No IPCA, 50+10 dá… skills de futuro

Arrancaram as sprint weeks do projeto 50+10, duas semanas intensivas dedicadas a projetos transversais, desenvolvidos em colaboração com entidades parceiras.

Se um grupo de estudantes do 1º ano já lhe pediu uma entrevista, opinião ou ideia sobre um problema concreto do mundo real, foi certamente abordado por uma das equipas do “IPCA (50+10) Concept for Future Skills”… ou, para quem já conhece este projeto, apenas o “50+10”. E caso esse problema também o afete, dentro de uma semana poderá ficar a conhecer algumas das soluções propostas pelos estudantes. O projeto arrancou, em fase piloto, no início deste ano letivo. O semestre encerra com a apresentação e avaliação dos trabalhos desenvolvidos, que conta com a participação das entidades parceiras nos cursos em que está a ser implementado.

O “50+10” é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills. Pretende o desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, promovendo assim transformações e melhorias sociais. Trabalhar em equipa, comunicar, colaborar, explorar, questionar, criar, partilhar estão entre as competências-chave que, através do envolvimento ativo dos estudantes, o projeto 50+10 pretende promover, fazendo-o desde o momento de entrada dos estudantes no Ensino Superior, em que estarão mais abertos à mudança.

Este conceito foi desenvolvido pelo IPCA no âmbito da Future Advanced Skills Academy, integrado no programa de desenvolvimento pedagógico da Regional University Network – European University. Colocando a inovação pedagógica ao serviço da estratégia de promoção do sucesso académico e prevenção do abandono do IPCA, o projeto está ainda enquadrado com os projetos “Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior” e “+InIPCA – mais sucesso| mais inclusão| mais inovação| mais diversidade| mais pluralidade”. Na fase piloto de implementação do modelo estão abrangidos cursos de Licenciatura e Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).