Seminário sobre “A Criminalidade Económica e Financeira e a Responsabilidade das Empresas por Corrupção”

O seminário terá ainda uma outra intervenção, relativa ao tema “A Responsabilidade das Empresas por Corrupção”, a qual será conduzida pelo Prof. Doutor Gonçalo Melo Bandeira, Director do Curso de Solicitadoria do IPCA e docente dessa unidade curricular.

A moderação pertencerá ao docente Mestre Carlos Silva Loureiro. O Seminário é aberto ao público em geral, até à capacidade máxima do auditório.

Sobre o Prof. Doutor Mário Ferreira Monte:
• Licenciou-se em Direito, em Outubro de 1984, e realizou um Curso de pós-graduação em ciências jurídico-criminais, sob o tema “La Prision Provisional e sus Alternativas”, em 1991.

• Concluiu o Mestrado conducente à especialização em ciências jurídico-penais, sob o tema Da Protecção Penal do Consumidor. O Problema da (Des)criminalização no Incitamento ao Consumo, em 1994, e o Doutoramento europeu em ciências jurídico-criminais, sob o tema Da legitimação do direito penal tributário. Em particular, os paradigmáticos casos de facturas falsas, em Maio de 2003.

• Tem colaborado com instituições como o Centro de Estudos Judiciários, a Ordem dos Advogados e a Fundação de Ciência e Tecnologia, nomeadamente integrando os respectivos Júris.

• É autor de mais de duas dezenas de artigos e de alguns livros e já participou, como conferencista, em diversos eventos científicos, nacionais e internacionais, sobretudo em matéria de ciências criminais.

• É também colaborador permanente da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, membro do Comité Científico da Revista Estudios Penales y Criminológicos da Universidade Santiago de Compostela, do Conselho Científico da Revista Novos Estudos da Universidade do Vale e Itajaí – UNIVALI, no Brasil, do Instituto Jurídico Interdisciplinar e do Centro de Investigação de Direitos Humanos da Universidade do Minho.

• Tem colaborado ainda com diversas universidades, portuguesas e estrangeiras, sendo actualmente Vice-Presidente e professor auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho, onde é regente da área do direito penal, processo penal e criminologia, e Director do curso de Mestrado em Direito Judiciário e do curso de Mediação Penal.

Ver Cartaz