Estrutura

A criação e a implementação de um sistema interno de garantia da qualidade, mais do que uma exigência legal, devem assumir-se como parte integrante dos mecanismos de gestão e de planeamento, tendo em vista a melhoria contínua, a satisfação de todos os envolvidos e a concretização da respetiva missão da Instituição.

sigqa_people

Neste contexto, o IPCA integra nos seus órgãos o Conselho para a Avaliação e Qualidade, tendo como responsabilidade fundamental a elaboração de propostas de mecanismos de autoavaliação do desempenho do IPCA, das suas unidades orgânicas e das suas atividades científicas e pedagógicas. Os artigos 44º e 45º dos estatutos do IPCA definem a sua composição, funcionamento e competências, centralizadas em estabelecer as linhas orientadoras da política de avaliação e qualidade a prosseguir pelo IPCA.

Para institucionalizar a política da garantia qualidade no IPCA, foram criadas as seguintes estruturas de coordenação e apoio:

. Vice-presidência para a Avaliação e Qualidade, que assume a responsabilidade da coordenação dos processos relativos às áreas da avaliação e qualidade do IPCA;

. Coordenadores para a Avaliação e Qualidade, que acompanham e coordenam a implementação do sistema nas respetivas Unidades Orgânicas;

. O Gabinete para a Avaliação e Qualidade como estrutura de apoio na elaboração, implementação e monitorização dos processos de avaliação.