Estudantes do IPCA visitam Bombeiros Voluntários de Barcelos e Barcelinhos

Os novos estudantes do IPCA visitaram, esta quarta-feira, o quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos numa ação de sensibilização.

A visita foi orientada pelo Comandante Distrital, Licínio Santos, que recebeu os alunos no IPCA com uma mensagem de boas-vindas à cidade de Barcelos e desejou sucessos académicos.

Nos Bombeiros de Barcelos, foi o Adjunto de Comando que fez as honras à casa e apresentou todos os cantos do quartel. “Era perfeito se mais jovens viessem para os bombeiros . O voluntariado hoje está em crise e cabe aos jovens mudar mentalidades e ajudar a servir o próximo” referiu o Ajunto de Comando endereçando o convite aqueles que queiram pertencer à cooperação. Nesta visita, além de lhes ser apresentadas as várias funcionalidades do equipamento das ambulâncias, de conhecerem as viaturas e os meios de combate aos incêndios, também tiveram a oportunidade de realizar exercícios de salvamento.

Da parte da tarde, a visita esteve a cargo do Adjunto do Comando, Rui Araújo, dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, que após uma visita ao quartel apresentou um simulacro de encarceramento desenvolvido para os estudantes do IPCA. Nesta ação os alunos foram sensibilizados para os acidentes de viação, nomeadamente, como devem agir em situação de um acidente, quer como vítimas quer como socorristas pois o que se pretende “é retirar a vítima em segurança e para isso é necessário espaço”. Durante a simulação com uma viatura capotada, o Adjunto lembrou, que no passado, a tendência era que quando as pessoas viam um acidente e o carro estava capotado, colocavam-no direito mas “hoje já há mais formação e, felizmente, esta situação já não acontece. Mas dificultava muito o nosso trabalho e não era benéfico para a saúde da vítima”.

No final da visita, que terminou no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, o Comandante Distrital agradeceu a visita dos novos estudantes do IPCA e ressalvou que, agora, os estudante quando assistirem a um incidente deste género já sabem os procedimentos e que todas as manobras que serão executadas são em prol das vítimas.

As atividades deste dia tiveram por objetivo despertar a atenção dos estudantes do IPCA para questões cívicas, sensibilizando-os para temas por vezes trágicos no nosso país, como é o caso dos incêndios e dos acidentes de viação.