O modelo de avaliação da dimensão de ensino/aprendizagem baseia-se numa estrutura em pirâmide com quatro níveis: unidade curricular, curso, unidade orgânica e IPCA. Assim, a UC constitui a unidade base da análise e da avaliação deste processo.
Modelo de avaliação da dimensão do ensino e aprendizagem, por processos
A procura sistemática pela garantia da qualidade, nomeadamente em relação ao processo de ensino e aprendizagem é concretizada pela estrutura interna de cada UO, organizada em Departamentos, Centros de Investigação e Direções de Curso que procedem à monitorização do funcionamento das unidades curriculares relativamente aos objetivos definidos nos planos curriculares dos cursos, para a promoção da melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação nas dimensões do estudante e do docente.
Todos os procedimentos e documentação associada a todo este processo estão descritos no Manual da Qualidade.
Questionários de avaliação pedagógica - QAPa
Os QAPa – são um importante instrumento do sistema interno de garantia da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. A informação fornecida pelos questionários permite acompanhar o funcionamento de cada unidade curricular possibilitando, aos responsáveis pela gestão pedagógica, identificar as fragilidades/sucessos das mesmas, e dos respetivos cursos, e a definição das ações de melhoria necessárias à garantia de um ensino de qualidade.
Os Inquéritos são disponibilizados online a todos os estudantes no final de cada semestre letivo, abordando as seguintes dimensões:
– Funcionamento da unidade curricular;
– Desempenho pedagógico do docente e
– Envolvimento do estudante no processo de ensino e aprendizagem.
Este momento de avaliação permite aos estudantes intervir de forma ativa e construtiva na melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. As respostas recolhidas, após tratamento estatístico e análise, são um importante instrumento de autorreflexão e suporte a formas de atuação.
Os critérios utilizados para o tratamento estatístico dos dados, nomeadamente em relação à assiduidade às aulas e o número de respostas necessárias para que os resultados sejam considerados representativos, estão descritos nos documentos aqui disponibilizados.