Ministras da Presidência e Ensino Superior agradadas com o avanço da obra da futura Residência de Estudantes do IPCA

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitaram as obras da futura Residência para estudantes do Ensino Superior do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

A Ministra de Estado e da Presidência mostrou-se agradavelmente surpreendida com o que viu: “Temos aqui uma obra que avançou muito desde que o Governo esteve cá, em maio, e isso significa que o PRR está em movimento”. A Ministra referiu ainda que a obra do Complexo B-Cric é um exemplo daquilo que o país precisa, por “aliar infraestruturas de investigação, com residências universitárias, dotando as instituições de ensino superior das condições para qualificar a população e exportar bens de maior valor acrescentado”.

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior referiu que esta é já a segunda vez que visita a obra deste alargamento do Campus do IPCA e registou também o seu rápido avanço. A Ministra congratulou-se, ainda, pelo facto deste complexo resultar da conjugação de fontes de financiamento diferentes dentro do PRR: uma verba diretamente para a residência e outra através dos Programas Impulso, na área da formação.

Já a Presidente do IPCA lembrou que, apesar da rápida evolução, este é um projeto que iniciou há mais de 2 anos, contando com o pré-projeto, licenciamento, concurso público, entre outros trâmites burocráticos. O valor desta construção são 25 milhões de euros, sendo que cerca de metade é financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

No final, o Presidente da Câmara de Barcelos apelou às Ministras para que comecem já a pensar no financiamento para uma obra essencial para o IPCA e para Barcelos, que é a construção de um Pavilhão Multiusos no Campus.

A Residência em construção, denominada “Alojamento Estudantil do IPCA/B-CRIC”, irá disponibilizar 133 camas novas, estando prevista a sua conclusão em setembro de 2024. Ficará integrada no complexo B-CRIC, que contará também com um edifício dedicado à investigação e inovação e um auditório para 500 lugares, cujas obras ambas as Ministras tiveram também a oportunidade de visitar.