Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior

Síntese  do Projeto

A saúde mental é também uma condição essencial para a aprendizagem, para o crescimento intelectual, emocional, para além de melhorar a condição física. O programa que agora se apresenta visa aumentar as competências socio-emocionais promotoras da saúde mental e do bem-estar em todos os membros da comunidade, em especial nos estudantes, aumentar o conhecimento sobre a saúde mental e bem-estar e diminuir o estigma em todos os membros da comunidade; aumentar a eficácia e a qualidade na procura de ajuda psicológica, a intervenção precoce e o encaminhamento para serviços especializados.
De forma a alcançar tais desideratos, o programa está estruturado em 3 eixos:

• Literacia em saúde mental

• Cidadania, inclusão e sucesso

• Saúde e bem-estar

Os eixos foram construídos com base nos princípios e orientações gerais definidos pela Comissão Técnica nomeada por Despacho n.º 5506/2023, publicado em Diário da República, 2.ª série, de 12 de maio, designadamente, capacitar o estudante para o autocuidado em termos da saúde mental e saúde em geral; diminuir o estigma dos problemas e perturbações de saúde mental; desenvolver competências pessoais, sociais e de relacionamento interpessoal dos estudantes; promover o desenvolvimento pedagógico dos docentes; promover um ambiente de bem-estar, integração, inclusão e de sucesso académico; desenvolver competências pessoais, sociais e de relacionamento e garantir acessibilidade aos cuidados de saúde.

»» Ficha de Projeto