Multiculturais e fascinantes: assim foram os quatro Research SAPs do IPCA

Com um programa repleto de atividades e workshops, mais de 100 estudantes provenientes do universo RUN-EU vivenciaram os Research SAPs IPCA - formações internacionais integradas nas Research Summer Schools que decorrem desde Maio no IPCA.

Esta foi uma oportunidade única, em termos de aprendizagem e de interação, nas áreas da tecnologia, design, turismo, contabilidade e fiscalidade.

Divididos em equipas multidisciplinares, os estudantes tiveram uma semana para responder a 10 desafios no âmbito dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.

Massimiliano, 27 anos, italiano que estuda na TUS (Irlanda), pela primeira vez em Portugal, sentiu o ambiente multicultural. “Para além da experiência académica, esta semana foi ótima para partilhar experiências e conhecer pessoas”, refere o estudante de Gestão e Tecnologia que projeta esta mais-valia no seu futuro profissional e pessoal.

Pela primeira vez em Portugal também esteve Milan Molnar, 21 anos, da SZE (Hungria) que viu nesta semana a oportunidade de participar num evento dedicado à investigação e desta forma melhorar as suas skills, já a pensar no mercado de trabalho.

Não indiferente a esta experiência, Ashley, de 24 anos, volta para a NHL-Stenden (Países Baixos) “fascinada” com a possibilidade que teve em socializar com um grupo tão eclético e aprender sobre princípios de investigação de forma tão clara. “A investigação vai ser importante na minha futura carreira e esta experiência vai ajudar-me com toda a certeza”.

Esta semana foi organizada pelas quatro áreas de investigação do IPCA:  CICF (Centro de Investigação e Contabilidade e Fiscalidade), ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) e 2AI (Laboratório de Inteligência Artificial) e ainda Hotelaria e Turismo com parceiros da TUS.

A diretora do CCIF, Patrícia Gomes, refere esta experiência como um desafio superado.

“Já tivemos muitos SAP´s no IPCA mas é o primeiro na área da investigação que superou todas as expectativas. Tivemos dinâmicas de grupo interessantes, os estudantes conseguiram conciliar perfis e áreas diferentes em grupos multidisciplinares”.

Alexandra Malheiro, Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo, adianta que o balanço é muito positivo e será um projeto a repetir no futuro. “O feedback dos participantes é excelente. Quer do ponto de vista do conhecimento, quer do social que é o outro lado da experiência e que faz parte de uma semana internacional”.

“Uma semana repleta de bons momentos. Foram abordados temas relevantes contemporâneos através de desafios de investigação. As respostas, dos estudantes e investigadores, excederam as expectativas. Foi um excelente exemplo do que é a RUN-EU: contributo, através do conhecimento, para uma Europa melhor”. Foi desta forma que Paula Tavares, diretora do ID+ e vice-presidente para a Internacionalização fez a sessão de encerramento.

João Vilaça, diretor do 2AI e pro-presidente para a Investigação, caracteriza este evento como uma excelente experiência e uma ótima semana em que o IPCA, em conjunto com a TUS ofereceu ferramentas e acionou a promoção da investigação para o futuro. “Participantes com diferentes backgrounds responderam assertivamente e de forma multidisciplinar”.

Esta semana terminou, no entanto, promete voltar com mais conhecimento e investigação RUN-EU. Nas palavras dos participantes: We are one, we are RUN-EU.

As melhores imagens da semana AQUI!