Renovação da matrícula e inscrição

A renovação da matrícula e inscrição é efetuada exclusivamente online na plataforma SIGA, em ‘INSCRIÇÃO UNIDADES CURRICULARES – Matrículas/Inscrições’, nas seguintes datas:

Cursos técnicos superiores profissionais: de 24 de agosto a 05 de setembro (ver nota abaixo)

Licenciaturas: de 24 de agosto a 05 de setembro (ver nota abaixo)

Nota: Os estudantes que pretendam inscrever-se na época excecional não devem renovar matrícula nos prazos indicados. Depois de lançadas as notas desta época devem, caso haja lugar a renovação, enviar email a solicitar a abertura da plataforma para poderem dar seguimento à inscrição no ano letivo 2022/2023.

Mestrados:

Renovação da inscrição em parte curricular de mestrado (3.º semestre): de 29 de setembro a 10 de outubro

Matrícula e inscrição em Dissertação/Projeto/Estágio (DTE): a matrícula e inscrição na unidade curricular de DTE, ou a sua renovação, é realizada após aprovação dos planos de DTE pelos respetivos Conselhos Técnico-Científicos e comunicação aos estudantes, pelos Serviços Administrativos da Escola.

Após comunicação da aprovação do plano de DTE, a Divisão Académica envia email indicando os prazos para acederem ao sistema de gestão académica e procederem à matrícula e inscrição na unidade curricular de DTE.

Os prazos para a matrícula e inscrição na unidade curricular de DTE estão definidos no Despacho PR n.º 53/2021.

IMPORTANTE:

Inscrição a tempo parcial: os estudantes que pretendam alterar a sua inscrição para tempo parcial, devem efetuar apenas o pagamento da 1.ª prestação da propina, na matrícula e inscrição. Após alteração do regime de inscrição, será efetuado o recálculo da propina, em função dos ECTS inscritos.

As regras de inscrição em tempo parcial estão definidas no artigo 107.º do regulamento académico do IPCA
Requerimento de inscrição a tempo parcial ⇓

Inscrição até 3 unidades curriculares para terminar o curso (exceto inscrição a DTE): os estudantes finalistas, que tenham até 3 unidades curriculares para terminar o curso devem, na matrícula e inscrição, efetuar apenas o pagamento da 1.ª prestação da propina. Após inscrição nas unidades curriculares, devem solicitar o recálculo da propina para o email sa@ipca.pt.

REGULAMENTAÇÃO:

Regulamento Académico do IPCA (com índice remissivo)

Despacho de Propinas – Ano letivo 2022/2023