Tomou Posse a Comissão de Ética do IPCA

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deu posse aos membros da primeira Comissão de Ética da instituição.

Esta Comissão é um órgão colegial, de natureza consultiva, multidisciplinar e independente, que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade, honestidade e qualidade ética na atividade das unidades que integram o IPCA. No exercício das suas competências, a Comissão deverá promover o respeito pela dignidade e integridade e terá em especial atenção os códigos deontológicos profissionais, bem como as declarações e diretrizes internacionais sobre ética.

A Comissão de Ética é constituída por António Afonso e Joana Araújo, personalidades externas ao IPCA, Irene Portela e Liliana Matos Pereira, na qualidade de representantes dos docentes, Daniela Teixeira, representante dos trabalhadores técnicos e de gestão, Pedro Morais, representante dos investigadores e João Pedro Pereira, representante dos estudantes do IPCA.

A Presidente do IPCA agradeceu aos membros por terem aceite fazer parte desta Comissão, lembrando que a lista de deveres é extensa e o papel que desempenham é crucial para que os dirigentes “se sintam mais seguros ao tomar decisões, emitindo recomendações para uma gestão ainda mais transparente, de qualidade e que sirva melhor toda a comunidade académica”.

No final da tomada de posse a Comissão reuniu de imediato, tendo sido eleitas como Presidente e Vice-Presidente do órgão Irene Portela e Joana Araújo, respetivamente.