Ir para o conteúdo principal

ECHO – Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico

Síntese  do Projeto

O ECO é um projeto de investigação, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na área do Design de Comunicação. A principal missão é conhecer e documentar práticas comunitárias auto-iniciadas em contextos sociais desfavorecidos com o objetivo de as divulgar e estimular a sua replicação em situações análogas.

A partir de um trabalho preliminar, realizado com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e as Técnicas de Ação Social da Gaiurb, foram identificadas duas práticas comunitárias a serem estudadas: a Associação Recreativa Clube Balteiro Jovem e a Escola Oficina, ambas com origem no bairro social do Balteiro, em Vila Nova de Gaia.

Tradicionalmente, assiste-se a uma dificuldade em conseguir que este tipo de práticas comunitárias sejam conhecidas para além das fronteiras locais. Identifica-se uma necessidade de as dar a conhecer, pela importância que têm para a inclusão, combate ao estigma, auto-estima pessoal e coletiva, regeneração social e pelo potencial de replicação que podem ter para outros contextos. Argumentamos que o Design pode conferir um importante contributo através do desenvolvimento de estratégias de comunicação e pedagogia que elevem estas práticas relevantes, conduzidas pelos cidadãos.

»» Ficha de Projeto