Crescimento e afirmação do IPCA refletem resultados de excelência

O Politécnico do Cávado e do Ave – IPCA - preencheu 95% por cento das vagas disponíveis para os cursos de licenciatura na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA).

O IPCA disponibilizou 775 vagas para o CNA e foram colocados 739 estudantes. Dos 16 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 14 preencheram a totalidade das vagas, reforçando a aposta da instituição nas áreas de formação. Refira-se que no universo total de candidatos, 757 escolheram o IPCA como primeira opção, o que comprova a preferência dos candidatos e a notoriedade e excelência da instituição.

Para Maria José Fernandes, presidente do IPCA, estes resultados são fruto do crescimento e afirmação do IPCA. “O IPCA é hoje reconhecido pelas instituições, famílias e estudantes. Prova disso são os excelentes resultados que tivemos. Primamos por um ensino diferenciador orientado para a prática e em estreita relação com as empresas da região onde o IPCA se insere. A oferta formativa do IPCA está alinhada com a investigação aplicada, a inovação e o empreendedorismo, assim como apostamos na internacionalização. O IPCA, é, por isso, um parceiro estratégico na formação de jovens e adultos profissionais altamente qualificados e na transferência de conhecimento tornando-se cada vez mais eficiente e eficaz na sua missão de formar novas gerações, oferecendo cursos de qualidade e adaptados, sempre, às necessidades da região”, referiu a Presidente do IPCA e do CCISP.

Relativamente às notas dos estudantes colocados, o curso de licenciatura em Gestão de Empresas regista este ano a nota mais alto do último colocado (161,8), seguindo-se os cursos de Design Gráfico (158,8) e de Solicitadoria (157,3).

A nível nacional, na 1.ª fase do CNA, dos 59 073 concorrentes foram admitidos 49 438 novos estudantes. Das 54 363 vagas colocadas a concurso, sobraram 5 212 vagas para a 2.ª fase do CNA.

As candidaturas para a 2.ª fase decorrem de 28 de agosto a 5 de setembro.

Matrículas realizam-se exclusivamente online

Como já é habitual, as matrículas dos novos estudantes do IPCA, colocados no 1.º ano pela 1.ª vez através do Concurso Nacional de Acesso, realizam-se exclusivamente online.

As matrículas têm início no dia 28 (segunda-feira) até ao dia 30 de agosto (quarta-feira) e serão realizadas de acordo com a informação divulgada na página do IPCA, em ‘Estudantes 1.º ano 1.ª vez’.

Os novos estudantes colocados nos cursos de licenciatura no IPCA têm um tutorial detalhado na página da divisão académica onde é explicado, passo a passo, o processo de matrícula. Existe também uma linha de atendimento de apoio a funcionar entre as 9h30 e as 18h00 (253 802 198) e um contacto de e-mail: matriculas@ipca.pt para apoiar os estudantes no procedimento de matrícula e inscrição no curso em que foram colocados para o ano letivo 2023/24.

Aulas começam a 19 de setembro com programa de integração aos novos estudantes

Nos dias 19 e 20 de setembro, os novos estudantes vão ser recebidos no IPCA com um programa de acolhimento e integração – o Welcome IPCA, uma organização conjunta entre o IPCA e a Associação Académica do IPCA (AAIPCA).

O dia 19 fica marcado pela receção dos novos estudantes e pela sessão de boas-vindas com as presenças da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e da presidente da AAIPCA, Mariana Lima. Por esta altura, todos os novos estudantes irão receber o Welcome Kit, uma oferta do IPCA para os recém-chegados. O programa segue com a “TeamUP – Vamos descobrir o IPCA”, uma atividade que os vai levar a conhecer o Campus e as unidades do IPCA. A manhã termina com um almoço oferecido na cantina do Campus. No período da tarde haverá o acolhimento e as sessões de informação com as direções das escolas e das turmas. As atividades repetem-se ao final da tarde e noite para os estudantes colocados em regime pós-laboral. Ao longo do primeiro dia estará patente uma mostra, onde os recém-chegados estudantes terão a oportunidade de contactar com estudantes mais antigos dos 16 cursos de licenciatura, e ficar a conhecer os serviços e projetos que o IPCA tem, mais dirigidos à população estudantil.

Já no dia 20, os novos estudantes vão ficar a conhecer-se melhor com os “Jogos no Campus” e o Speed Meeting. Segue-se um piquenique nos espaços verdes do Campus, ao som do Festival de Tunas do IPCA e do DJ Viktor Soul.