IMPACTV: Impacto eMocional e Previsão de Audiências de Conteúdo na TV

Síntese  do Projeto

A indústria de criação de conteúdos encontra-se a crescer a um ritmo médio de 10% ao ano, estimando-se que até 2030 o mercado seja avaliado em 6 mil milhões de dólares americanos (Marketwach). O facto de os consumidores estarem cada vez mais expostos a um maior número de conteúdos, pelo surgimento de novos serviços de streaming, impulsiona a lealdade de cada um dos consumidores, o que, por sua vez, fomenta a preocupação com a criação de conteúdos com cada vez mais qualidade. De facto, as audiências são, cada vez menos, um indicador de satisfação do cliente e o envolvimento emocional do cliente cada vez mais um fator de distinção para os criadores de conteúdo. Consequentemente, os conteúdos publicitários ganham, também, cada vez mais importância, não só pela aposta na sua atratividade, mas pela valorização do contexto em que são exibidos.

Assim, através deste projeto, o presente consórcio pretende aliar a capacidade de recolha de dados fisiológicos da plataforma MindProber e dados de consumo de TV através da caixa NOS UMA, bem como o conhecimento da equipa MindProber em neurociência do consumo e audiências, a experiência de mercado e a base de dados de clientes da NOS, e a capacidade científica do 2Ai-IPCA para desenvolver e aplicar algoritmos de inteligência artificial para prever audiências no cinema televisivo.

Data de aprovação: 2021-08-05
Data de início: 2021-07-01
Data de conclusão:  2023-06-30

Ficha de projeto