Voluntários da Cruz Vermelha de Barcelos recebem formação no IPCA

Relações Interpessoais: Atendimento e Boas Práticas” foi o mote para uma sessão onde foram abordados vários exemplos do que pode ser a comunicação. A importância do “saber ouvir” foi outro dos temas focados, numa formação ...

Relações Interpessoais: Atendimento e Boas Práticas” foi o mote para uma sessão onde foram abordados vários exemplos do que pode ser a comunicação. A importância do “saber ouvir” foi outro dos temas focados, numa formação que onde esteve sempre implícita a importância da motivação para a prática do voluntariado.

Estiveram presentes cerca de 30 voluntários, com idades, habilitações e experiências de vida totalmente distintas, tendo a formação sido ministrada também em regime de voluntariado, pela Dra. Esmeralda Galvão, docente da ESG.

No final, o resultado não poderia ser melhor, tendo ficado já agendada uma nova formação, a decorrer no IPCA, subordinada ao tema “Ética e Direitos dos mais velhos”. Esta próxima sessão surge da necessidade, por parte dos voluntários, de aprofundar conhecimentos a este nível, de forma a porem em prática os conhecimentos que venham a adquirir no trabalho que fazem junto da população sénior do concelho.

Através destas iniciativas, e outras previstas até ao final do ano, o IPCA pretende cumprir o seu objectivo de abertura à comunidade envolvente, bem como de se associar a causas e instituições de solidariedade social, transmitindo aquilo que caracteriza uma instituição de ensino superior: o conhecimento.