IPCA TEC Summit proporciona aos estudantes o contacto com grandes empresas de tecnologia

A primeira edição da IPCA Technology, Education and Companies (TEC) SUMMIT: Semana da Tecnologia já arrancou, com a participação de 14 grandes empresas da área tecnológica.

Na abertura, que decorreu no Altice Fórum Braga, João Vilaça, Pró-Presidente do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para a Investigação e Inovação, salientou a estreita ligação do IPCA às empresas, que se materializa em eventos como este e que se traduz em inovação, tanto do ponto de vista da investigação que é produzida, como da aplicabilidade da mesma, fazendo com que os estudantes tenham acesso a um ensino mais prático e adaptado às reais necessidades do mercado de trabalho.

Já Carlos Silva, Administrador da InvestBraga, referiu que “o IPCA é um dos principais agentes de inovação” do Quadrilátero, parabenizando a instituição “pela inovação que traz para as empresas e pela articulação constante com as mesmas, o que torna o projeto do IPCA diferenciador”. Carlos Silva aproveitou ainda para anunciar que a IPCA TEC SUMMIT terá uma nova edição em 2024, mais uma vez com o apoio da InvestBraga.

O primeiro dia deste evento, que decorre até ao dia 30 de novembro, contou ainda com oradores da Bosch Car Multimedia, Festo e Cari/BIM+.

Nos próximos dias, os participantes poderão assistir, no Polo do IPCA de Braga, às comunicações de prestigiadas empresas como AWS, Bresimar Automação S.A., CARI, Cegid Primavera, DStelecom, DSTsolar, ESI Robotics, Fujitsu Technology Solutions Lda., Natixis in Portugal e Universal Robots, nas sessões agendadas para o auditório do Polo do IPCA de Braga. Os temas abordados incluem automação, robótica, mecânica, pneumática, redes, cloud, inteligência artificial, condução autónoma, energias renováveis, telecomunicações, digitalização e construção civil.

A IPCA TEC SUMMIT surge no âmbito do Ano Europeu das Competências, uma iniciativa da União Europeia para promover uma mentalidade de requalificação e melhoria de aptidões, ajudando as pessoas a adquirir as capacidades adequadas para empregos de qualidade. “O IPCA tem-se assumido como impulsionador de inovação, transferência de conhecimento e interação com a sociedade, priorizando a aquisição das competências necessárias, por parte dos seus estudantes, para fazer face aos desafios que as empresas apresentam”, salientam os professores João Borges e Cláudia Rodrigues, coordenadores da IPCA TEC SUMMIT e docentes da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), do IPCA.

Com este evento, o IPCA proporciona, assim, aos seus estudantes, desde o primeiro ano, uma visão mais ampla e prática, alinhada com as exigências das sociedades modernas, tanto no ambiente académico quanto no empresarial, promovendo uma maior inclusão e preparação para um futuro de sucesso.

Este evento foi organizado pela ETeSP do IPCA, contando com a parceria da InvestBraga, e com a atuação dos estudantes do Conservatório de Música de Barcelos.