Testemunhos ao Professor João Carvalho

Presidente da República lamenta a morte de João Carvalho

O Presidente da República apresenta à Família, aos amigos e ao IPCA, as suas sentidas condolências pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho, agradecendo em nome de Portugal o seu contributo académico, científico e de serviço à Comunidade.

Era justamente considerado uma referência na sua área de especialidade, a contabilidade, ainda que o seu legado mais duradouro será porventura tudo aquilo que fez no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave, onde deixa a sua marca e ao qual se dedicou de corpo e alma, transformando-o numa instituição exemplar no Ensino Politécnico em Portugal.

 

Presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa

——————————————————————————————————————————

 

A Câmara Municipal de Barcelos manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento, nesta quinta-feira, 27 de dezembro de 2018, do Professor Doutor João Carvalho, ex-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

Neste momento de grande tristeza, a Câmara Municipal de Barcelos envia as mais sentidas condolências à comunidade académica do IPCA e, em especial, à família de João Carvalho.

Com o seu espírito de exigência e persistência, João Carvalho foi o principal impulsionador do crescimento do IPCA e da implantação do ensino superior em Barcelos, dando um enorme contributo para o desenvolvimento do nosso concelho e da região do Cávado e do Ave.

A Câmara Municipal de Barcelos homenageou João Carvalho, na sessão solene do 43.º aniversário do 25 de Abril, em 2017, com a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, sublinhando que “com o seu vasto currículo, com o seu esforço e dedicação e com as capacidades invulgares de formação e de perseverança, o professor João Carvalho construiu uma instituição de sucesso e de referência, mesmo quando as circunstâncias pareciam adversas”.

Com 62 anos, João Carvalho dedicou a sua vida ao IPCA, instituição da qual é a referência maior, sendo-lhe unanimemente reconhecidas, de entre muitas qualidades, o profissionalismo, a ética e a abnegada dedicação à causa pública.

 

Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

Miguel Costa Gomes

——————————————————————————————————————————

 

Em nome do Município de Braga, endosso sentidas condolências à família do Professor João Carvalho, a seus amigos e ao IPCA, que fez questão de estender fisicamente também para o nosso concelho.

Em 2016, tive o grato prazer de prestar homenagem pública a um académico ímpar, a um cidadão atento e a alguém que sempre procurou contribuir para a melhoria do desempenho das autarquias locais.

Hoje, todos perdemos!

 

Ricardo Rio

Presidente da Câmara Municipal de Braga

——————————————————————————————————————————

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta as mais sentidas condolências à família do Professor Doutor João Carvalho, ex-Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que faleceu esta quinta-feira, 27 de dezembro, vítima de doença prolongada.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Guimarães atribuiu um Voto de Louvor a João Carvalho em março de 2017, reconhecendo a dedicação que sempre demonstrou ao conhecimento e à ciência, ao ensino e à investigação, tendo exercido as funções de Presidente do IPCA desde 2006 até fevereiro de 2017.

O IPCA, embora criado como integrado na região do Ave, desenvolveu a sua atividade de formação superior, desde o seu início, exclusivamente na área do Cávado, na cidade de Barcelos. Em outubro de 2015, o IPCA completou a sua dimensão geográfica de também ser do Ave com a instalação do polo do AvePark, para o que foi determinante a visão estratégica e a colaboração do Professor João Carvalho que manifestou um dedicado empenho nesse projeto e na sua consolidação.

A instalação do IPCA no AvePark alargou significativamente a oferta do ensino superior em Guimarães e constituiu uma importante diversificação e contributo para a economia regional pelo perfil dos cursos técnicos superiores ali ministrados.

Guimarães contou ainda com o contributo decisivo do Professor João Carvalho na criação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, reconhecendo o seu papel determinante na implantação do IPCA no território do nosso Município e a mais-valia que essa instalação representa.

 

Presidente da Câmara Municipal de Guimarães,

Domingos Bragança

——————————————————————————————————————————

Foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do Professor João Carvalho.

Além do reconhecido mérito académico, o Professor João Carvalho era um amigo. Pessoal e amigo de Esposende, onde mantinha residência. A paixão que revelava por Esposende fez com que fosse um acérrimo defensor da abertura, na nossa cidade, do ensino superior do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA). Foi com ele que estabeleci os primeiros contactos para a abertura de um curso, materializado, recentemente, com a Instalação da Escola de Verão do IPCA.

Por todas as razões evocadas, ganhamos força para concretizar o sonho do Professor João Carvalho que, no fundo, é também o nosso. Tudo faremos para concretizar a instalação do ensino superior em Esposende, porque esse era e é o nosso desígnio.

O Professor João Carvalho desempenhava o cargo de Presidente da Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados e era membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, tendo coordenado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses durante 14 anos.

Foi o primeiro diretor da Escola Superior de Gestão do IPCA, em 1996, e Presidente da Comissão Instaladora do IPCA durante 5 anos.

Doutorado em Contabilidade e investigador em contabilidade pública, com dezenas de artigos e livros publicados, era uma referência no ensino superior politécnico, reconhecido pela sua comunidade académica e científica.

Exímio cumpridor da causa pública e da boa gestão dos dinheiros públicos, o Professor João Carvalho pautou toda a sua vida pela retidão, rigor, profissionalismo e missão de serviço público.

Neste momento de dor, em meu nome e em nome de todos os esposendenses, associo-me, à família, à comunidade académica do IPCA e aos muitos amigos, endereçando as mais sentidas condolências

Benjamim Pereira

Presidente da Câmara Municipal de Esposende

——————————————————————————————————————————

Querido professor João,

Quisera o destino que o tivesse conhecido como Professor!

O professor João Carvalho tão admirado pelos seus alunos. Tão admirado por mim …

E no caminho que fui trilhando tive o privilégio de o ter como orientador, de mestrado e de doutoramento …

Mas é na equipa de direção e gestão do IPCA, enquanto Presidente, que fico a conhecer melhor o Homem, a sua Visão e a sua História, não apenas no IPCA mas em todo o sistema politécnico.

E ao longo dos anos foram muitas as pessoas que conheci através de si … e todos me diziam o mesmo … “um Homem sábio, bondoso, humilde…”. “O Homem das contas públicas, das boas contas …”

Tive o privilégio não apenas de o conhecer, mas de trabalhar consigo … foram tantos os projetos em que nos envolvemos e fomos bem sucedidos… foram tantas as vitórias que festejamos juntos!

Tão bom recordar …

Foram tantos momentos de partilha e de aprendizagem, de estudo e de descoberta, de crescimento e de concretizações!

Foram também muitos momentos de debate, discussão e até de alguma discórdia … meu Deus como cresci e aprendi com este Homem!

É admirável o seu contributo como Presidente do IPCA, como gestor público, como professor e investigador de contabilidade pública.

Com a sua partida todos ficamos mais pobres … é um vazio que se sente … e não se explica!

Só sei que a cada um de nós cabe agora a missão de continuar e manter vivo o legado que nos deixa … continuar o trabalho que começou e desenvolveu. E foi tanto!

Continuar a afirmação do sistema politécnico!

Continuar o projeto de crescimento e consolidação do IPCA.

Continuar a evolução do ensino e da investigação em contabilidade pública, no país e no mundo.

A nossa missão não será fácil, mas tentaremos cumpri-la! O seu nome será eternizado em cada um de nós que procuraremos continuar a sua Obra!

Até sempre Professor … até sempre Presidente!

Com eterna saudade,

Patrícia Gomes

——————————————————————————————————————————

Em nome de toda a comunidade académica do IPCA queremos dizer-lhe, do fundo do coração, MUITO OBRIGADO!

Muito obrigado por tudo o que fez pela afirmação do ensino superior na região do Cávado e do Ave e por ter conseguido transformar o IPCA numa instituição de ensino superior reconhecida e referenciada a nível nacional e internacional.

Muito obrigado pelo seu contributo fundamental na valorização do ensino superior politécnico em Portugal e pelo reconhecimento que o IPCA tem, hoje, entre os seus pares. De instituição mais jovem e mais pequena o IPCA está hoje no pelotão da frente em número de estudantes, de doutorados, de investigação, de ligação ao tecido empresarial.

Muito obrigado pela visão estratégica que teve e tem para o IPCA. Essa visão foi marcante desde o primeiro momento, como Diretor da Escola Superior de Gestão (1996) e, posteriormente, enquanto Presidente da Comissão Instaladora e Presidente do IPCA. Foram muitos anos a lutar contra várias dificuldades e constrangimentos, mas sempre com um elevado sentido de responsabilidade e com a determinação de que, mesmo com muito pouco, era possível fazer muito.

Enquanto responsável máximo da Instituição sempre procurou soluções, nunca desistiu, e sempre conseguiu atingir os objetivos fixados. Com sabedoria apostou numa oferta formativa de qualidade adequada às necessidades de formação das empresas, da região e do país; conseguiu formar um corpo docente jovem e altamente qualificado, sendo a maioria doutorado e especialista; apostou no crescimento sustentado, sendo o IPCA hoje uma Instituição com mais de 4000 estudantes que estudam e investigam num excelente ambiente académico e onde trabalham mais de 300 pessoas entre docentes e funcionários.

Com um modelo de gestão eficiente apostou na construção de infraestruturas de qualidade e de elevada relevância para as atividades do IPCA, entre as quais se destacam: a construção do campus, da Escola Superior de Gestão e das instalações provisórias da EST; a construção da cantina e do edifício dos SAS, e a residência dos estudantes (em ampliação); a construção do Centro de Investigação em Jogos Digitais e dos serviços centrais;  a construção da Escola Superior de Tecnologia e da nova Biblioteca (ainda em curso); a abertura dos polos em Braga e em Guimarães, bem como o acordo com a Câmara de Barcelos para  a reconstrução do edifício da Escola Gonçalo Pereira para instalar a ESD no centro da cidade.

Com a sua preocupação pela natureza e preservação do ambiente, defendeu sempre um Campus saudável e verde. Hoje temos um dos Campus mais bonito entre todos. Alargou a área de atuação com os polos em Braga e em Guimarães, tendo, finalmente, cumprido um dos desígnios do IPCA ao chegar à região do Ave. Idealizou e ajudou a concretizar o alargamento do IPCA a Famalicão e a Esposende. Conseguiu os acessos ao campus, pedonal e carral, que tanto reivindico. Os espaços verdes estão a crescer e a mobilidade sustentável começa a ganhar dimensão com a construção da ciclovia e a promoção do uso de bicicletas (projeto U-BIKE). Teve, sempre, uma preocupação constante com um Campus agradável para que os estudantes, docentes e funcionários, tivessem todas as condições para bem desempenhar as suas tarefas e obrigações. Teve, sempre, uma atenção especial a todos os estudantes, em que se destacam a criação da loja social e do fundo de emergência. E incentivou sempre a atividade das Associações e dos Grupos Académicos com o contínuo apoio.

É certo que a sua pessoa, enquanto académico e gestor público de referência nacional, ajudou, e muito, a atingir os objetivos e metas fixadas no planeamento estratégico do IPCA.

É certo que, para além do enorme empenho e dedicação ao IPCA, também participou em várias comissões governamentais e em inúmeros projetos ligados à gestão e à contabilidade pública em que sempre se identificou com o IPCA. Entre as várias instituições de ensino superior, o Professor João Carvalho era reconhecido pela sua lealdade, pela sua retidão e pela sua firmeza na defesa do que considera melhor para o ensino superior, com uma visão de médio e longo prazo que traz resultados, e nunca com uma visão curta e imediata.

Muito mais haveria a referir sobre a vida e sobre o que foi realizado pelo nosso amigo Presidente João Carvalho, mas o mais importante legado para toda a comunidade académica é o prestígio e a qualidade do ensino do IPCA que são reconhecidos pelas famílias, pelas empresas e pelas entidades públicas.

Queremos agradecer-lhe pela enorme dimensão humana que coloca em tudo o que fez, pela sua liderança e pelos desafios constantes, pelo rigor e excelência da gestão pública.

Por tudo o que fez pelo IPCA, pela obra e pelo reconhecimento do prestígio e da qualidade do ensino ministrado no IPCA, e pelo planeamento estratégico que nos deixa, Toda a comunidade académica IPCA diz-lhe MUITO OBRIGADO e que continuaremos a lembrar a sua MEMÓRIA em todas as conquistas desta Comunidade IPCA.

MUITO OBRIGADO: pela sua amizade; por tudo o que me ensinou; por todos os momentos que me proporcionou ao seu lado; pelos conselhos amigos; pela vontade de viver e pela luta constante; por me ensinar a olhar e descobrir o belo nas coisas simples; por me designar “ Chefe Agostinho”.

MUITO OBRIGADO POR TUDO…….

ETERNA SAUDADE.

Agostinho Silva

——————————————————————————————————————————

Ao tomar conhecimento da morte do Prof. João Carvalho, curvo-me perante a memória do académico, do professor, do amigo, do sonhador e lutador pela transformação da sociedade.

Lembro o seu entusiasmo no lançamento dos primeiros anuários autárquicos, as suas observações pedagógicas, os seus comentários sinceros, a sua afabilidade e estima.

Recordo, de alguns esporádicos encontros com ele, o calor do seu trato, a generosidade das suas apreciações, mas também a sua contagiante sinceridade.

Na hora da sua perda, apresento as mais sentidas condolências à sua família e à sua Escola, ao IPCA, com o sentido de uma enorme perda.

Que a sua obra continue a iluminar a Academia e o mundo autárquico, assim poupando à lei da morte a sua memória!

 

José Ribeiro (ex-Presidente da Câmara de Fafe e atual Presidente da Assembleia Municipal)

 

—————————————————————————————————————————

É com profunda consternação que tomamos conhecimento do falecimento do Prof. Dr. João Carvalho, Ex Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, membro do Conselho de Curadores da Fundação IPCA.

Nesta hora, quero, em meu nome pessoal e em nome da Associação Maense em Portugal, apresentar à Vossa Excelência e, em particular à família enlutada, os sentimentos do nosso profundo pesar e sinceras condolências.

 

Carlos Manuel Spencer Frederico

Presidente da Direção da Associação Maense em Portugal

——————————————————————————————————————————

O Presidente da Associação Nacional de Freguesias, em nome da ANAFRE e das Freguesias Portuguesas, manifesta o seu pesar pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho, enviando as mais sentidas condolências.

 

Pedro Cegonho

Presidente da ANAFRE

——————————————————————————————————————————

As nossas condolências, minhas e da minha Família mais próxima dirigidas a Toda a Família pela partida do nosso querido Presidente Sr. Prof. Doutor João Baptista da Costa Carvalho.

Não poderei aqui dizer tudo o que sinto nestas breves linhas, mas o Sr. Prof. Doutor João Baptista da Costa Carvalho sabe-o bem, porque irá continuar entre nós para sempre: sem qualquer surpresa, não vacilou na hora da verdade em nome da honestidade e transparência públicas, do Interesse Público e isso, isso, jamais esquecerei.

De resto, não estando nós sempre de acordo em tudo como todos os Humanos, não preciso provar a minha profunda admiração como amigo e colega pelo Sr. Prof. João Baptista da Costa Carvalho. Já o tinha feito nas minhas publicações no Diário do Minho nos dias 17 de julho de 2015 e 29 de julho de 2016, precisamente esta última quando soube do estado em que se encontrava, não conseguindo evitar uma profunda tristeza interior. A experiência como Comissário da Comissão de Ética do Instituto Português de Oncologia do Porto deu-me uma visão da vida muito, muito, especial, mas sobretudo de respeito e amor ao Próximo. O Amor e Justiça ao Próximo são o mais importante de tudo nesta vida.

Melhores saudações académicas, no meio duma cortante tristeza, ficou a Obra do Sr. Prof. Doutor João Baptista da Costa Carvalho para as Gerações Vindouras, a qual deixa o Universo IPCA com orgulho científico e Alegria pelos Frutos do passado, do presente e do futuro, Bem-Haja sempre!

 

Prof. Doutor Gonçalo N. C. S. de Mello Bandeira

——————————————————————————————————————————

Fui aluna do Prof João Carvalho na Universidade do Minho em 1991-92.

Lecionava a disciplina de Contabilidade Analítica, a única disciplina a que, por seu conselho, fiz melhoria de nota…. E valeu a pena!

Recordo-o como uma pessoa serena, discreta, que gostava do que fazia, com muita pedagogia, com clareza e preocupação com os alunos.

Foi uma pessoa muito importante na minha formação e, quem com ele lidava, sentia que era uma pessoa de bom coração e atento aos que o rodeavam!

Tenho orgulho em ter sido sua aluna e no seu percurso académico, nomeadamente no nascimento e crescimento do IPCA!

Fica aqui a minha homenagem a um grande e querido mestre!

 

Cláudia Lamela

Gestão de Empresas da Universidade do Minho (1989-1993)

——————————————————————————————————————————

 

Foi com grande consternação que nesta quadra de paz, me surpreendeu a notícia do falecimento do Professor Doutor João Carvalho. É sempre triste quando alguém do nosso entorno parte, sentimento que se intensifica numa época onde a proximidade à família nos debilita todos os mecanismos de defesa, aflorando e expondo o máximo de sensibilidade de cada um de nós.

Quando em causa está um académico com grande valor e dinamismo, um poço de trabalho e um académico competente, estamos perante uma perda com a maior amplitude possível, tocando a academia, a região e o país, mas é, acima de tudo, uma perda para a família.

Estes são momentos em que as palavras nos faltam e todas as que surjam parecerão excessivas e desajustadas.

Permita-me, pois, que transmita em nome pessoal e da EsACT-IPB o mais sentido pesar, a si, a toda a academia IPCA e à família,

Com respeito,

 

Luís Carlos Pires

EsACT-IPB Diretor

——————————————————————————————————————————

 

Venho por este meio desejar as minhas condolências pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho.

O pouco tempo que convivi e trabalhei no IPCA deixou marcas de uma grande família, um Muito Obrigado Professor.

 

Nuno Narciso

Divisão de Sistemas e Tecnologias da Informação – INA

——————————————————————————————————————————

Junto-me ao luto académico do IPCA porque todos os que, como eu, tiveram o privilégio de trabalhar e usufruir da Amizade do Prof. João Carvalho também o sentem.

Professor ímpar, Académico brilhante, Presidente de elevadíssimo nível, Amigo sincero, Colega sempre correto e disponível.

Deixou-nos todas estas recordações e uma Obra impressionante.

Lutou longa e duramente, de acordo com a sua personalidade.

Com dor e tristeza, quero deixar um beijo de muita Força à Maria José e à Filha.

Com um enorme vazio, deixo um Até Sempre ao Prof. e ao Amigo.

 

Nuno Manuel Grilo de Oliveira (ex-Presidente do IPPortalegre)

——————————————————————————————————————————

 

Foi com muita tristeza e pesar que recebi ontem a notícia da partida do Grande Homem das Contas Públicas, que muito contribuiu para o desenvolvimento e reconhecimento do IPCA.

Durante alguns minutos procurei reviver alguns dos momentos mais marcantes da minha vida com o Prof. Doutor João Carvalho  e recordo-me das suas sábias palavras, da sua simplicidade, do seu sorriso e da sua vontade enorme de melhorar as contas públicas, de contribuir para a transparência e para a boa gestão dos dinheiros públicos.

Considero-me por isso um felizardo por ter a sorte de na minha vida ter passado uma pessoa tão especial como o Prof. Doutor João Carvalho, a qual me marcou muito naquilo que sou e defendo também para as Contas Públicas.

Certamente que ele passou momentos difíceis, junto da sua família e daqueles mais próximos, mas lutou sempre até ao fim. Terminou assim a sua missão na Terra, mas certamente que foi chamado para iniciar uma nova etapa, uma nova missão, mas continuará para sempre nas minhas memórias.

Cabe-nos a nós dar continuidade ao seu trabalho no longo caminho das Contas Públicas, honrando aquele que tanto nos ensinou e partilhou o seu saber, em prol da causa pública.

 

Ambrósio Teixeira

—————————————————————————————————————————–

Era IPCA. Criou uma equipa, levou o IPCA ao estatuto de reconhecida Instituição de Ensino Superior. Não era consensual, mas era um líder com uma visão.  E essa visão trouxe-nos aqui, ao reconhecimento Internacional do IPCA. Até ao último dia assistiu ao crescimento do seu IPCA. Nos bastidores. Atrás, como queria estar. Mas estava lá. Sempre lá. Sempre, IPCA. Mais importante que os feitos profissionais, o Prof. João Carvalho era um homem bom. Perdeu-se um bom homem. Apesar da tristeza da perda de um homem bom fica muito. O IPCA é João Carvalho em todos os seus poros. Viveremos com ele aqui, sempre. À sua família, sentidas condolências.

Hoje, choramos todos.

 

Eva Oliveira

————————————————————————————————————————–

Como será o IPCA a partir de agora? O seu grande Mentor partiu, deixando uma instituição de excelência a nível nacional. Cabe-nos a nós dar continuidade e cuidar do projeto IPCA, com a mesma convicção de crescimento e sucesso.

Meu Chefe, Meu Amigo, Meu Conselheiro, a morte é uma pétala que se solta de uma flor e deixa uma eterna saudade no nosso coração.

As últimas palavras do Senhor Professor no dia do IPCA “Maria José como está a sua Biblioteca, cuide dela, peça para fecharem a parte exterior com vidro, é mais um espaço que pode ser aproveitado para estudo, ou para o espólio privado do Prof. José Mariano Gago

Muitos mais momentos poderia partilhar, foram 22 anos de trabalho, de conquistas, de confraternização e acima de tudo de Amizade.

Descanse em paz.

 

Maria José Neco

Colaboradora IPCA

——————————————————————————————————————————

Com muita tristeza recebemos esta noticia no dia de ontem…

O Professor João Carvalho, pessoa de inegáveis qualidades, competências e princípios deixa obra feita e um enorme contributo para toda a sociedade assim como um exemplo de lutador pelos seus sonhos.

Tive o prazer de ser seu aluno em 1989/1990 no curso de Gestão de Empresa na Universidade do Minho, e já nessa altura rapidamente dávamos conta das competências e bom trato do Professor. Ao longo destes anos sempre demonstrou a sua amizade e simpatia.

Hoje, e desde o ano letivo de 2015/2016 tenho a honra de fazer parte do grupo docente como assistente convidado, desta grande instituição, o IPCA, obra do professor João Carvalho deixando aos naturais seguidores do projeto de excelência que seguramente será mantido no futuro.

Deixo os meus sinceros sentimentos a toda a comunidade académica e em especial à atual Presidente do IPCA, a Prof. Doutora Maria José Fernandes.

Um bem haja.

 

Daniel Falcão

——————————————————————————————————————————

Mesmo as ausências definitivas previamente anunciadas e vivenciadas com sentimentos de perda gradual, têm um pano de fundo de esperança por uma qualquer reviravolta do destino.

Esse crescendo da esperança por cada dia ganho esconde o inexorável avanço de uma doença que se esconde que se mostra que recua e que avança, mas não cessa de existir.

O Professor tinha qualidades inquestionáveis em várias matérias, mas nestes últimos tempos, para mim, era um combatente feroz, de uma resiliência impar no seu humor, no seu espirito de ajuda do próximo, na sua preocupação do bem fazer.

Não deixa apenas saudades, mas deixa um legado e responsabilidades acrescidas de continuidade.

Despeço-me do meu colega no Comité Público da CNC com orgulho de termos tido a oportunidade de partilhar trabalho e amizade.

 

Ana Calado Pinto

Membro da CNC

——————————————————————————————————————————

——————————————————————————————————————————

Vimos pelo presente manifestar o nosso sentido pesar pelo falecimento do professor doutor João Carvalho, junto de toda a comunidade académica e dos profissionais da contabilidade.

Profissional de elevada mestria, defensor da causa pública, dedicou a sua vida ao ensino no IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e à investigação em contabilidade.

Participou em várias Jornadas da APOTEC, nomeadamente em 1995 (Braga) e em 2002 (Porto) por ocasião dos 25 anos desta associação.

A APOTEC lamenta profundamente a sua ausência. À família, as nossas sentidas condolências.

 

APOTEC

——————————————————————————————————————————

A Direção da Organização Regional de Braga do PCP expressa à Direção do IPCA e família de João Carvalho sentidas condolências.

Pelo seu empenho de dezenas de anos na fundação do IPCA e promoção do ensino, pela sua contribuição enquanto académico e destacado contabilista e fiscalista para a monitorização e eficiente utilização dos recursos públicos na administração local, João Carvalho constitui uma figura credora do respeito de todos os democratas.

 

 Direção da Organização Regional de Braga do PCP

—————————————————————————————————————————–

Triste notícia essa que nos enviou, os nossos sentidos pêsames a todos vós, especialmente aos familiares que nesta altura são certamente os que mais sentem esta fatalidade do destino.

Um forte abraço deste vosso amigo e admirador da obra que o IPCA é, com votos de auspicioso futuro na continuação da obra deixada pelo Prof. Doutor João Carvalho.

 

João José Sotto Maior Salavessa

(Project Coordinator – UniLúrio)

——————————————————————————————————————————

Com profundo pesar envio as condolências em nome próprio e da Direção pelo falecimento do Dr. João Carvalho, ex-Presidente do IPCA, com quem mantivemos ao longo dos anos uma relação próxima.

Guardaremos todos a memoria do seu empenho pessoal no crescimento do IPCA.

Renovando as condolências, subscrevo-me com estima e consideração.

 

O Presidente da ACIB

João Albuquerque

—————————————————————————————————————————–

O Diretor Geral do Grupo Amar Terra Verde, João Luís Nogueira vem, em representação da Escola Profissional Amar Terra Verde e do ISAVE – Instituto Superior de Saúde e de toda a sua comunidade educativa, manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho e endereçar à família, aos amigos e a toda a comunidade académica do IPCA as mais sinceras e sentidas condolências.

“Quis Deus que, ao fim de uma longa ausência ocupado com a luta que estavas a travar e todos nós convencidos que a ias ganhar contra o mal, inesperadamente, nos encontrássemos no final de tarde/princípio da Noite de consoada há 3 dias atrás. Foi um momento único de alegria e satisfação porque, após a tua doença, foi a primeira vez que te encontrei feliz e animado. Bebemos um moscatel e comentaste para o grupo que nos rodeava à porta das Frigideiras do Cantinho: “Amigo João Luís, estou na luta como tu, pese embora tu estejas há mais tempo”. Palavras que me emocionaram num misto de alegria e tristeza. Quis Deus terminar com o teu sofrimento e dor e que fosses para a beira Dele e que isso nos privasse do nosso convívio.”

Com uma visão fora do comum, o Professor Doutor João Carvalho será lembrado eternamente por todos pelo seu empenho e dedicação a uma educação futurista, pautada pela qualidade e excelência, pela sua perseverança e pela sua capacidade de, no exercício do humanismo cívico e no brilho da sua eloquência, ser simultaneamente Professor, Gestor, Pai, Cidadão: a verticalidade moral, a acessibilidade e franqueza de trato, uma atitude saudável e otimista perante a vida, a pujante combatividade na luta pela valorização da ciência, da tecnologia e da cultura,  pelo vigor da sua crença num país e num povo que está na Europa – que sempre esteve na Europa – e que foi capaz de suprir as limitações geográficas e económicas e abrir as portas da Idade Moderna. É nesse contexto que surge uma prolongada parceria com diversas instituições, nas quais a EPATV se encontra incluída e que esperamos, em sua memória, continuar a honrar, dando o melhor de nós em todos os momentos.

A sua obra, a sua vida e o exemplo que nos deixa constituem, no seu conjunto, um verdadeiro monumentum aere perennius, que se manifesta nos milhares de alunos e profissionais que o IPCA e a sua rede de parceiros formam anualmente. À família enlutada as nossas sentidas condolências.

 

Diretor Geral do Grupo Amar Terra Verde, João Luís Nogueira

——————————————————————————————————————————

Lamento profundamente a perda que a Vossa Instituição sofreu. O Professor João Carvalho era um exemplo para todos nós. O rigor e o profissionalismo aliados à sua enorme competência e profundos conhecimentos na área da Contabilidade Pública foram um modelo que todos reconheciam como de excelência.

Perdeu-se um grande Professor e Investigador.

Os meus mais profundos sentimentos.

 

Fernanda Pereira

Professora Adjunta – Diretora da Incubadora do IPBEJA

—————————————————————————————————————————-

A Junta de Freguesia de São Domingos de Rana vem por este meio prestar as suas mais sentidas condolências à família, amigos e comunidade académica do IPCA, pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho.

É inegável o seu contributo para a contabilidade em todos os domínios desde os bancos da academia até à ciência com que todos operamos. Agradecemos profundamente os seus ensinamentos e tudo aquilo que desenvolveu no IPCA, colocando o Instituto no alto da formação de excelência e especializada quer na contabilidade quer para as autarquias.

A sua partida é sem dúvida uma enorme perda para a toda a comunidade.

 

Junta de Freguesia de São Domingos de Rana

——————————————————————————————————————————

É com profunda tristeza que a comunidade acadêmica da UTFPR tomou conhecimento do falecimento do Professor Doutor João Baptista da Costa Carvalho, ex-Presidente do IPCA.

Em 2014, o Professor João Baptista da Costa Carvalho foi o signatário do Acordo de Cooperação entre o IPCA e a UTFPR, que deu impulso á cooperação entre as duas instituições.

Desta forma. por favor, transmita aos familiares e toda a comunidade do IPCA nossos profundos sentimentos de pesar pela perda irreparável.

Que todos tenham força para superar o luto e façam valer o legado deixado pelo Professor João Baptista da Costa Carvalho.

 

Professor Luiz Alberto Pilatti, D.Eng.

Reitor da UTFPR

—————————————————————————————————————

Em nome do Reitor e da comunidade da UTFPR-Brasil, manifestamos os nossos mais sinceros sentimentos pelo falecimento do Professor Doutor João Carvalho.

Nossa rede de instituições mundiais que se preocupam e se empenham com a formação profissional politécnica certamente se ressentirá da falta deste exímio profissional da educação.

Fica o legado deixado, que certamente o IPCA e seus parceiros e amigos como nós, levaremos

e saberemos aproveitar.

 

Maurício Mendes – UTFPR

___________________________________________________________________________

A Comissão Concelhia do BE Barcelos, vem, pelo presente comunicado, expressar o mais profundo lamento pela morte do Exmº Sr. Professor / Doutor João Carvalho, ex-Presidente do IPCA.

Exímio professor e presidente, esmerado cumpridor da boa gestão da causa pública, digno democrata com quem sempre tivemos cordiais relações, excelente pessoa com total abertura ao diálogo e ao entendimento.

Barcelos tem uma dívida de gratidão para com este ilustre cidadão. Deverá saber homenageá-lo, tanto pelo reconhecimento do seu trabalho como criando condições para a continuidade da sua grandiosa obra. Pelo empenho e dedicação que sempre empregou, fez nascer e crescer o IPCA na nossa cidade, tornando esta instituição numa referencia nacional do ensino superior público.

Fica a memória, a obra e a personalidade, que o BE sempre engrandecerá.

Aos familiares, amigo(a)s, comunidade escolar e académica, o BE Barcelos endereça sentidas condolências.

 

A Comissão Concelhia BE Barcelos

—————————————————————————————————————————-

 

O mundo perdeu um dos homens mais inteligentes e íntegros que conheci, Professor João Carvalho.

Obrigada Professor João pelo ser humano que foi e por tudo o que fez por todos nós.

O IPCA sem o Professor nunca teria conseguido chegar tão longe, e ser reconhecido como é.

Pessoas especiais como o Professor nunca morrem, permanecem eternamente vivas pelas ações e obras que realizaram, deixamos apenas de o ter no meio de nós, mas permanecerá na nossa memória para todo o sempre. Vou deixar de ver o “Nosso Presidente” como sempre me referi a

si, mesmo depois de deixar o cargo, pois para mim foi, é e será eternamente o “Nosso Presidente”.

Até Sempre,

 

Susana Freitas

Colaboradora IPCA

———————————————————————————————————————

 

Foi com profunda consternação e pesar que recebemos a notícia do falecimento do Professor João Carvalho.

Apresento, em nome da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, os sentidos pêsames a toda a comunidade do IPCA e total solidariedade à família.

Pessoalmente, perdi o Mestre, o Professor João, assim o evocava. Permanecerá para sempre na minha memória, como Professor, Investigador, mas acima de tudo como Homem, que pautava a sua atuação com um elevado sentido de humanidade.

 

Nuno Adriano Baptista Ribeiro

Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança

——————————————————————————————————————–

Do pouco que pude conhecer o Professor João Carvalho, ficou a lembrança da acolhida e do carinho que recebi de todos do IPCA.

Deus os abençoe.

 

Sandra Grippi

Chefe da Assessoria Internacional – INEP

—————————————————————————————————————————-

Querido João Carvalho,

É com muita tristeza que eu, Lara e familiares recebemos a notícia de sua partida… uma partida sem volta, sem possibilidade de um afetuoso abraço de despedida, de olhar no olho e dizer um muito obrigado, de um simples sorriso, um aperto de mão e de tantas outras coisas boas que poderíamos dizer e fazer…. Rezemos pela vossa Alma.

Sabemos que não queria partir agora, que ainda queria muito viver e proporcionar muitos momentos de alegria a todos em sua volta… o seu sobrenome nos diz como foi sua luta, o Carvalho, vêm do céltico “car” ou “kaer” significando perene ou belo, e “valos” significando forte. Uma árvore nobre, que tem a seu favor o fato de ser ao mesmo tempo, resistente, maleável e impermeável, sendo utilizada para a produção dos melhores vinhos.

E você como um autêntico Carvalho, nos proporcionou o melhor, o melhor como Amigo, como Acadêmico Pesquisador, Professor, como Diretor do IPCA, como Orientador, e pelo que tive o prazer de conviver, o melhor como Pai, irmão, filho e esposo, o melhor exemplo.

Meu Amigo, você estará sempre em nossas memórias e em nossos corações. Sempre quando quisermos fazer o melhor, você será o exemplo. Oremos pelo seu descanso…

Sei que ainda iremos nos encontrar novamente, até lá, um grande e saudoso abraço!

 

Nossos sentimentos aos familiares e Amigos e em especial as suas Queridas Marias João e Maria José.

Prof. Herval da Silva Moura e Família

——————————————————————————————————————-

Faleceu muito cedo um Professor a quem muito devemos.

Estamos de luto!

Um forte abraço,

 

António Cândido de Oliveira

———————————————————————————————————————

Em nome da Comissão Técnico-Científica do Mestrado em Gestão das Organizações (APNOR) e dos Investigadores da Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG) gostaria de expressar e elogiar o enorme contributo e dedicação do Professor Doutor João Carvalho para a criação dos mestrados APNOR e criação da UNIAG. Recordo a sua exigência, retidão e lealdade com que discutiu e defendeu as suas posições e ideias no que tocava a assuntos ligados à criação e manutenção dos designados mestrados APNOR e da unidade de investigação UNIAG.

Em meu nome e em nome dos colegas do MGO e da UNIAG manifesto um profundo pesar por esta triste notícia e apresento as mais sentidas condolências à família, amigos e à comunidade académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

 

Um abraço,

Paula Odete Fernandes.

————————————————————————————————————

Lembro o Professor João Carvalho como meu professor de contabilidade analítica no primeiro ano da licenciatura em Gestão de Empresas na Universidade do Minho em 1990. Lembro um professor muito jovem com grande clareza e rigor na exposição das matérias. A partir de 2003, com o meu ingresso no IPCA, volto a encontrar um Homem com o mesmo rigor e exigência, confirmando-se no crescimento e afirmação do IPCA como Instituição de Ensino Superior em Portugal.

Em email que enviei ao Prof. João em 15 de fevereiro de 2017 citei uma frase que li em qualquer lado e que espelha o que fez pelo IPCA: “as grandes obras são sonhadas por génios loucos, realizadas por lutadores natos, desfrutadas por felizardos de bom senso e criticadas pelos inúteis de sempre”.

Até sempre!

 

Lurdes Silva

Docente IPCA

————————————————————————————————————

Há pessoas que apenas passam pela nossa História e não deixam memória.

Outras há que conseguem deixar a sua marca e passam a fazer parte dela.

Casos há, raros, em que a marca é tão profunda que as nossas Histórias se confundem.

Assim é a História do Professor João Carvalho e do IPCA, desde a sua visão até ao IPCA que somos hoje: marcante, profunda e eterna.

Até Sempre Professor.

 

Raquel Pereira

————————————————————————————————————-

É com enorme pesar que vos informo que faleceu hoje o nosso presidente da Mesa da Assembleia Representativa, professor doutor João Carvalho.

João Carvalho deixa uma vida dedicada ao ensino, à investigação e, claro está, à contabilidade.

Contribuiu, com importante quota parte, para a credibilidade que a Ordem adquiriu na sociedade portuguesa, em grande medida pelo seu trabalho como coordenador do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Uma obra que significou uma verdadeira «revolução» nas contas públicas, representando uma marca de água do seu legado que jamais lhe podemos deixar de associar.

Presidiu ainda ao colégio de especialidade de contabilidade pública da Ordem.

Nos últimos nove meses, já bastante debilitado, presidiu com o rigor e coerência que lhe eram reconhecidos, ao novo órgão saído das últimas eleições, a Assembleia Representativa. Um mandato que é agora interrompido, prematuramente.

 

A Bastonária da OCC

Paula Franco

———————————————————————————————————–

O Professor Doutor João Carvalho marcou o meu percurso académico e profissional, enquanto meu professor, meu orientador e presidente do IPCA, onde comecei a lecionar em 2003.

Em cada momento demonstrou ser exigente com o trabalho efetuado, mas sempre soube respeitar as ideias dos outros, fomentar o seu sentido crítico e estimular o gosto pela investigação. Porém, o Professor Doutor João Carvalho não me transmitiu só conhecimento, demonstrou sempre ser um amigo, uma pessoa justa, generosa e preocupada com os outros.

De facto, o Professor Doutor João Carvalho teve a generosidade de dedicar o seu tempo em prol dos outros: escrevendo livros, artigos, fazendo palestras, organizando congressos e, acima de tudo, criando uma escola – o IPCA.

Fico contente que ele tenha partido com o dever de missão cumprida. Ainda me lembro, que na inauguração da biblioteca do IPCA, ele disse: “Agora já posso morrer, pois já inaugurei tudo que tinha para inaugurar”.

O legado que nos deixou o Professor Doutor João Carvalho é uma dádiva, que nunca nos devemos cansar de agradecer.

Por tudo isto, sempre olhei para o Professor Doutor João Carvalho com muita admiração, respeito e carinho. Todavia, o que me ficará para sempre na memória é o seu sorriso franco, a sua simpatia e o seu sentido de humor tão peculiar.

O Professor Doutor João Carvalho foi único, fez coisas únicas e jamais será esquecido.

 

Sara Serra

______________________________________________________________

Pesar pelo falecimento do Senhor Professor Doutor João Carvalho,

O PSD de Barcelos lamenta a sua morte prematura e transmite sentidas e profundas condolências à Família e à Comunidade do IPCA.

Já em Fevereiro de 2017, por motivos de saúde e considerar que “a direção e gestão de uma instituição como o IPCA exigem um presidente no exercício pleno das suas funções, com dedicação total à causa pública e aos interesses institucionais”, João Carvalho decidiu renunciar ao seu segundo mandato na Presidência.

Em 1995, João Carvalho foi um dos três membros da primeira Comissão Instaladora, o primeiro diretor da Escola Superior de Gestão até 2000 e, como Presidente, teve uma intervenção muito importante na consolidação e desenvolvimento do IPCA.

O IPCA “é hoje o ambiente e local de trabalho para mais de 300 pessoas, e local de estudo e de investigação para mais de 4000 estudantes”.

João Carvalho foi Professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, doutorado em Ciências Empresariais, e também teve um intenso e reconhecido percurso como investigador na área da Contabilidade Pública, sendo responsável por vários trabalhos e publicações de referência a nível nacional, designadamente o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Barcelos, 30 de Dezembro de 2018

 

O Presidente da Comissão Política Concelhia,

José Novais

——————————————————————————————————————

Sinto-me pequeníssima diante do Homem e da Obra!

Guardarei, para sempre, o exemplo!

O exemplo de que o Rigor e o Respeito, de que a Visão Estratégica e a Simplicidade podem, efetivamente, caminhar lado-a-lado!

Foi um privilégio termo-nos cruzado nesta vida!

Obrigada Professor João e até sempre!

 

Mariana Carvalho

Docente IPCA

——————————————————————————————————————

Estimado Presidente (para mim será sempre “Presidente”; não se trata de um título académico individualmente conquistado, mas um estatuto pelos “outros” atribuído/reconhecido), embora todos estivéssemos um pouco de sobreaviso para esta possível realidade, a sua força levava-nos a acreditar na imortalidade. Tive o privilégio de partilhar momentos extraordinários consigo! Enquanto estudante, enquanto dirigente estudantil, enquanto colaborador numa instituição que nos aproximou.

Um legalista por natureza, gestor exigente e inconformado, exímio pensador e um lutador sem medida. Os números eram o seu forte, mas esse olhar minucioso encontrava até nas palavras tudo aquilo que pudesse questionar. E fazia-o com frequência! A sua presença impunha um respeito avassalador, mas era o seu humor caustico que nos levava ao desespero. Por vezes dou por mim a pensar nesses momentos e a sorrir de situações que, no passado, quase me levaram ao desespero.

O seu legado é enorme, à imagem de um grande estadista, à sua imagem! Descanse em paz que aqui, na terra, a sua narrativa foi concluída de forma notável.

Condolências à família!

“O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.” (Fernando Pessoa, Livro do Desassossego)

 

Mário Ferreira

Colaborador IPCA

————————————————————————————————————–

 

Tendo tomado conhecimento do falecimento do Senhor Prof. Doutor João Carvalho, venho expressar o nosso sentido pesar e prestar a nossa Homenagem à sua obra.

O Tribunal de Contas guardará respeitosamente a sua memória e a excelente colaboração que sempre promoveu, nomeadamente, no domínio do “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses”.

Apresento a V.Exa, Senhora Presidente, os meu cumprimentos.

 

O Presidente,

Vitor Caldeira

 

—————————————————————————————————————

 

Partilhei com o Professor João Carvalho apenas os últimos anos da sua vida.

Mas nem por isso foi menos profunda a marca que me deixou.

Perdi o mentor, o professor o dirigente e perdi, sobretudo, o Amigo.

Recordo e homenageio as suas incontornáveis qualidades científicas, de serviço público, de retidão, lisura, competência e visão que trouxeram a Contabilidade Pública e o Ensino Politécnico ao ponto onde hoje se encontram. O processo evolutivo de ambos tem o seu cunho indelével.

 

O Professor João deu-me o privilégio de ser a sua última Administradora e de consigo concretizar uma parte do IPCA que sonhou: o IPCA Verde, o IPCA Saudável, o IPCA Seguro.

Desse percurso, de crescimento, aprendizagem e enriquecimento, guardo momentos preciosos.

Percorremos o Campus a pé, juntos, imensas vezes!…

Foi esse o cenário de muitas das nossas reuniões de trabalho: a conversar enquadrados pela natureza, de que tanto gostava e que tanto o inspirava.

E no Campus ficaram marcas que, para mim, selam para sempre a sua lembrança: aquela árvore, aquele banco, a ciclovia, a ramada com glicínias…

Testemunharam tantas das nossas conversas, Professor!…

Face ao imenso vazio que me deixa a sua perda, resta-me a certeza de que me ouvirá, me responderá e que sempre estará onde houver glicínias em flor.

 

Eva Macedo

Docente IPCA

 

————————————————————————————————————–

Estimados amigos,

Não tenho palavras para descrever o enorme orgulho e gratidão que sinto por ter tido a oportunidade de ter sido liderado por tamanho Homem, em todas as suas ações e formas de ser…uma aprendizagem sem igual…uma referência sem igual…uma honra incomparável…especialmente nos momentos de decisão mais difíceis…ele estava sempre lá …para suavizar e tornar simples o que parecia outrora complexo…

Sei que o nosso amigo João continuará presente nas nossas vidas…permitindo que possamos continuar a sua obra…homenageando-o na nossa ação…

Com elevada estima e amizade,

 

Vítor Carvalho

Diretor Escola Superior de Tecnologia

 

————————————————————————————————————–

Foi com pesar e profunda tristeza para toda a comunidade académica do IPCA e, em particular, para a Escola Superior de Gestão, que perdemos aquele que foi o seu primeiro Diretor, o Prof. Doutor João Carvalho.

Mas sabemos que perdemos muito mais…. Perdemos um pai, um irmão, um filho, um companheiro e, principalmente, um amigo.

Partiu o Homem, mas fica vincada para sempre a sua memória, a sua obra, a sua perseverança, o seu sentido de missão e a sua visão, que fizeram desta instituição aquilo que é hoje o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Foi um privilégio conhecê-lo e tê-lo, ao longo de todos estes anos, como meu professor, meu orientador, meu Presidente.

Foi uma honra partilhar consigo conversas e opiniões, mas também memórias e momentos inesquecíveis em família.

Foi e é um orgulho tê-lo como meu Amigo. Um Amigo que nunca esquecerei.

Até sempre, Professor. Até sempre, meu Amigo.

 

Verónica Ribeiro

Diretora da Escola Superior de Gestão

 

————————————————————————————————————–

Querido Professor Doutor João Carvalho,

 

Sentirei muito tua falta, meu grande amigo!

Como sabias, comecei a conhecer tua obra académica e profissional ainda nos anos 1990, na biblioteca do Tribunal de Contas de Portugal. Mas foi somente em 2009, no IPCA, levado pelo nosso amigo comum Herval da Silva Moura, já teu aluno, que tive a felicidade de te conhecer pessoalmente.

Desse primeiro contacto nasceu nossa amizade fraterna, com comunhão crescente de crenças, valores e sentimentos. Nestes quase 10 anos de convivência, quando eu não estava em Portugal, ou tu não estavas no Brasil, o imenso oceano que une as terras lusitanas e brasileiras sempre nos manteve próximos.

Neste ano de 2018, pessoalmente aqui em março, no final do verão baiano, e, depois, quase cotidianamente, de viva-voz ou por texto, até o último dia 10, quando me enviaste tua derradeira mensagem, pude sentir tua inquebrantável vontade de viver. Com as ferramentas metodológicas de extraordinário pesquisador das ciências contábeis e sociais, buscavas incansavelmente encontrar alternativas de tratamento médico que prolongassem seu tempo de vida entre nós.

Partiste ontem para outra dimensão encantada!!! Aqui neste mundo, entre nós, além da imensa saudade, tu serás eterno através das nossas lembranças, da tua extraordinária obra e da tua descendência.

Foi uma honra e um privilégio ter te conhecido e privado da tua intimidade de homem sábio, de homem bom e de homem do bem!

Sei que Deus já te tem em seus braços. Desejo que o nosso Pai dê força e resignação a Maria José, Maria João, demais familiares, colegas e amigos para continuarem tua obra, iluminados pela tua lembrança e teu exemplo.

Saudade meu querido amigo João Carvalho!

 

Pedro Humberto Teixeira Barretto 

Salvador, Bahia, Brasil, em 29 de dezembro de 2018

————————————————————————————————————–

Professor João,

 

Considero-o marcante na minha vida, primeiro como Professor e depois como Presidente do IPCA.

A si devo-lhe chamar-me para um desafio que nunca tinha equacionado! Nem sempre foi fácil, a sua exigência é conhecida mas aprendi imenso consigo, com a sua capacidade excecional de trabalho e com a sua visão estratégica.

Muito obrigada por ter partilhado comigo importantes momentos da vida.

 

Sentirei a sua falta…

 

Soraia Gonçalves

————————————————————————————————————–

O Professor João Carvalho, há 21 anos, deu-me a oportunidade de integrar o corpo docente da ESG e de “vestir a camisola” IPCA – instituição que vi crescer e da qual muito me orgulho!

Tive  privilégio de ver o IPCA fazer a sua grande caminhada … nada fácil! Mas em cada passo (firme!) que o IPCA dava, havia sempre uma pessoa a liderar esse avanço: o Professor João Carvalho.

O Professor João Carvalho faz parte da história do IPCA. O Homem que, melhor do que ninguém, conhecia esta instituição e sabia para onde ela deveria rumar.

Foram estas algumas das palavras que, em 2015, dirigi ao Professor João para o incentivar a recandidatar-se à Presidência do IPCA. O Professor João Carvalho não era Homem de projetos inacabados…mas, infelizmente, o destino impediu-o de continuar a construir o futuro do nosso IPCA.

Novos desafios irá o IPCA continuar a enfrentar… fica-nos a grande responsabilidade de honrar o seu nome e dar continuidade ao seu legado.

Até sempre Professor João.

Sónia Monteiro

————————————————————————————————————–

Escrever sobre o Professor João Carvalho ainda com a memória dos últimos dias de Dezembro é-me difícil.

O João Carvalho foi o Presidente do IPCA com o qual cresci profissionalmente, o João Carvalho foi ainda o amigo com quem cresci pessoalmente.

Dono de um humor peculiar, de personalidade vincada e rigorosa tinha a rara capacidade de transformar as pessoas e as instituições. Perfecionista e persistente nunca desistia daquilo em que acreditava. Acreditou que o IPCA devia crescer na região, acreditava que podemos ser sempre mais e melhores e deixou-nos essa herança. Se hoje somos o que somos – grande parte da responsabilidade foi dele -estará na nossa memória enquanto formos IPCA, mas estará também nos nossos corações.

Paula Tavares

Diretora Escola Superior de Design

————————————————————————————————————–

Exmos. Senhores:

É com grande pesar que expresso as minhas condolências pelo falecimento do Professor João Carvalho.

Apesar de o não conhecer pessoalmente, sou testemunha da sua obra que enobrece o seu percurso e a sua vida.

As minhas palavras são especialmente dirigidas à sua família e à comunidade do IPCA.

Rui Sampaio

————————————————————————————————————–

“Deus quer, o Homem Sonha, a Obra Nasce.”

Quis Deus que os nossos caminhos se cruzassem, e não por acaso…

Que me fosse transmitido através da sua forma ímpar de Ser e de Estar, verdadeiros valores de Humildade, Transparência, Simplicidade, de Visão e Estratégia, de Sabedoria …

Que me fizesse acreditar que a Obra Nasce, basta acreditar e não desistir de Sonhar!

Obrigada Professor João pelo seu Olhar, pelos seus Gestos, pelo seu Sorriso…pelo Seu IPCA!

Até Sempre!

Com carinho,

Estela Vilhena

————————————————————————————————————–

Caro Senhor Presidente,

Permita-me dirigir-me diretamente a si e no presente uma vez que permanece no pensamento. Através da sua forma de ser, rigor, obra, bondade e empatia, conseguiu alcançar algo que poucos conseguem: a imortalidade.

Confesso que senti e sinto bastante a sua partida. Já tenho saudades da troca de mensagens, das nossas graças, do seu sorriso, das simpáticas palavras que sempre tinha. Dou por mim várias vezes a pensar enviar-lhe uma SMS que consiga fazê-lo sorrir, como já era habitual. Não envio, mas fica o pensamento de ter enviado e da sua reação sempre alegre.

Obrigado.

Uma palavra sentida e de consolo à Senhora Presidente, Prof.ª Maria José Fernandes e à Maria, nesta fase mais difícil.

Com um abraço,

Sérgio Dominique

————————————————————————————————————–

Cara comunidade académica, A Associação Académica do IPCA, com um enorme sentimento de tristeza, expressa sentidas condolências a toda a família e amigos do Exmo. Prof. Doutor João Carvalho, pelo seu falecimento. Ilustre membro da nossa Academia, primeiro presidente eleito e fundador da mesma, a quem muito temos a agradecer por todo o seu percurso excecional em prol da nossa Instituição, nobremente e distintamente marcou a cidade de Barcelos, a sociedade portuguesa e todas as pessoas que tiveram o privilégio de consigo terem trabalhado. De excelência, um marco na Educação, é assim que caracterizamos o trabalho desenvolvido pelo estimado Professor Doutor João Carvalho, toda a dedicação perante o compromisso IPCA está à vista de todos na progressão e no crescimento que desenvolveu no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a luta foi constante, mas sem dúvida que foi triunfante.

A AAIPCA agradece toda a preocupação, humanidade e seriedade com que sempre nos abraçou, fossem quais fossem os problemas por nós abordados para corresponder às necessidades, direitos e preocupações dos estudantes da nossa academia, sem nunca cair no esquecimento. Foi, para todos, um privilégio fazer parte desta jornada lado a lado com uma pessoa tão humanista como o Professor. Uma ligação que nunca será quebrada, é histórica e muito estimada por todos.

Para sempre na nossa memória, AAIPCA

————————————————————————————————————–

Queria deixar o meu último testemunho em memória do Professor Doutor João Carvalho. A toda a família e amigos as minhas mais sinceras condolências. Permitam-me deixar as minhas últimas palavras à pessoa que foi e sempre será a minha maior referência no meu percurso académico, por quem tinha e sempre terei uma grande estima pessoal e profissional! Acompanhei de perto a ação do Professor Doutor João Carvalho enquanto Dirigente Associativo e na sua pessoa conheci um ser humano inigualável, lutador, guerreiro e com um coração enorme, com o qual tive o privilégio de privar em diversos momentos, momentos esses, que recordarei com imensa saudade para o resto da minha vida. Trabalhámos lado a lado em prol do IPCA, sei que nem tudo foi feito de bons momentos, nem sempre estávamos de acordo, mas sempre tivemos um objetivo em comum, o melhor para o nosso IPCA. Lembro-me perfeitamente de um momento pessoal, depois de já ter renunciado ao cargo por motivos de doença, em que me dizia: “Já sinto saudades do meu/nosso IPCA André”. É com estas palavras que não poderia deixar de mencionar toda a força, lealdade, preocupação, dedicação e amor que sempre demonstrou pela causa pública e pela luta incansável para o sucesso e crescimento da nossa Instituição. Em todos os projetos deixou a sua marca, com rigor, transparência e profissionalismo. Hoje, o Ensino Superior Público fica mais pobre, a Investigação Aplicada na Contabilidade Pública fica mais pobre, a Humanidade fica mais pobre. Fica o eterno agradecimento pela disponibilidade em estar sempre presente, em fazer sentir as necessidades e preocupações de todos os estudantes, como se das suas se tratassem. Obrigado pela OBRA que construiu professor, a nossa casa como assim o referia, jamais se esquecerá! Obrigado pela amizade, obrigado pelo apoio, obrigado pelos conselhos, obrigado pela forma que me fez crescer enquanto ser humano. Professor Doutor João Carvalho foi um privilégio a oportunidade de o ter conhecido. O 27 de dezembro fica marcado, um dia triste. Mas o céu ganha uma estrela brilhante e especial, que certamente estará de olhos postos no percurso que estamos a traçar. Até sempre eterno Presidente e Amigo, Exmo. Professor Doutor João Carvalho

André Soares

Ex – Presidente da Associação Académica do IPCA

————————————————————————————————————–

Deixo aqui uma mensagem de reconhecimento ao Professor Doutor João Carvalho, pela sua incansável busca pela exigência e boa gestão no trabalho de todos desta instituição, agradecendo o legado que deixou no IPCA com uma gestão financeira inquestionável e resultados que servem de exemplo para todas as instituições de ensino superior portuguesas, universitárias ou politécnicas.

Nuno Lopes

————————————————————————————————————–

Exmos. Senhores:

É com grande pesar que expresso as minhas condolências pelo falecimento do Professor João Carvalho.

Apesar de o não conhecer pessoalmente, sou testemunha da sua obra que enobrece o seu percurso e a sua vida.

As minhas palavras são especialmente dirigidas à sua família e à comunidade do IPCA.

Rui Sampaio

————————————————————————————————————–

Professor João

OBRIGADA!

Obrigada pelos ensinamentos que me transmitiu!

Obrigada pelas oportunidades que me proporcionou!

Obrigada por despertar em mim o “bichinho da contabilidade” que estava adormecido!

Obrigada por aqueles “passitos de dança” e gargalhadas que nunca esquecerei!

Obrigada pela visão e obra que deixou!

Obrigada pelo exemplo de humildade e pelo sentido de humor “apuradíssimo” que tanto apreciava!

Estarei eternamente grata por tudo que fez por mim e por nós IPCA!

Até um dia!

Patrícia Quesado

————————————————————————————————————–

Teimoso, muito teimoso! O seu nome…confunde-se com o IPCA.

Gostava mais dele, que ele de mim! Mas, sim. Não posso negar, sempre me fez crer, e sentir, que tinha admiração por mim. Não me querendo por perto, era a sua maneira de me ter por perto! Dizia-me muitas vezes, que só queria a minha opinião se tivesse dúvidas (que quase nunca tinha), porque eu ia sempre dizer-lhe o contrário dos outros e, pior, dizer-lhe o que ele não queria ouvir!

Lendo, aqui, os muitos elogios, muitíssimo merecidos, ao Presidente João Carvalho, não vou perder tempo a repeti-los, a não ser para dizer que nunca esteve só, nunca o fez só! Mas foi o responsável pela grandeza que hoje se respira no IPCA. O seu nome confunde-se com o IPCA.

Já ao João Carvalho… devo dizer algo! Apenas o que devo expor…

Não gostava da fila da frente! Não gostava de incompetentes e de “lambe-botas”. Era vaidoso, apesar de muito simples. Gostava de reconhecimento, mas sem luzes! Não gostava de multidões. Gostava de ser o primeiro a sair…

A Maria João, era a sua vida… não queria nunca deixa-la!

A casa de Amares (que não cheguei a conhecer, por culpa minha) o seu refúgio. O seu trabalho de que era escravo, a sua paixão. A sua família, que preservava em lugar sossegado, o seu equilíbrio.

A Maria José o seu porto de abrigo, das suas inseguranças… a Maria José que deu volta ao mundo para o ter vivo, muito vivo. Eu vi, eu assisti… ninguém, julgo que nem ele mesmo, contava com tamanha força da natureza para o salvar…

Gostava de Maria Betânia, Elis Regina, Caetano Veloso, de Saramago, e da Educação, da cortesia e de comer bem (nunca percebi porque gostava tanto de pernil de porco assado)! Gostava de viajar!

A última mensagem que me mandou, no dia de Natal, tratou-me por Pedro, nunca o tinha feito, como eu nunca o fiz, tratávamos-nos por Professor, eu gostava de o fazer, ele gostava de o fazer…

Vou, agora, fazer o mesmo…

Até já, João.

Ficas a dever-me dezenas de jornais diários. Acabaremos as nossas conversas um dia! Tudo farei para preservar para sempre o melhor de ti.

Pedro Nunes

————————————————————————————————————–

O Prof. João foi uma pessoa que marcou a minha vida, ao longo destes 10 anos no IPCA, e que muito admiro. Construiu uma obra extraordinária e deu espaço a quem queria, com ele, crescer. Sempre com uma visão humanista. E é essa a minha melhor memória dele. Enquanto docente desta casa, esforçar-me-ei por continuar o seu legado de profissionalismo e espírito de missão.

Catarina Silva

————————————————————————————————————–

É neste momento de tristeza que as palavras mais faltam…

Mas não posso aqui deixar de expressar a minha profunda admiração e gratidão, pelo trabalho desenvolvido pelo Prof. João Carvalho e pela sua contribuição, enquanto meu orientador, para o sucesso do meu Mestrado e Doutoramento.

Ficará eternamente na minha memória!

Susana Rua

Docente do IPCA

————————————————————————————————————–

É sempre difícil expressar o que sentimos numa situação destas…

Agradeço ao Professor João todo o incentivo que me deu para desenvolver a minha investigação quando era ainda docente em exclusividade no IPCA.

Jamais esquecerei a simpatia com que sempre me recebeu para discutirmos os nossos temas de trabalho, assim como as suas palavras amigas e de incentivo em momentos importantes da minha vida. Um deles foi quando deixei o IPCA para viver no estrangeiro. Na minha  memória ficaram as suas palavras gravadas: “Teresa fecha-se uma porta, mas sempre ficará uma janela aberta”… E assim foi, quando tive de regressar a janela estava lá, aberta, e eu voltei à “casa” que ele tanto sonhou construir e que é hoje o projeto inacreditável que é…

Um bem-haja e até sempre Professor.

Com muito carinho,

Teresa Costa

————————————————————————————————————–

A perda física de um grande ser humano, mas que o seu espírito e Alma continuaram a viver, nas palavras nos gestos, na grandeza humana.

Deixo algumas palavras do meu trabalho de poesia para homenagear Drº João Carvalho, aquele que nunca excluía nem recusava dar uma oportunidade.

SOL

Ondas que em voltas das tuas fortes águas salgadas deixas vibrar a vida, aquela que nunca deixa de sentir o coração bater, com toda a tua força de viver.

Raios doces e quentes que te acendem a chama de um mundo vibrante, onde cada minuto, cada segundo, cada instante é um momento único de vida.

Que privilégio precioso e único de fazer parte deste turbilhão profundo de emoções, de aventuras constantes como de uma peça do puzzle.

Os raios quentes do belo sol brilham todos os dias mesmo nos dias chuvosos, para todos sem deixar ninguém de parte, pois brilha para todos.

Eduardo Ribeiro

————————————————————————————————————–

Quando perdemos um amigo ficamos a saber bem o valor de cada passo que demos com ele.

Gostava muito do João quando ainda não havia IPCA, gostava dele quando estávamos fora do IPCA, nos jantares informais onde nasciam ideias ainda no início da Escola de Gestão (era ele o diretor), ou quando em doutoramento e trazia de Espanha um arzinho de cientista feliz com a sua investigação e as suas descobertas. Manifestava-se já nesta altura a sua maturidade humana e a sua capacidade de integrar as coisas da vida, e estas características ajudaram-nos sempre a acreditar no futuro que aí vinha e que se consubstanciou na sua obra.
A minha experiência com o João resultou num crescimento por pequeninas perdas e reencontros, concordâncias e discordâncias, e pela forma gradual com que se foi construindo uma história positiva e que vale a pena ser partilhada.

– Foi bom ter acontecido.

Maria Manuela Cunha

————————————————————————————————————–

Se há homem que materializa a exceção à regra de que “não há pessoas insubstituíveis” esse homem é o Professor Doutor João Carvalho.

Não me refiro aos seus excecionais dotes académicos, aos seus qualificados artigos científicos, ao seu didatismo como professor, aos estudos que publicava, ao seu rigor e competência na área da Contabilidade, à sua seriedade como gestor público, nem à grande obra que desenvolveu no Instituto, conforme foi referido na profunda homilia do seu funeral pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. Jorge Ortiga. Refiro-me, principalmente, àquilo em que ainda foi superior que é a sua extraordinária dimensão humana.

Há uma história – do inicio dos anos noventa quando fomos colegas na Associação Industrial do Minho – que o João contava muitas vezes e que não resisto a contar:

Uma das minhas funções na Associação Industrial do Minho, na ocasião a viver um período áureo sobre a presidência de António Barros dos Santos, foi a direção do Departamento de Relações Exteriores, tendo eu organizado diversas missões empresariais ao estrangeiro, nomeadamente em África.    

Uma dessas missões foi assegurar a presença da AIM. e de empresas na FILDA – Feira Internacional de Luanda – com um stand. Tive a felicidade de compartilhar o quarto do hotel com o João Carvalho.

Bom! Foram 10 dias inesquecíveis, muito divertidos, mas com muito trabalho para assegurar uma representação muita digna dos empresários bracarenses e do Minho, num país dilacerado por uma guerra civil.  O João, sempre bem humorado, ajudou-me imenso apesar de não ter nenhuma obrigação de o fazer.

Num sábado, antes da feira começar com tudo pronto e o dia quase livre, exceto uma audiência com um ministro angolano pelas 17 horas, perguntei pela manhã:

– “João, para onde vamos hoje ?.

-Vamos para a praia, claro.”.

De volta da praia para o hotel, atrasadíssimos, forcei o motorista a cometer uma pequena infração de 50 metros para pouparmos tempo, o que foi observado por uma “invisível” brigada de trânsito que nos deu sinal de paragem com alguma violência.

Sai o nosso motorista do carro, aterrorizado, e vi pelo retrovisor o agente a guardar a carta do nosso motorista e a dar-lhe voz de prisão. Roído pela consciência, saio do carro, contrariando os pedidos insistentes do João para não o fazer.

Determinado, disse ao agente que fui o responsável pela infração e que o punido teria de ser eu. Depois de muita conversa, o agente acabou por devolver a carta ao motorista.

E lá entrei eu todo triunfante dentro do carro! A partir daí para o João, que se tinha apercebido muito bem do clima de tensão existente em Angola, passou a ser “Deus no Céu e o Joaquim em Luanda”.

Este singelo texto, que não queria ter escrito, tem apenas a finalidade de homenagear a memória do meu amigo João, cuja personalidade é muito maior do que aqui está retratado.

O Presidente da República, os municípios de Braga, Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo, entre outros, curvaram-se perante a memória do Professor Doutor João Carvalho que uniu toda a sociedade política da esquerda à direita, tendo até o ex Primeiro Ministro Passos Coelho estado presente no seu funeral.

Conforta-me que a dor e a saudade que eu, como muitos outros, sinto do João é inversamente proporcional ao quanto foi ótimo ter recebido a graça de ser um dos seus muitos amigos.

Joaquim Barbosa

————————————————————————————————————–