
O IPCA tem como compromisso a melhoria da oferta educativa e a promoção do desenvolvimento de competências futuras e avançadas para a transformação da sociedade. Neste âmbito, promove um conjunto de atividades de inovação pedagógica baseadas na experimentação e cocriação, centrado em abordagens pedagógicas ativas, interdisciplinares e inovadoras, assentes na flexibilidade curricular e na oferta de micro-credenciais. Este programa é transversal a toda a oferta educativa da instituição, como forma de alinhar e ajustar todas as ações e programas com base em abordagens pedagógicas mais colaborativas e inovadoras.
Future & Advanced Pedagogical Skills Academy (FAPSA)
No âmbito do desenvolvimento de atividades e abordagens pedagógicas e inovadoras para e com pessoal docente e pessoal não docente oferecidas pela Future Advanced Pedagogical and Skills Academy (FAPSA) – uma das estruturas criadas no âmbito da Regional University Network – European University (RUN-EU) para o desenvolvimento de ofertas educativas promotoras de competências avançadas -, viu aprovada um novo ciclo de colaboração. Esta renovação reflete os resultados alcançados ao nível do apoio pedagógico proporcionado pela FAPSA que têm como objetivo melhorar as competências futuras dos membros da comunidade académica através da oferta educativa conjunta. Mais concretamente, a integração do IPCA na FAPSA tem resultado na identificação de estratégias pedagógicas que apoiem a melhoria contínua das ofertas educativas formais e não formais, nomeadamente através da utilização de orientações apresentadas no manual de abordagens pedagógicas RUN-EU e da aplicação de metodologias aprendidas nas Super Weeks e workshops pedagógicos no processo de melhoria contínua do Projeto 50+10.
FutureInIPCA - Colaboração, práticas aplicadas e inovação digital para o sucesso académico
No âmbito da promoção do sucesso académico e a prevenção do abandono dos estudantes, o IPCA viu aprovada a candidatura ” FutureInIPCA – Colaboração, práticas aplicadas e inovação digital para o sucesso académico”. Esta candidatura surgiu no âmbito do Programa Impulso Mais Digital, Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e da DGES. Neste sentido, o FutureInIPCA tem um objetivo transformador de longo prazo para a instituição, visando a promoção e dinamização de novas ações com forte colaboração externa (com entidades e parceiros) e fortalecer medidas que já demonstraram ter eficácia no sucesso académico e na redução do abandono académico (ex. Fábrica de Clubes e Workshops), especificamente para estudantes que frequentem pela 1ª vez e no 1º ano dos cursos de Licenciatura e de Técnico Superior Profissional (TeSP). Esta iniciativa foi aprovada pela DGES, com um investimento total de 735.913,00 €, com o objectivo de redução em 10% do abandono dos estudantes de 1ª vez 1ª ano.
Saber mais: https://ipca.pt/ipca/projetos/projetos-em-curso/futureinipca/
- Fábrica de Clubes
A “Fábrica de Clubes” é um espaço onde os estudantes podem encontrar outros colegas que partilham os mesmos hobbies, paixões, projetos ou ideias, e formar clubes para desenvolver essas atividades.
Uma iniciativa do IPCA, enquadrado no projeto FutureInIPCA, que visa promover a interação e a participação dos estudantes em diversas atividades de interesse comum. Os clubes podem ser de qualquer área, desde desporto, arte, cultura, jogos, ciência, tecnologia, empreendedorismo, voluntariado, etc. O objetivo é que os clubes sejam uma forma de enriquecer a experiência académica dos estudantes, de aprender novas competências, de conhecer novos colegas e de contribuir para a dinamização da comunidade do IPCA. Atualmente estão em processo de implementação. Atualmente, três clubes encontram-se em funcionamento e participam ativamente na Fábrica de Clubes.
- Academia de Leitura;
- Clube de Eletrónica e Robótica;
- Clube de Jogos de Tabuleiro.


- Workshops Future
No âmbito do projeto FutureInIPCA – Colaboração, Práticas Aplicadas e Inovação Digital para o Sucesso Académico estão a ser desenvolvidos cerca de 15 workshops direcionados a estudantes do IPCA. Estas iniciativas visam o desenvolvimento de competências essenciais para os estudantes, com o objetivo de apoiar e promover o sucesso académico no IPCA. Os workshops abordarão diversas temáticas fundamentais para a vida académica e pessoal dos estudantes, como escrita académica, gestão de tempo, métodos de estudo e muito mais. O foco está na combinação de inovação pedagógica com práticas aplicadas, criando experiências de aprendizagem significativas e impactantes.


Excelência Pedagógica e Inovação na Cocriação (EPIC)
No âmbito do programa de Investimento Impulso Mais Digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na medida da criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica, constituiu-se o consórcio Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação (EPIC) que tem como principal objetivo melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais. Seis Instituições de Ensino Superior – os Politécnicos do Cávado e do Ave, Viana do Castelo e de Leiria, e as Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior, uniram-se para criar um referencial de certificação de competências, espaços ativos de aprendizagem e eventos de inovação pedagógica, como Hackthons e EPIC Fóruns, com a participação de convidados especialistas nacionais e internacionais. Esta iniciativa totaliza 3.842.857,14 € de investimento para o consórcio, com 547.500,00 € para o IPCA.
Centro de Línguas do IPCA (CLIPCA)
O Centro de Línguas do IPCA (CLIPCA) é um projeto educativo que promove a formação linguística e a compreensão intercultural, alinhado com as políticas europeias e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Oferece cursos regulares, intensivos, de verão e à medida, em formato presencial e online, respondendo às necessidades da comunidade académica e do público em geral.
O CLIPCA reforça a estratégia do IPCA na internacionalização, através da aliança RUN-EU, e na interação com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional. Além disso, desempenha um papel essencial na inclusão, cooperação e capacitação linguística, preparando a comunidade para os desafios globais.
No ano letivo 2023/24, registou 93 inscrições e, no ano letivo 2024/25, 71 inscrições (até 31 de dezembro de 2024). Foram disponibilizadas candidaturas para 25 cursos, resultando em 461 candidaturas submetidas e na abertura de 12 cursos com 164 inscrições confirmadas. A taxa de conclusão dos cursos em 2023/24 foi de 88,17%.
Em termos financeiros, o CLIPCA registou receitas de 25.290,00€ e despesas de 20.691,40€, assegurando uma gestão equilibrada e sustentável. Os resultados refletem o crescimento da procura e da diversidade da oferta formativa, consolidando o CLIPCA como um pilar essencial na capacitação linguística e no fortalecimento da ligação entre ensino superior e sociedade.
Arquivo
Project based learning
O modelo pedagógico de ensino e aprendizagem baseado em projeto (PBL) começou a ser implementado no IPCA no âmbito do programa INCODE (Eixo 4 – Especialização). A aplicação piloto desta metodologia aos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais abrangeu os cursos de Aplicações Móveis (AM) e de Eletrónica, Automação e Comando (EAC).
Ensino a distância
A Escola Superior de Gestão do IPCA oferece, desde 2010, um curso de licenciatura em gestão pública em ensino a distancia. A aprendizagem em regime a distância (e-learning) é feita através de aulas por videoconferência. Este regime possibilita uma gestão de tempo flexível, em qualquer parte do país (continente e ilhas) ou até mesmo no estrangeiro, representando enormes benefícios para profissionais, em especial para os atuais trabalhadores da Administração Pública, permitindo conciliar a atividade profissional com a obtenção do grau de licenciado/a.
Projeto em Simulação Empresarial
Projeto em Simulação Empresarial (PSE) é uma unidade curricular implementada na Escola Superior de Gestão (ESG), desde 2005. Assenta num modelo dinâmico de aprender fazendo, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão prática da sua futura atividade profissional e facilitar a integração no mundo de trabalho.
Formação e Workshops
- RUN-EU Super Week – 5th Edition | RUN-EU
- Workshop – Necessidades Educativas Especiais: Conhecer e Intervir – IPCA
- Pedagogical Coffee Meetings
- Mês da Inovação Pedagógica
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
O IPCA é um dos 17 politécnicos promotores das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP), um programa de formações desenvolvido inteiramente online, que se destina a docentes do Ensino Superior das instituições participantes.
Eventos e Projetos
Inovação em co-criação
O IPCA integra o projeto “Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo”, que reúne 13 institutos politécnicos portugueses, em torno da criação de ecossistemas empreendedores capazes de dar resposta aos desafios das sociedades atuais. Neste contexto, os processos de cocriação e a capacitação para o empreendedorismo constituem ferramentas de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial.
Poliempreende
O Poliempreende é a maior rede de empreendedorismo, a nível nacional, envolvendo todo o ensino superior politécnico, com o objetivo de fomentar uma cultura empreendedora, a promoção da criatividade e de ideias inovadoras, bem como valorização do conhecimento. O IPCA participa neste concurso desde a 7.ª edição (2009). Em 2021, esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto Link Me Up – 1000 ideias.
InIPCA Programa de mentoria para estudantes
O InIPCA é o programa de do IPCA que visa promover uma integração saudável e proativa e, simultaneamente, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela 1ª vez num curso de licenciatura da nossa Academia.
É um programa de mentoria por pares (de estudantes para estudantes), em que o mentor assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.
UpSkill
O Programa UPskill visa a requalificação de pessoas – desempregados ou em situação de subemprego – nas várias áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). São as empresas com atividade no mercado nacional que identificam as áreas tecnológicas e as vagas de emprego, de acordo com as suas necessidades efetivas de talento.
Este Programa resultou de uma parceria entre a APDC, o ISCTE, o IEFP e os Institutos Politécnicos, sendo o IPCA um parceiro estratégico na região norte. Pretende-se, com esta iniciativa nacional diferenciadora, dar resposta às necessidades concretas das empresas em termos de talento qualificado e à urgente requalificação de recursos humanos em TIC, contribuindo para o reforço da sua empregabilidade.
Festival Enther the Void

O Festival ‘ Enter The Void’ tem como principal objetivo criar uma comunidade criativa, inovadora, inclusiva para explorar novas ideias e inspirar a próxima geração de criadores, designers, artistas. Pretende-se partilhar experiências, trocar ideias e estimular inovação e criatividade.
O programa inclui oradores e artistas premiados nas áreas criativas de Motion Design, Animação, Design Gráfico, Arquitetura, Música, Documentário, Ilustração, Televisão, entre outros; E está organizado em ‘talks’ (conversas informais), workshops e ‘creative gatherings’ destinados a elevar as competências criativas e artísticas.
Neste festival são também apresentados os trabalhos dos estudantes dos cursos (1º e 2º ano) TeSP de Audiovisual Digital, Design para Medias Digitais, Design de Moda e Ilustração e Arte Gráfica, nas áreas do design digital, ilustração, fotografia, vídeo, entre outras. Esta mostra, realizada desde 2021, assinala e comemora o final do ano letivo.
EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação
IPCA, Politécnico de Leiria, Politécnico de Viana, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade do Minho unem forças em prol do projeto EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
Este projeto tem como objetivo melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais.
Nesta primeira reunião presencial, que decorreu na passada sexta-feira na Universidade do Minho, foram criados grupos de trabalho que debateram e definiram o plano de ação para os dois anos de execução do projeto.
Nesta sessão, houve ainda oportunidade para se discutirem ideias, criar a comunidade EPIC e continuar a implementação dos trabalhos em cocriação.
Os próximos passos já ficaram definidos e no final deste encontro fica a certeza de que a inovação pedagógica é uma prioridade.

WELCOME IPCA – Programa de integração dos novos estudantes
O programa Welcome IPCA visa a integração e o acolhimento dos recém-chegados estudantes na instituição e na região, numa organização conjunta do IPCA e da Associação Académica.
Em 2022, o programa teve início em 19 de setembro, com um conjunto de atividades de índole académica, cultural e recreativa onde os novos estudantes foram desafiados a participar ativamente, potenciando-se momentos de partilha com os seus novos colegas, sempre numa perspetiva de integração.
Notícias
Divulgação de Eventos


