+ Sucesso – Abandono em debate no IPCA

No âmbito da promoção do sucesso académico e a prevenção do abandono dos estudantes, o IPCA viu aprovada a candidatura "+ InIPCA: mais sucesso| mais inclusão| mais inovação| mais diversidade| mais pluralidade”.

Esta candidatura surge no âmbito do “Programa Operacional Capital Humano – Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior”.

O projeto tem como finalidade reforçar o acompanhamento de proximidade, garantindo maior e melhor inclusão, com especial enfoque nos estudantes a frequentar pela primeira vez o Ensino Superior. O programa tem ainda como eixos a implementação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e a sinalização precoce de estudantes em risco de insucesso. O êxito desta iniciativa depende, assim, do envolvimento e participação de toda a comunidade!

Neste contexto, terá lugar a iniciativa “+ Sucesso – Abandono: Conhecer, prevenir e intervir no 1º ano”, que se irá realizar no próximo dia 7 de março, com sessão de abertura às 09h30, a cargo da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, na Biblioteca José Mariano Gago, no Campus.

Ciente da dimensão dos desafios que o Ensino Superior pós-pandemia enfrenta, em particular no caso dos estudantes do 1º ano, o IPCA pretende, com este evento, realizar uma reflexão conjunta em torno das metas e medidas a implementar, tendo em vista o sucesso académico dos nossos novos estudantes, pelo que apelamos à participação e envolvimento de todos.

Esta sessão contará com a presença de Joana Casanova, investigadora especializada na área do sucesso e abandono no Ensino Superior; de António Moreira, Pró-presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA; de Carla Cruz, Diretora dos Serviços de Ação Social; e de Liliana Pereira, Provedora do Estudante do IPCA.