira deste mestrado a empresa: Solitech.
Tecnologias de Apoio à Educação STEAM
Este mestrado tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
Tendo como principal público-alvo os professores do ensino básico e secundário, espera-se, deste modo, contribuir para a transição digital na educação, combatendo as fragilidades respeitantes ao domínio das tecnologias digitais e criando condições para a inovação educativa pedagógica, integrando recursos educativos digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
Para este mestrado foi estabelecido um protocolo de cooperação entre o IPCA e o Agrupamento de Escolas de Barcelos.