O GAQ tem como função principal prestar apoio ao Conselho para a Avaliação e Qualidade (nº6 do art.º 47º dos estatutos do IPCA), na elaboração, implementação e monitorização dos processos de avaliação e qualidade.
Desde outubro de 2011 desenvolve a sua atividade sob a coordenação direta da Vice-Presidência para a Avaliação e Qualidade.
Competências
Apoiar a implementação da política da qualidade do IPCA;
Apoiar os processos de autoavaliação e de avaliação externa do IPCA;
Colaborar na organização dos processos de acreditação prévia de novos ciclos de estudos e submetê-los à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior;
Construir bases de dados, indicadores de gestão e dados estatísticos, elaborando relatórios periódicos sobre o desempenho do IPCA e das suas unidades orgânicas, no âmbito da política da qualidade;
Analisar, propor e acompanhar a melhoria dos processos e procedimentos organizacionais;
Coordenar a aplicação dos questionários de avaliação pedagógica aos estudantes, processar e analisar os dados recolhidos e elaborar os respetivos relatórios;
Divulgar periodicamente relatórios de avaliação da qualidade dos serviços;
Assegurar um sistema de informação e meios de divulgação dos processos de garantia da qualidade no IPCA
Realizar as demais atividades inerentes à definição, monitorização e implementação da política da qualidade do IPCA.