Num momento em que a RUN-EU se prepara para uma nova etapa, a Future Advanced Skills Academy do IPCA promoveu uma reflexão conjunta em torno das ações de inovação pedagógica.
Os objetivos: balanço de dois anos de intervenção mais direta com a comunidade educativa do IPCA e linhas prioritárias de ação para o futuro.
Os resultados: identificação de necessidades, oportunidades e ações a realizar, em particular no que toca ao próximo ano letivo, e lançamento das Pedagogical Coffee Meetings, um fórum permanente de inovação pedagógica, a realizar mensalmente.
Em análise estiveram, em particular, a criação, fase piloto e sustentabilidade do projeto “50+10”, implementado em licenciaturas e cursos TeSP, a promoção e partilha de práticas de aprendizagem ativas, promotoras do envolvimento dos estudantes, e a utilização de metodologias de avaliação diversificadas e digitais. Não ficaram, contudo, esquecidas as participações na SuperWeek e demais ações de desenvolvimento pedagógico promovidas pela RUN-EU, a organização de short advanced programmes e sprint weeks, a realização de mostras de inovação pedagógica, o desenvolvimento de estratégias de interação e avaliação pedagógica ou os estudos e iniciativas focados na integração dos estudantes e promoção do seu sucesso académico.
A próxima coffee meeting está agendada para 20 de julho. Para além da discussão irá incluir momentos formativos e exploração de recursos. Os interessados em lançar temas de debate poderão entrar em contacto através do email fasa@ipca.pt. O café já está assegurado!
Esta ação insere-se no projeto “Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior” (SKILLS BOOST 2025@IPCA NEXT), o qual tem como principal finalidade reforçar a transferência de conhecimento científico e a empregabilidade.