Relatório da concretização dos objectivos do Processo de Bolonha – Anos lectivos: 2006/2007 e 2007/2008

Na sequência do que se determina no art.º 66.º- A do Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, o IPCA elaborou o Relatório acerca da concretização dos objectivos do Processo de Bolonha, sob coordenação do senhor Professor Doutor Pedro Nunes.

O trabalho agora apresentado abarca a Escola Superior de Gestão e a Escola Superior de Tecnologia, com referência aos anos lectivos de 2006/2007 e 2007/2008, nos cursos de Contabilidade (Diurno + Pós-Laboral), Fiscalidade (Diurno + Pós-Laboral), Solicitadoria (Diurno + Pós-Laboral), Informática para a Saúde (Diurno + Pós-Laboral), Design Industrial Diurno, Design Gráfico (Diurno + Pós-Laboral), Informática (Diurno + Pós-Laboral). Foi elaborado por uma equipa de 11 docentes de ambas as escolas (Alexandrino Ribeiro, Carlos Loureiro, Cláudio Ferreira, Eva Maria Miranda, Joaquim Gonçalves, José Manuel Pereira, Liliana Ivone Silva Pereira, Miguel Terroso, Nuno Lopes, Patrícia Gonçalves e Pedro Nunes) que prestaram um desmedido contributo a todo o processo, de público louvor, em ambos os Conselhos Pedagógicos e Científicos das duas Escolas.

Na sequência dos trabalhos e no cumprimento da lei foram ouvidos (amostra) os Estudantes (362) e os Docentes (42 docentes), apurando-se informação relevante sobre as mudanças operadas em matéria pedagógica, indicadores que evidenciem o progresso das mudanças realizadas na instituição e em cada curso; Indicadores objectivos que considerem, designadamente, a evolução do peso das várias componentes do trabalho do estudante no número de horas de trabalho total, nomeadamente total de horas de contacto, componente experimental, componente de projecto, as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar, as acções de apoio ao desenvolvimento de competências extracurriculares e as medidas de estímulo à inserção na vida activa.

O presidente do instituto Politécnico do Cavado e do Ave;

Professor Doutor João Carvalho