Mais de 100 empresas presentes no 1º Open Day Indústria do IPCA

O IPCA abriu as suas portas à indústria e apresentou os projetos de I&D das suas unidades de investigação a mais de 100 empresas da região.

O Open Day Indústria é uma iniciativa associada ao projeto Knowledge Circle, que visa a valorização económica dos resultados de I&D através da ​transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial, nas áreas de influência do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

Na abertura da sessão, João Vilaça, Pró-Presidente para a Investigação e Inovação do IPCA, apresentou as unidades de investigação que o IPCA possui, o 2Ai – Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, o CICF – Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, e o ID+ – Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, e salientou a importância do trabalho em rede, ligando o conhecimento científico às necessidades e especificidades do setor empresarial.

O IPCA tem, atualmente, cerca de 15 milhões em projetos de I&D e em copromoção (realizados em parceria entre empresas ou liderados por estas) e, em breve, vai reforçar de forma significativa a aposta nesta área, com a construção do B-Cric – Barcelos Collaborative Research Center. A construção deste espaço de excelência para a investigação trará uma maior proximidade com as empresas e vai permitir captar ainda mais financiamento para a procura de soluções que reforcem a inovação e consequente competitividade das empresas.

Pedro Assunção, Vice-Presidente do IPL, refere a importância destes projetos de colaboração que fazem com que haja uma verdadeira interação entre as empresas e as instituições de ensino superior, permitindo uma efetiva transferência e valorização do conhecimento.

Durante a sessão foi ainda possível ficar a conhecer os principais instrumentos de apoio à inovação, disponibilizados pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos fundos europeus e dar a conhecer o Centro de Apoio Empresarial do IAPMEI.

Seguiu-se uma Menção de Mérito às empresas que colaboram em projetos de I&D com o IPCA e a visita aos laboratórios para a apresentação desses e de outros projetos em desenvolvimento.

Durante a parte da tarde foi ainda apresentada a iniciativa “Born From Knowledge”, um Programa promovido pela ANI, que pretende dar eco a ideias, projetos ou empresas resultantes do conhecimento científico, que respondam a desafios da sociedade e contribuam para o desenvolvimento da economia.  A sessão terminou com a apresentação dos projetos vencedores do Concurso de Vouchers deste programa e respetiva entrega de prémios.

VER FOTOS