Projeto U-Bike Portugal (CABI) – Candidaturas abertas para a requisição de bicicletas

Estão abertas as candidaturas para a requisição de bicicletas do Projeto U-Bike Portugal (CABI) até ao próximo dia 10 de julho.

Informamos que estão abertas as candidaturas para a requisição de bicicletas do Projeto U-Bike Portugal (CABI) até ao próximo dia 10 de julho.

As candidatura são submetidas no link: https://portal.sas.ipca.pt

ATENÇÃO: Quem já submeteu candidatura, independentemente de lhe ter sido atribuída bicicleta, deverá submeter nova candidatura no link acima partilhado. Quem se encontrar nesta situação, será posteriormente contactado por telefone para esclarecimentos sobre os procedimentos de renovação.

Informamos que as bicicletas serão entregues durante o mês de julho de 2020, prolongando-se a cedência até ao final do 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 (dezembro de 2020). Na imagem abaixo é apresentado esquematicamente o processo de atribuição de uma bicicleta.

No IPCA, a implementação do Projeto, enquadrada nos objetivos nacionais, já disponibilizou, na primeira fase, 25 bicicletas elétricas e convencionais para uma utilização de um semestre.

O Regulamento de Utilização de Bicicletas do IPCA no Âmbito do Projeto U-Bike Portugal define as normas gerais de entrega e utilização das CABI, podendo ser consultado no documento em anexo ou no site do projeto, com acesso no link http://ubike.ipca.pt, onde pode ser consultada mais informação.

Todas as dúvidas e pedidos de esclarecimento devem ser enviados através do email cabi.ubike@ipca.pt.


SOBRE O PROJETO

O Projeto U-Bike Portugal é um projeto de promoção da mobilidade ciclável nas comunidade académicas das instituições de ensino superior do país, que visa incentivar hábitos mais sustentáveis em termos de mobilidade, através da disponibilização de bicicletas elétricas e convencionais. No IPCA, a implementação do Projeto, enquadrada nos objetivos nacionais, visa disponibilizar 130 bicicletas (65 elétricas e 65 convencionais) para uma utilização de longa duração (um semestre ou ano letivo), denominadas CABI, destacando-se os seguintes objetivos locais:

  • Promoção do uso de bicicletas elétricas e convencionais, prevendo-se que sejam percorridos, no mínimo, 42.000 kms/ano nas bicicletas pela população académica;
  • Promoção da alteração de hábitos de mobilidade, através da transferência da utilização do transporte individual motorizado (TIM) para o modo ciclável, nas deslocações de e para o Campus;
  • Contribuição para a redução do consumo de energia primária, prevendo-se atingir uma percentagem de 3% de poupança de energia primária obtida através da transferência do TIM para o modo ciclável;
  • Contribuição para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e de poluentes atmosféricos.

CAUÇÃO E TAXAS

Nos termos do n.º 2 do artigo 11.º do  Regulamento de Utilização de Bicicletas do IPCA no Âmbito do Projeto U-Bike Portugal, foi fixado o seguinte valor de caução a pagar pelos utilizadores: 25,00€ (este valor será devolvido no final do período de utilização da bicicleta caso esta não apresente danos que sejam imputáveis ao utilizador devido a uso inapropriado ou negligente).

Não serão cobradas quaisquer outras taxas de aluguer da bicicleta.

SEGURO

Cada utilizador da bicicleta deverá, ainda, nos termos do artigo 18.º do Regulamento, pagar uma taxa de seguro que cobre a responsabilidade civil, acidentes pessoais e furto ou roubo. O seguro é contratualizado pelo IPCA para todas as bicicletas à seguradora Caravela – Companhia de Seguros, devendo cada utilizador suportar o seguinte custo: 12,50€ para um semestre (5 meses).

ATENÇÃO: Cada candidato a quem for atribuída uma CABI receberá um email com as indicações para proceder ao pagamento do valor da caução e do seguro, antes de proceder ao seu levantamento.