O IPCA é uma Instituição de Ensino Superior Pública de natureza fundacional com regime de direito privado, ao abrigo do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. O IPCA é dotado de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.
Missão
Considerando que a missão de uma organização tem relação direta com a sua identidade e com a cultura organizacional, esta encontra-se consagrada nos seus Estatutos: “Contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estimular a criação cultural, a investigação e pesquisa aplicadas e fomentar o pensamento reflexivo e humanista. Inserido no espaço europeu de ensino superior, proporcionar áreas de conhecimento para o exercício de atividades profissionais atrativas no plano nacional e internacional, promovendo a mobilidade, a empregabilidade e as relações de reciprocidade com a comunidade”.
Princípios
O IPCA, na conceção e prática dos mecanismos da sua administração, orienta -se por princípios de democraticidade e participação, tendo em vista:
a) Favorecer a livre expressão da pluralidade de ideias e opiniões;
b) Garantir a liberdade de criação cultural, artística, científica e tecnológica;
c) Assegurar as condições necessárias para uma atitude crítica e de permanente inovação científica, artística e pedagógica;
d) Estimular o envolvimento de todo o corpo docente, não docente e estudantes nas suas atividades;
e) Promover uma estreita ligação com a comunidade na organização e realização das suas atividades, visando, designadamente, a inserção dos seus diplomados na vida profissional.
Valores
O IPCA assume como fundamentais os seguintes valores:
a) A ética;
b) A excelência;
c) O ensino inclusivo, inovador e flexível;
d) A transferência e valorização do conhecimento;
e) A competitividade e o empreendedorismo.