Presidentes e representantes dos Institutos Tecnológicos Irlandeses no IPCA

O IPCA recebeu esta terça-feira os Presidentes e representantes dos Institutos Tecnológicos Irlandeses e responsáveis pela política de Ensino Superior neste país. Uma comitiva composta por 12 membros, representantes de 9 Institutos Tecnológicos.

A visita decorreu no âmbito do programa de modernização e valorização dos Institutos Politécnicos Portugueses, estando a sua organização a cargo do Professor Eduardo Beira, coordenador deste programa. A comitiva estará três dias em Portugal a fazer um périplo pelos Politécnicos de Portugal com o objetivo de melhorar a cooperação bilateral entre a Irlanda e Portugal.

Na visita ao Campus, a comitiva que veio do Porto acompanhada por Adriana Lago (diretora executiva do Praxis do IPCA) foi recebida pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, pela vice-presidente, Patrícia Gomes, pelos diretores das escolas, membros do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e docentes e investigadores responsáveis pelos Laboratórios de Investigação do IPCA.
Durante a visita a comitiva teve a oportunidade de conhecer o campus do IPCA e as principais atividades de ensino, investigação e transferência de conhecimento desenvolvidas nas 4 Escolas. Após uma apresentação genérica da Instituição, foram constituídos grupos de trabalho que se dividiram de acordo com as áreas de interesse das Escolas do IPCA. Para além da apresentação do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, que esteve a cargo da sua Diretora Sónia Monteiro, visitaram ainda o Digital Games Lab, nomeadamente o laboratório de desenvolvimento do produto, a cargo de Ricardo Simões, o laboratório de audiovisuais, por Paula Tavares, o laboratório de eletrónica e robótica, a cargo de Vitor Carvalho e ainda o laboratório de jogos digitais a cargo de Duarte Duque.
No final da visita os convidados perceberam o elevado potencial do trabalho desenvolvido no IPCA, e as áreas de interesse comum onde podemos estabelecer e desenvolver projetos conjuntos. “É para o IPCA é de extrema importância reforçar as relações bilaterais com os Institutos Tecnológicos deste país fortalecendo assim as relações de interação com a sociedade, um dos eixos do plano estratégico do IPCA”, ressalvou Maria José Fernandes.
Esta missão resulta de uma primeira visita aos Institutos Tecnológicos Irlandeses realizada por representantes dos Politécnicos Portugueses àquele país em maio do corrente ano.