Ir para o conteúdo principal

Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior (+InIPCA)

Síntese  do Projeto

O projeto Skills 4 Pós-COVID – Competências para o futuro no Ensino Superior (+InIPCA), operação POCH-02-53I2-FSE-000038, tem como objetivo central o desenvolvimento de mecanismos que fortaleçam a integração e inclusão de novos estudantes, mediante a capacitação de tutores e mentores, bem como da promoção de práticas e metodologias de ensino aprendizagem flexíveis como motores do sucesso escolar. Esta abordagem assenta num acompanhamento de proximidade, diferenciado e preditivo do abandono, com a monitorização em tempo real dos fatores de risco.

Assim, os objetivos do presente projeto são:
OE 1 – Estimular as práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, apostando na diversificação das metodologias e instrumentos pedagógicos – tecnológicos e sociais;
OE 2 – Gerar condições favoráveis à criação de iniciativas em cocriação, focadas no desenvolvimento de future skills e criação de comunidades de prática;
OE 3 – Promover o alargamento das práticas de mentoria e tutoria nos vários ciclos de estudo, de forma ativa e participativa, através de mecanismos inovadores de reconhecimento;
OE 4 – Favorecer os processos de inclusão e orientação, anterior e durante o ensino superior, para melhor adequação das expectativas dos estudantes.
OE 5 – Capacitar a instituição de ferramentas inteligentes e diferenciadoras que permitam prever e mitigar o insucesso escolar.

O desenvolvimento dos objetivos estratégicos será garantido através da implementação de um conjunto de atividades, enquadradas em oito ações:
AC1 – Diagnóstico (das práticas pedagógicas, fatores de risco e medidas);
AC2 – mais Campus (aberto, inclusivo, informativo, orientado, plural);
AC3 – mais Envolvimento (nas atividades, no reconhecimento, na colaboração);
AC4 – mais Competências (na aprendizagem; em skills de futuro, no bem-estar);
AC5 – mais Mentoria (integradora, inclusiva e potenciadora de sucesso);
AC6 – mais Tutoria (especializada, inovadora e orientada ao estudante);
AC7 – mais Pedagogia (colaborativa, dinâmica, inovadora e baseada em projetos);
AC8 – FollowUp e Avaliação (próxima, inteligente e preditiva)

»» Ficha de Projeto