Projecto do IPCA entre os 12 finalistas do Action for Age

O projecto resulta de uma interacção inédita entre estudantes de licenciatura e de mestrado, coordenados pelos docentes Maria João Félix, Paula Tavares e Pedro Mota Teixeira. Os projectos foram inicialmente desenvolvidos na unidade curricular de Design de Interacção, do curso de Design Industrial, tendo a componente gráfica sido desenvolvida posteriormente pelas alunas do Mestrado em Ilustração e Animação, numa sinergia entre cursos, professores e estudantes do departamento de Design.

Os participantes do projecto são José Pinto e Samuel Monte (estudantes da licenciatura em Design Industrial) e Rita Silva e Sara Silva (estudantes do Mestrado em Ilustração e Animação). Com esta distinção, a equipa de estudantes e docentes do IPCA vai desenvolver o projecto, no período de cinco meses, com o apoio da Experimenta Design.

Mais uma vez, os cursos ligados à área do design do IPCA voltam a ter projecção nacional e passam à frente das mais conceituadas escolas de artes e design do país, tendo este desafio sido lançado a 22 instituições de ensino superior portuguesas.

Sobre o Action for Age
Action for Age é uma iniciativa da Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) em parceria com a experimentadesign, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2009 e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2010.

Este laboratório criativo explora o papel do design face aos complexos desafios e possibilidades que nos coloca o fenómeno do envelhecimento generalizado da população. A queda da taxa de natalidade, associada à subida da esperança média de vida, está na origem desta tendência acentuada. À medida que a idade aumenta, o isolamento, a marginalização e a solidão surgem como novos flagelos sociais.

Em resposta a este cenário nasceu, em 2008, a primeira edição de Action for Age, a partir de um brief original da RSA, desenvolvida com a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa/Londres) e a experimentadesign em Portugal, cujos resultados foram apresentados na Bienal EXD’09, em 2009.

Em 2010/11 desenrola-se a segunda edição, envolvendo estudantes universitários e jovens licenciados de escolas portuguesas de todo o país. Com base na metodologia projectual, em articulação com contributos de outras disciplinas especializadas, o objectivo é desenvolver soluções centradas no utilizador que potenciem uma melhoria na vida dos idosos e constituam mais-valias efectivas.

Numa sociedade em transformação, em Action for Age o design assume em pleno a sua missão de disciplina reconfiguradora do nosso contexto vivencial – material, espacial, de comunicação, de interacção – harmonizando-o com as novas necessidades e exigências da contemporaneidade.