
Síntese do Projeto
A desadequação de competências é um problema persistente na indústria europeia, e é acentuada pelo tipo e ritmo da mudança tecnológica.
As competências exigidas pela introdução sistemática de Inteligência Artificial e automação na produção e na cadeia de fornecimento variam desde o design e uso de tecnologia até ao pensamento crítico, criatividade e iniciativa.
Com o VERSE, desenvolvemos uma nova metodologia de ensino para a sustentabilidade do setor do design de moda, que transforma a sala de aula num ambiente empresarial multinacional e multidisciplinar, enquanto equipamos os estudantes com competências digitais e de tecnologias avançadas, pensamento crítico e uma mentalidade responsável em relação à sociedade e ao meio ambiente.
A metodologia, que se baseia numa abordagem de Design Thinking e inclui filosofia aplicada ao empreendedorismo, será replicável, transferível e associará sistematicamente os atores do mercado de trabalho a cada etapa do processo educativo.
O setor do design de moda foi escolhido pelo seu alto valor simbólico e económico, bem como pelo seu grande impacto no meio ambiente.
A parceria reúne Instituições de Ensino Superior (incluindo prestigiados Departamentos de Mecatrónica, Tecnologias da Informação e Engenharia Mecânica), fornecedores de Educação e Formação Profissional (incluindo a escola de moda mais antiga do mundo) e atores do Mercado de Trabalho (afilhados a associações de empregadores regionais).
Todos os parceiros têm um longo historial de inovação nas suas respetivas áreas e vasta experiência em cooperação internacional.
Identificação do Projeto
Financiamento do Projeto
Entidades Participantes