IPCA presente na European Innovation Academy 2018 (EIA 2018)

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) leva pela primeira vez estudantes e recém-graduados a participarem na European Innovation Academy (EIA 2018), que decorre em Cascais, até 3 de agosto.

Trata-se do maior programa em inovação digital na Europa, contando com 500 participantes de mais de 75 nacionalidades.

Na EIA, os seis representantes de licenciatura e mestrado das quatro Escolas do IPCA têm a oportunidade de integrar um programa de empreendedorismo imersivo, muito prático, na lógica “learning by doing”. Esta academia de verão é orientada a todos os estudantes de Instituições de Ensino Superior americanas, asiáticas e europeias de referência, com o objetivo fundamental de proporcionar uma experiência de aprendizagem experimental e capacitar para o empreendedorismo.

Durante as três semanas do programa, os participantes têm, assim, a oportunidade de aprender a desenvolver os seus projetos de negócio, bem como de os apresentar a potenciais investidores, também presentes no evento.

A academia conta com a colaboração das melhores universidades do mundo, nomeadamente, a UC Berkeley e a Stanford University, e com a supervisão de altos quadros da Google e de outras empresas de Silicon Valley.

A participação dos estudantes foi patrocinada pelo IPCA e pelo Banco Santander, no âmbito da estratégia de internacionalização do IPCA e da sua preocupação com a dinamização de experiências pedagógicas inovadoras, que aumentem o potencial empreendedor da sua comunidade académica.

Sobre os projetos:

> Copito: copo reutilizável

A equipa conta com dois participantes do IPCA, o Moisés Moreira, estudante da Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e a Ana Lopes, também licenciada neste curso e atualmente a frequentar o Mestrado em Ilustração e Animação. O projeto visa desenvolver um copo reutilizável, para substituir os copos descartáveis, utilizados, sobretudo, em festivais e em estabelecimentos noturnos.

Utilizando uma aplicação de companhia, que vai motivar o cliente a usar o copo em vários locais, nomeadamente em bares e restaurantes parceiros, sendo que o copo poderá ser feito em plástico reciclado, aço inoxidável, porcelana ou vidro, terá um design otimizado para que seja prático e uma vida útil de 2 ou 3 anos, assim como garantia de 1 ano. De acordo com a equipa “os potenciais investidores têm reparado que a nossa abordagem ao problema é diferente e ficam interessados porque pode alterar o comportamento dos consumidores e fazer com que reutilizem efetivamente o copo”.

Aos estudantes do IPCA, juntam-se, neste projeto, Frank Chen, de Taiwan a estudar em França, licenciado em Engenharia Ambiental e a tirar o mestrado de Gestão na IMT Atlantique; Iolanda Rocha, formada em Biologia na Universidade do Porto; Elise Gouin, 21 anos, Edmonton, Canadá, estudante de Comunicação na MacEwan University.

http://copito.club/https://www.facebook.com/CopitoCup/

> FreeFrom App

Catarina Pinheiro, da licenciatura em Solicitadoria do IPCA, integra o projeto FreeFrom App. Trata-se de uma aplicação que liga pessoas com dietas especiais (alergias alimentares, vegetarianos e vegans) aos restaurantes que podem satisfazer as suas necessidades. O feedback, por parte dos mentores, tem sido positivo e há já restaurantes interessados em colaborar com o grupo.

A desenvolver este projeto com a Catarina estão a Mariam, da Geórgia, a Tonantzin, do México (a estudar atualmente em Dublin), e o Osama da Síria (a estudar no Reino Unido).

https://www.freefromapp.eu/

Instagram.com/freefromapp https://

www.facebook.com/Freefromapp

Twitter: @freefromapp https://www.linkedin.com/in/freefrom-food-b6b287168

 

> Kode4all

A frequentar a licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, Beatriz Abreu está, juntamente com Anam Ali, irlandesa, João Santos, português, Joana Monteiro, portuguesa e Camilla Leopoldino, brasileira, a desenvolver o projeto Kode4all. Como o próprio nome indica, a ideia é tornar o “código”, ou seja, a programação acessível a todos.

Para isso, a equipa acredita que a melhor forma é ensinar ciências da computação às crianças. Tal como aprendem matemática, ciências ou geografia, os mais novos deverão também ter oportunidade de aprender programação desde tenra idade.

O ensino da programação estimula a criatividade e o pensamento lógico, pelo que o objetivo do grupo é ambicioso: mudar a vida de milhões de crianças, fornecendo-lhes as ferramentas para que possam, depois, usar esse conhecimento para mudar o mundo.

https://www.kode4all.org/

https://www.facebook.com/kode4all https://

www.linkedin.com/company/kode4all/

> Bellas App

Gabriela Sá, aluna do Mestrado em Ilustração e Animação, está a desenvolver uma aplicação que agrega serviços de estética. A ideia é, por um lado, ajudar as profissionais freelancer de beleza a impulsionar a sua atividade, atraindo mais clientes, e por outro, fazer com que a clientela consiga fazer marcações de forma simples e ter à disposição uma plataforma com estabelecimentos recomendados e confiáveis.

https://www.bellasapp.com/

https://www.facebook.com/Bellas-app-1078932448927957/

https://www.instagram.com/bellas_app/

 

> Xplority

A equipa da Mariana Sarmento, Mestrado em Gestão do Turismo, é constituída por 2 brasileiros que estudam em Portugal e no Michigan, uma holandesa e um indiano.

O xplority é uma aplicação de turismo que pretende planear o dia do turista de acordo com os interesses pessoais e com o tempo que tem disponível na cidade. Para além disso dá a possibilidade ao utilizador de acrescentar locais que já saiba que quer visitar e que não estejam na lista, bem como de escolher umas das várias rotas disponibilizadas de acordo com o percurso que mais lhe interessar. No fim da rota podem partilhar o percurso nas redes sociais.

http://unbouncepages.com/xplority

https://www.facebook.com/xplorityapp/