Cocriar o futuro, 10 ideias de cada vez

À semelhança da edição anterior do Projeto de Inovação em Cocriação, foram dez as equipas do IPCA que aceitaram o desafio de cocriar o futuro. As ideias desenvolvidas neste 6º batch foram apresentadas numa mostra interativa.

Decorreu esta quarta-feira, dia 31 de maio, a apresentação dos Projetos de Inovação em Cocriação desenvolvidos no IPCA, no âmbito do 6.º batch do programa “Link Me Up – 1000 ideias”. À semelhança da edição anterior, foram dez as equipas multidisciplinares que aceitaram o desafio de cocriar o futuro e apresentar as suas ideias numa mostra interativa. Mobilidade sustentável, recuperação de energia, controlo de efluentes são alguns exemplos das grandes problemáticas identificadas para esta edição. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as entidades envolvidas, mergulhar a fundo nos problemas, explorar soluções inovadoras e… arriscar. O desenvolvimento de competências transversais é um dos aspetos centrais do projeto, que pretende promover o envolvimento ativo dos estudantes e mostrar que tentar é aprender.

À semelhança das últimas edições, o IPCA adotou um formato dinâmico para as apresentações finais, com a realização de uma mostra em que cada equipa, composta por estudantes, representantes das organizações parceiras e facilitadores, expôs o projeto desenvolvido. O júri circulou pelas diferentes demonstrações e assistiu aos pitch preparados por cada projeto. A mostra foi aberta a toda a comunidade educativa, com o objetivo de promover a interação e colaboração entre estudantes, docentes e entidades.

O projeto “Link Me Up – 1000 ideias” reúne 13 institutos politécnicos portugueses, em torno da criação de ecossistemas empreendedores capazes de dar resposta aos desafios das sociedades atuais. Neste contexto, os processos de cocriação e a capacitação para o empreendedorismo constituem ferramentas de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial. O consórcio é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Colaboraram nesta edição as seguintes entidades: Câmara Municipal de Barcelos, PLMJ Advogados, Vestas, MAXIGRAU, Transporte Urbanos de Braga, Ediprinter, ETMA Metal Parts, Associação Desportiva e Cultural de Nogueiró e Tenões e TINTEX Naturally Advanced.