IPCA vence final portuguesa da Imagine Cup

Este é apenas o segundo ano em que o IPCA participa na competição, distinguindo-se agora com o primeiro lugar, à frente das equipas do Instituto Superior Técnico, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Para a final portuguesa, que decorreu no Auditório da Microsoft do Tagus Park, haviam, assim, sido seleccionadas cinco equipas, duas das quais do IPCA.

Ambas as equipas foram acompanhadas pelos docentes Prof. Doutor Nuno Rodrigues e pelo Prof. Doutor João Vilaça, da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. Rescue Me foi então a equipa vencedora composta pelos seguintes estudantes: Ricardo Vieira, Hugo Vieira, Messias Ferreira, Susana Linhares e Luís Torrão. Já a equipa Fire Coat era formada pelos estudantes Ricardo Pereira, Rita Pereira, Flávio Loureiro e Maria João Caxide.

Além dos participantes e mentores efectivos, é de referir que estes projectos tiveram também colaboração do docente de design Nélson Pereira e dos estudantes Filipe Rosas e Nélson Fonseca.

A Imagine Cup é um desafio lançado a estudantes de todo o globo, para que mostrem como a tecnologia, e o software, possibilitam a resolução dos maiores problemas mundiais. Ao longo dos últimos 9 anos desta competição anual, estudantes de mais de 100 países juntam-se em equipas para aprender, colaborar e desenvolver as suas fantásticas ideias que endereçam problemas como a educação, ambiente, saúde, pobreza ou fome, entre outros. Todos os países escolhem então os seus representantes na grande final nacional, onde os projectos mais inovadores e capazes são postos à prova através de uma apresentação cuidadosamente preparada para toda a audiência, e para um júri com a missão de descobrir qual a ideia que apresenta o maior potencial de mudar o Mundo.