O projeto 50+10 tem novas contas: Seis cursos, cinco desafios, setenta ideias

São seis os cursos de licenciatura que integram a fase piloto do “IPCA (50+10) Concept for Future Skills”. Nestas primeiras sprint weeks participaram mais de 150 estudantes, envolvidos em 5 desafios, para os quais foram apresentadas cerca de 70 ideias. Esta fase contou com 13 parcerias.

Já imaginou reabastecer o seu frasco de champô na sua pausa para café ou enquanto espera pelo autocarro? Ou ter um sensor que o alerta para o excesso de exercício físico? Dedicar as férias a uma viagem no tempo? E num carrinho de compras que guia uma pessoa cega no supermercado, para que esta faça as suas compras autonomamente? Estes são alguns exemplos das ideias desenvolvidas pelas equipas de estudantes do 1º ano que participaram na primeira fase da implementação do “IPCA (50+10) Concept for Future Skills”. O projeto arrancou, em fase piloto, no início deste ano letivo. O semestre encerrou com a apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos, que contou com a participação das entidades parceiras nos cursos em que está a ser implementado.

Aos cinco desafios lançados – prevenir o desperdício alimentar, criar ofertas de turismo inovador, divulgar a cultura local, desenvolver bens ou serviços de consumo inovadores e projetar tecnologias para monitorização em desporto, os estudantes responderam com espírito de equipa, pesquisas, entrevistas, muita discussão, criatividade, exploração, partilha e mais de 70 ideias. Para a apresentação dos trabalhos, as equipas foram ainda desafiadas a recorrer a formatos apelativos e criativos, tais como pitch, mostra interativa e exposição artística. O projeto 50+10 terá continuidade no 2º semestre, mas não deixa de ter o futuro em vista. Desafios diferentes, equipas transformadas e ideias novas seguem dentro de algumas semanas.

O “50+10” é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills. Pretende o desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, promovendo assim transformações e melhorias sociais. Trabalhar em equipa, comunicar, colaborar, explorar, questionar, criar, partilhar estão entre as competências-chave que, através do envolvimento ativo dos estudantes, o projeto 50+10 pretende promover, fazendo-o desde o momento de entrada dos estudantes no Ensino Superior, em que estarão mais abertos à mudança.

Este conceito foi desenvolvido pelo IPCA no âmbito da Future Advanced Skills Academy, integrado no programa de desenvolvimento pedagógico da Regional University Network – European University. Colocando a inovação pedagógica ao serviço da estratégia de promoção do sucesso académico e prevenção do abandono do IPCA, o projeto está ainda enquadrado com os projetos “Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior” e “+InIPCA – mais sucesso| mais inclusão| mais inovação| mais diversidade| mais pluralidade”. Na fase piloto de implementação do modelo estão abrangidos também Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).