Município de Esposende homenageou João Carvalho com a medalha de mérito municipal

No dia da cidade e do município Esposende homenageou o Professor Doutor João Carvalho com a medalha de mérito municipal.

O Município de Esposende atribuiu a medalha de mérito municipal, a título póstumo, ao Professor Doutor  João Carvalho pelo enorme trabalho realizado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e de articulação com o município para a instalação de uma extensão do IPCA em Esposende, concretizando assim  a existência de ensino superior público. A proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, referia que João Carvalho“(…)Teve uma forte ligação ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) que remonta, praticamente, à data da criação desta instituição de ensino superior público. (…) e, em 2011, tornou-se no primeiro presidente eleito pelo Conselho Geral do IPCA.

Em julho de 2015 foi eleito para o seu segundo e último mandato de quatro anos, apresentando um plano de ação composto por muitos objetivos, muitos dos quais se concretizaram e onde se previam vários polos do IPCA, um dos quais no concelho de Esposende. Pautou sempre a sua atuação, enquanto Presidente do IPCA, pelo modelo de gestão financeira rigoroso que implementou, sendo reconhecido pelos seus pares pela forma eficiente como geriu a instituição. (…)

O Professor João Carvalho teve um papel de relevância incontornável para a implementação do ensino superior politécnico no distrito de Braga, foi o grande percursor e impulsionador do ensino superior em regime pós-laboral e da ligação do ensino superior e da investigação ao tecido empresarial, permitindo que muitas pessoas, também do concelho de Esposende, pudessem obter uma formação superior. (…)

O Professor João Carvalho tinha um carinho especial por Esposende, onde tinha uma das suas residências e onde passava muitas horas de trabalho e de investigação. Preparou e lançou as bases para a existência de ensino superior público neste concelho, tendo sido um fervoroso entusiasta e facilitador da criação de um polo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave em Esposende.”

Na cerimónia de homenagem estiveram presentes os seus familiares, tendo a medalha sido entregue à sua filha mais nova Maria João Carvalho.