CABI | UBike

Uma mobilidade sustentável é um desígnio de quem gere as nossas cidades, sendo necessário encontrar formas atrativas de a promover. As obrigações legais na redução do consumo de energia, emissões de gases de estufa e poluentes atmosféricos, fazem-nos equacionar formas de atrair a população para modos sustentáveis de mobilidade, nomeadamente na redução do uso automóvel melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

O Projeto U-Bike Portugal é um projeto de promoção da mobilidade ciclável na academia, que visa incentivar hábitos mais sustentáveis em termos de mobilidade, através da disponibilização de bicicletas elétricas e convencionais.

É um projeto nacional, coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), desenvolvido por instituições de ensino superior de todo o país, segundo uma abordagem comum, mas permitindo estratégias específicas, com características locais de cada comunidade académica.

O Projeto U-Bike tem financiamento PORTUGAL 2020, mais concretamente no PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

No IPCA, a implementação do Projeto, enquadrada nos objetivos nacionais, disponibiliza 130 bicicletas (65 elétricas, 65 convencionais), denominadas CABI, com os objetivos:

  • Uso de bicicletas elétricas e convencionais na Comunidade Académica para incentivo de alteração de hábitos de mobilidade, com transferência da utilização do transporte individual motorizado (TIM) para o modo ciclável, nas deslocações de e para o Campus;
  • Redução do consumo de energia primária, prevendo-se atingir 3% de poupança obtida através da transferência do TIM para o modo ciclável;
  • Redução das emissões de gases de efeito de estufa e de poluentes atmosféricos; Ser motor para iniciativas de mobilidade sustentável no Concelho de Barcelos.

O IPCA espera assim, com as CABI, contribuir para a adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis e energicamente eficientes, com benefícios ao nível do ambiente, da saúde e da própria gestão do território. A nível institucional, este projeto enquadra-se no Eixo Estratégico do Campus verde, saudável e seguro que, a par de outras iniciativas, promove uma sociedade mais sustentável e que investe na melhoria da qualidade dos serviços para a sua Comunidade Académica.