“Não há soluções fáceis para se conseguir um emprego”

Com vista a uma integração no mercado de trabalho mais facilitada, o IPCA promoveu as suas I Jornadas do Emprego, evento dirigido, sobretudo, aos seus finalistas. De 5 a 7 de Maio, entidades de renome, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o IAPMEI, a Oficina da Inovação da BIC Minho e a Salsa Jeans, explicaram aos alunos do IPCA os seus apoios para a criação de empresas e os seus projectos de estágio e emprego.

Logo na primeira sessão, José Carlos Ferreira, Director do Instituto de Emprego e de Formação Profissional deixou bem claro que “não há soluções fáceis”, num claro incentivo a que os estudantes, depois de licenciados, não fiquem à espera do emprego que há-de chegar, procurando “criar” o seu próprio trabalho, através da criação de empresas. Nestas Jornadas de Emprego ficou claro que, no dia em que terminam a Licenciatura, os estudantes apenas cumprem mais uma etapa, sendo certo que depois terão de ir à luta, uma vez que, hoje em dia, nada é garantido, em termos de emprego.