Orçamento Participativo de 2021 vai ser apresentado a 15 de abril

O Orçamento Participativo do IPCA de 2021 vai ser apresentado no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, tendo já sido nomeada pelo Conselho de Gestão a respetiva Equipa de Acompanhamento.

Está assim dado o pontapé de saída para o processo que visa convidar os estudantes a apresentarem propostas de aplicação de uma parte do orçamento da instituição no próximo ano.

Este será o segundo Orçamento Participativo do IPCA. Na primeira edição, em 2019, a proposta vencedora resultou na implementação de melhoramentos no espaço disponível para o consumo e preparação das refeições trazidas de casa pelos estudantes, situado no edifício dos Serviços de Ação Social e da Cantina.

O projeto “Sala de refeições e mais micro-ondas”, apresentado por um grupo de 10 estudantes, todos alunos da licenciatura em Gestão Pública, propôs a reorganização daquele espaço e a aquisição de novo material (mesas, cadeiras e micro-ondas), proporcionando melhores condições e o aumento da capacidade de utilizadores.

Letícia Martins foi um dos elementos do grupo e considera ser “muito importante esta possibilidade de os estudantes participarem com ideias” no orçamento da instituição. “Se queremos ter um IPCA cada vez melhor, acho que devemos contribuir para isso”, diz.

“Todos nós usufruímos muito da cantina e dos micro-ondas e, quando a nossa professora de Finanças Públicas nos desafiou a participarmos com um projeto no Orçamento Participativo, lembramo-nos que seria bom melhorar aquele espaço de refeições, para ficar com melhores condições”, recorda. Na opinião de Letícia Martins, a implementação do projeto “correspondeu totalmente às expectativas” que tinha.

No total, o primeiro Orçamento Participativo do IPCA, no valor de 10 mil euros, registou a candidatura de seis projetos. Destes, três foram validados e submetidos à escolha dos estudantes, numa eleição que registou um total de 769 votos.

O Orçamento Participativo para 2021 será apresentado a dia 15 de abril, dia em que abrirá o período de apresentação de propostas, que irá prolongar-se até 31 de maio.

De 1 a 11 de junho, será realizada a análise técnica das propostas e aprovada pelo Conselho de Gestão a lista de projetos validados. Estes serão votados pelos estudantes do IPCA no período entre 14 de junho e 11 de julho.

O(s) projeto(s) vencedor(es) serão anunciados no próximo dia 16 de julho e a sua implementação decorrerá entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do próximo ano.

A Equipa de Acompanhamento do Orçamento Participativo é presidida por Soraia Gonçalves (professora da Escola Superior de Gestão) e integra Luís Sampaio Branco (estudante), Márcia Vilela (Serviços de Ação Social) Carla Cruz (Gabinete de Apoio ao Sucesso Académico) e Ana Teixeira (Gabinete de Comunicação e Imagem).

O objetivo fundamental do Orçamento Participativo do IPCA é contribuir para a participação da comunidade estudantil na governação da instituição. Para tal, os estudantes são desafiados a desenvolverem o seu sentido de responsabilidade social, de resolução de problemas e pensamento crítico, como forma de reforçarem a comunidade académica, a equidade, a inclusão, a transparência e a descentralização de poderes.