Síntese do Projeto
Considerando o desenvolvimento e a maturidade do Sistema de Ensino Superior Politécnico (ESP) português; a sua cobertura geográfica e a diversidade de áreas e domínios científicos com capacidade instalada; a experiência e dinâmica adquiridas como resultado da participação conjunta em redes internacionais, no geral, e no projeto Portugal Polytechnics (SIAC Internacionalização), em particular; o significativo incremento da dimensão internacional do ESP português; e as sinergias existentes com empresas/tecido empresarial e instituições regionais, que concretizam, na sua essência, a vocação do sistema politécnico, torna-se crucial implementar medidas que possam, por um lado, promover o desenvolvimento desta política, e, por outro, aprofundar os mecanismos que potenciem não só a internacionalização das IES, mas também a internacionalização da economia portuguesa, e a cooperação para o desenvolvimento. Assim sendo, propõe-se que as medidas a implementar possam ser estruturadas em objetivos distintos, mas complementares, não só visando contribuir para o reforço da internacionalização da economia regional e nacional, mas também para a manutenção demográfica e para a afirmação internacional do ESP e do sistema científico e tecnológico português, assegurando simultaneamente a sustentabilidade futura das ações preconizadas.
As atividades
1 – Criação de uma rede de embaixadores que potenciem o estudo aprofundado e definição das características do mercado-alvo que se pretende penetrar/aprofundar;
2 – Criação dos Prémios ESPP para reconhecer o incremento presencial simbiótico do ESPP conjuntamente com o tecido empresarial nas distintas
regiões do mundo;
3 – Desenvolvimento de uma plataforma de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos;
4 – Ações de partilha do conhecimento com o tecido empresarial sobre oportunidades detetadas pela rede e a capacitação do tecido empresarial
preparando-o para a internacionalização;
5 – Realização de eventos de internacionalização do tecido empresarial português;
6 – Elaboração de relatórios periódicos, distribuídos trimestralmente: aos membros da rede; ao tecido empresarial nacional; aos membros do governo interessados no domínio da rede;
7 – Desenvolvimento do marketing digital dirigido;
8 – Gestão Global do Projeto.
Identificação do Projeto
Financiamento do Projeto