O IPCA tem como compromisso a melhoria da oferta educativa e a promoção do desenvolvimento de competências futuras e avançadas para a transformação da sociedade. Neste âmbito, promove um conjunto de atividades de inovação pedagógica baseadas na experimentação e cocriação, centrado em abordagens pedagógicas ativas, interdisciplinares e inovadoras, assentes na flexibilidade curricular e na oferta de micro-credenciais. Este programa é transversal a toda a oferta educativa da instituição, como forma de alinhar e ajustar todas as ações e programas com base em abordagens pedagógicas mais colaborativas e inovadoras.
Metodologias de Ensino
Project based learning
O modelo pedagógico de ensino e aprendizagem baseado em projeto (PBL) começou a ser implementado no IPCA no âmbito do programa INCODE (Eixo 4 – Especialização). A aplicação piloto desta metodologia aos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais abrangeu os cursos de Aplicações Móveis (AM) e de Eletrónica, Automação e Comando (EAC).
Ensino a distância
A Escola Superior de Gestão do IPCA oferece, desde 2010, um curso de licenciatura em gestão pública em ensino a distancia. A aprendizagem em regime a distância (e-learning) é feita através de aulas por videoconferência. Este regime possibilita uma gestão de tempo flexível, em qualquer parte do país (continente e ilhas) ou até mesmo no estrangeiro, representando enormes benefícios para profissionais, em especial para os atuais trabalhadores da Administração Pública, permitindo conciliar a atividade profissional com a obtenção do grau de licenciado/a.
Projeto em Simulação Empresarial
Projeto em Simulação Empresarial (PSE) é uma unidade curricular implementada na Escola Superior de Gestão (ESG), desde 2005. Assenta num modelo dinâmico de aprender fazendo, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma visão prática da sua futura atividade profissional e facilitar a integração no mundo de trabalho.
Formação e Workshops
- RUN-EU Super Week – 5th Edition | RUN-EU
- Workshop – Necessidades Educativas Especiais: Conhecer e Intervir – IPCA
- Pedagogical Coffee Meetings
- Mês da Inovação Pedagógica
Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico
O IPCA é um dos 17 politécnicos promotores das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP), um programa de formações desenvolvido inteiramente online, que se destina a docentes do Ensino Superior das instituições participantes.
Eventos e Projetos
Inovação em co-criação
O IPCA integra o projeto “Link Me Up – 1000 ideias – Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo”, que reúne 13 institutos politécnicos portugueses, em torno da criação de ecossistemas empreendedores capazes de dar resposta aos desafios das sociedades atuais. Neste contexto, os processos de cocriação e a capacitação para o empreendedorismo constituem ferramentas de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial.
Poliempreende
O Poliempreende é a maior rede de empreendedorismo, a nível nacional, envolvendo todo o ensino superior politécnico, com o objetivo de fomentar uma cultura empreendedora, a promoção da criatividade e de ideias inovadoras, bem como valorização do conhecimento. O IPCA participa neste concurso desde a 7.ª edição (2009). Em 2021, esta iniciativa decorreu no âmbito do projeto Link Me Up – 1000 ideias.
InIPCA Programa de mentoria para estudantes
O InIPCA é o programa de do IPCA que visa promover uma integração saudável e proativa e, simultaneamente, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela 1ª vez num curso de licenciatura da nossa Academia.
É um programa de mentoria por pares (de estudantes para estudantes), em que o mentor assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.
UpSkill
O Programa UPskill visa a requalificação de pessoas – desempregados ou em situação de subemprego – nas várias áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). São as empresas com atividade no mercado nacional que identificam as áreas tecnológicas e as vagas de emprego, de acordo com as suas necessidades efetivas de talento.
Este Programa resultou de uma parceria entre a APDC, o ISCTE, o IEFP e os Institutos Politécnicos, sendo o IPCA um parceiro estratégico na região norte. Pretende-se, com esta iniciativa nacional diferenciadora, dar resposta às necessidades concretas das empresas em termos de talento qualificado e à urgente requalificação de recursos humanos em TIC, contribuindo para o reforço da sua empregabilidade.
Festival Enther the Void
O Festival ‘ Enter The Void’ tem como principal objetivo criar uma comunidade criativa, inovadora, inclusiva para explorar novas ideias e inspirar a próxima geração de criadores, designers, artistas. Pretende-se partilhar experiências, trocar ideias e estimular inovação e criatividade.
O programa inclui oradores e artistas premiados nas áreas criativas de Motion Design, Animação, Design Gráfico, Arquitetura, Música, Documentário, Ilustração, Televisão, entre outros; E está organizado em ‘talks’ (conversas informais), workshops e ‘creative gatherings’ destinados a elevar as competências criativas e artísticas.
Neste festival são também apresentados os trabalhos dos estudantes dos cursos (1º e 2º ano) TeSP de Audiovisual Digital, Design para Medias Digitais, Design de Moda e Ilustração e Arte Gráfica, nas áreas do design digital, ilustração, fotografia, vídeo, entre outras. Esta mostra, realizada desde 2021, assinala e comemora o final do ano letivo.
EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação
IPCA, Politécnico de Leiria, Politécnico de Viana, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade do Minho unem forças em prol do projeto EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação.
Este projeto tem como objetivo melhorar a experiência dos estudantes, capacitando os docentes para desenvolver ambientes e processos de ensino e aprendizagem mais inovadores e digitais.
Nesta primeira reunião presencial, que decorreu na passada sexta-feira na Universidade do Minho, foram criados grupos de trabalho que debateram e definiram o plano de ação para os dois anos de execução do projeto.
Nesta sessão, houve ainda oportunidade para se discutirem ideias, criar a comunidade EPIC e continuar a implementação dos trabalhos em cocriação.
Os próximos passos já ficaram definidos e no final deste encontro fica a certeza de que a inovação pedagógica é uma prioridade.
WELCOME IPCA – Programa de integração dos novos estudantes
O programa Welcome IPCA visa a integração e o acolhimento dos recém-chegados estudantes na instituição e na região, numa organização conjunta do IPCA e da Associação Académica.
Em 2022, o programa teve início em 19 de setembro, com um conjunto de atividades de índole académica, cultural e recreativa onde os novos estudantes foram desafiados a participar ativamente, potenciando-se momentos de partilha com os seus novos colegas, sempre numa perspetiva de integração.
Notícias
Divulgação de Eventos