O GAQ tem como função principal prestar apoio ao Conselho para a Avaliação e Qualidade (nº6 do art.º 47º dos estatutos do IPCA), na elaboração, implementação e monitorização dos processos de avaliação e qualidade.
Competências
- Apoiar a implementação da política da qualidade do IPCA;
- Apoiar os processos de autoavaliação e de avaliação externa do IPCA;
- Colaborar na organização dos processos de acreditação prévia de novos ciclos de estudos e submetê-los à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior;
- Analisar bases de dados, indicadores de gestão e dados estatísticos, elaborando relatórios periódicos sobre o desempenho do IPCA e das suas unidades orgânicas, no âmbito da política da qualidade;
- Analisar, propor e acompanhar a melhoria dos processos e procedimentos organizacionais;
- Coordenar a aplicação dos questionários de avaliação pedagógica aos estudantes, processar e analisar os dados recolhidos e elaborar os respetivos relatórios;
- Divulgar periodicamente relatórios de avaliação da qualidade dos serviços;
- Assegurar um sistema de informação e meios de divulgação dos processos de garantia da qualidade no IPCA;
- Realizar as demais atividades inerentes à definição, monitorização e implementação da política da qualidade do IPCA.